Dicas para dobrar guardanapo de tecido

Se você chegou até aqui porque quer dicas para dobraduras diferenciadas para o guardanapo de tecido, pode arregaçar as mangas! O Blog da Le traz muitas opções para você aprender e arrasar na mesa posta!

Bom, o guardanapo de tecido é um item curinga à mesa. Existem várias maneiras de dobrá-lo, a depender da ocasião. Então, nada melhor do que algumas dobraduras para incrementar esse detalhe que todos percebem quando sentam para comer. Se você nunca pensou nisso antes, o guardanapo é o primeiro elemento a surpreender, viu? Sendo assim, é bom que ele esteja acompanhado por uma deliciosa refeição.

Guardanapo de Tecido Copa&cia Home Vermelho com 2 Peças 40cm

Jogo Argola de Guardanapo Copa e Cia Traccia Turquesa com 4 Peças

Tipo Flor-de-Lis

Essa é uma dobradura bem simples, mas dá um belo resultado ao fim da montagem, principalmente quando acrescentamos argolas que combinem, incrementando a composição. Confira o passo a passo:

– Dobre o guardanapo de pano no meio, levando a parte inferior de encontro à superior;

– Depois, dobre as duas pontas de cima em direção ao centro, criando um triângulo;

– Novamente, pegam-se as pontas, mas dessa vez da parte inferior, unindo as duas na ponta do triângulo. O resultado é um quadrado. Depois, puxe as partes internas a fim de criar as camadas de “pétalas” da flor-de-lis;

– Por último, coloque uma argola, laço ou fita para finalizar a composição.

Tipo Bolso

Nada mais charmoso do que receber seus convidados com algo tão delicado e belo, não acha? Você pode usar os próprios talheres como decoração, ou colocar algum raminho perfumado.

– O primeiro passo é dobrá-lo no meio, vindo da direita para esquerda, somente para marcar. Volte à posição inicial – guardanapo aberto. O mesmo é feito na sequência, só que dessa vez, a dobra vai para cima. Quando retornar à posição original, é possível ver a divisão de 4 áreas.

– Agora, a ponta esquerda inferior é dobrada em direção ao centro, considerando uma pequena margem. Repita com a ponta superior direita, só que com mais recuo da dobra.

– Depois, viramos ele ao meio, da direita para esquerda, sem alterar as dobras internas. Agora, a ponta inferior é dobrada para cima.

– O passo seguinte é dobrá-lo ao meio e depois virá-lo ao contrário.

– Por último, dobre a beirada de cada lado para trás, deixando na frente apenas os “bolsos” para que você possa encaixar as peças.

Guardanapo de Tecido Copa&cia Home Aspargos com 2 Peças 40cm

Argola de Guardanapo Avulsa Copa e Cia Juliet Petit Botanic

Tipo Bolsa

Com um simples guardanapo de tecido é possível criar essa linda bolsinha; todo mundo vai querer levar pra casa após a refeição!

– Dobre a ponta superior direita em direção à inferior esquerda.

– Depois, dobre a parte inferior para dentro, formando uma espécie de “barquinho”. Puxe uma das pontas até além da metade, chegando próximo da ponta oposta.

– O mesmo deve ser feito com a outra ponta. Nesse ponto, perceberá o formato de sacola.

– Agora, o que restam são detalhes e ajustamentos, como dobrar a ponta de cima para baixo, criando harmonia para o efeito final. Por último, acrescenta-se o ornamento dentro, que pode variar conforme a ocasião.

Guardanapo de Tecido Copa&cia Home Branco com 2 Peças 40cm

Jogo de Argolas Para Guardanapo L’hermitage Cotton Dourada em Plástico e Algodão 5x5cm 4 Peças

Tipo Pirâmide

Esta é uma opção clássica e elegante. Olha só! 

– Dobre o guardanapo ao meio usando a diagonal. Depois, vire-o para que a parte interna fique virada para você.

– Dobre a extremidade da direita em direção ao topo, garantindo que a dobra esteja centralizada. O mesmo vale para a extremidade oposta, que depois de realizada, deverá dar origem a uma espécie de “losango”.

– Vire o guardanapo ao contrário, mantendo a parte interna (não as pontas) voltada para você. Depois, dobre o guardanapo ao meio, trazendo a ponta de cima do losango de encontro a sua base.

– Agora vire-o novamente, voltando a posição original. E, para finalizar, deverá dobrar o guardanapo ao longo da costura central, formando uma elegante pirâmide.

Tipo Coroa

Essa é uma dobradura mais refinada e complexa. Determina certa habilidade para montagem perfeita. Siga o passo a passo que você vai arrasar! 

– Em posição inicial, dobre o guardanapo no meio usando a diagonal.

– Posicione o guardanapo de modo que a extremidade aberta fique oposta a você. Dobre cada extremidade lateral em direção ao topo do centro. A borda de cada uma dessas dobras deverá respeitar a linha de centro.

– Depois, dobre a ponta inferior desse “quadrado” em direção ao topo, deixando uma boa margem de espaço.

– Agora, pegue a ponta desse pequeno triângulo e dobre-a até a borda inferior do guardanapo. Enrole o lado esquerdo e direito um em direção ao outro, para que se encontrem e fixem um no outro.

– Para finalizar, é só nivelar e realizar os ajustes necessários para refinar sua forma final.

Legal, né?! Essas são algumas das possibilidades e é possível ir além, deixando a criatividade comandar. Lembre-se apenas de que alguns tipos de tecido podem não ser duros ou firmes o suficiente para manter a dobradura. Nesse caso, a recomendação é engomá-los para melhores resultados.

Guardanapo de Tecido Copa&cia Home Sálvia com 2 Peças 40cm

Conjunto de Aneis Para Guardanapos com 4 Peças Vermelho

Guardanapos dobrados. Mas de que adianta tanto capricho se a etiqueta à mesa não é correta? Hora da dica bônus do Blog da Le:

– Nunca abra o guardanapo antes que o anfitrião o faça;
– O local do guardanapo é disposto sempre sobre o colo;
– Se ele for maior que o colo, o recomendado é dobrá-lo para que cubra apenas essa área;
– Ao concluir, ou diante da necessidade de se levantar durante a refeição, o guardanapo deve ser colocado ao lado esquerdo do prato. Quando retornar, o acessório volta para o colo;
– Antes de colocar a boca em taças ou copos, é indicado que use o guardanapo, dando leves batidas sobre os lábios, para remover sujeiras que poderiam marcar a borda desses recipientes.

Serviço completo, não acha? Chegou o momento de você caprichar! Siga nossas redes sociais para outras dicas e se inscreva no nosso canal no YouTube para muitas novidades! Ah, não se esqueça de baixar o app da Le para descontos especiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *