Brinquedos educativos: entenda a importância

Os brinquedos educativos são considerados grandes aliados no processo de aprendizagem das crianças, pois o contato das crianças com estes objetos vai além do momento de lazer. Ao brincar, as crianças também têm uma excelente oportunidade para o despertar de diversas habilidades.

O uso de brinquedos educativos reflete diretamente no desenvolvimento dos pequenos. Através das brincadeiras, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, já que além de aprender, ela experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

Então, se você quer saber mais sobre como os brinquedos educativos e o quanto eles são importantes no aprendizado das crianças, fique com a gente até o final do artigo e confira todas as informações.

O que são brinquedos educativos?

Os brinquedos educativos são aqueles que auxiliam o estímulo dos sentidos e o desenvolvimento das habilidades das crianças. Um exemplo desse desenvolvimento, é que alguns deles ajudam a criança no caminho de começar a tirar suas próprias conclusões.

Eles podem e devem começar a ser oferecidos para os pequenos ainda na fase inicial da educação infantil, seja na creche ou na pré-escola ou em casa, pois é exatamente nesse período que as crianças começam a desenvolver os aspectos cognitivo, físico e social.

Brinquedo interativo - LEGO Hiden Side - Escola Assombrada
LEGO Hiden Side – Escola Assombrada

Qual é a importância dos brinquedos educativos?

Para as crianças, qualquer objeto que é usado em momentos de descontração é considerado um brinquedo. Porém existem algumas diferenças entre os produtos.

Os brinquedos educativos são importantes pois, permitem aos pequenos soltar a imaginação e criar suas próprias fantasias. Enquanto eles fazem uso destes brinquedos, muitas habilidades motoras, além do foco e da capacidade de memorização e expressão são trabalhadas.

Entretanto, não é apenas aí que os brinquedos educativos fazem diferença para as crianças. Eles também melhoram a sociabilidade e a interatividade dos pequenos com outros da sua idade, diminuindo, assim, a timidez e tornando-os mais comunicativos, especialmente em brincadeiras em que não estão sozinhos.

Ou seja, os brinquedos educativos incentivam a colaboração e a formação humana. Além disso, nesse momento de diversão, eles estão mais propensos a assimilarem informações, e com isso, é possível que aprendam com mais facilidade alguns conteúdos como matemática, ciências ou português.

Brinquedos educativos X pedagógicos

Qual é a criança que não gosta de passar o tempo brincando? Os adultos muitas vezes se confundem sobre qual é a melhor brincadeira, e se é melhor optar por brinquedos educativos ou pedagógicos.

Mas você sabe a diferença entre eles? Vamos falar sobre isso agora.

Brinquedos educativos estimulam as habilidades por meio do brincar

Resumidamente, podemos definir os brinquedos educativos como aqueles que permitem que os pequenos explorem possibilidades de forma livre e com poucas regras. Desta forma, o objetivo é estimular habilidades como raciocínio, coordenação motora e noção de cores, sons e formas.

Brinquedo interativo - Brincando de Engenheiro Xalingo com 42 Peças
Brincando de Engenheiro Xalingo com 42 Peças

Bons exemplos de brinquedos educativos são os blocos de encaixe, chocalhos, instrumentos musicais e jogos como quebra-cabeça. Apesar de em todos os casos a mediação de um adulto seja algo benéfico, ela é algo que fica em segundo plano nos brinquedos educativos, ou seja, ela não é essencial.

Brinquedos pedagógicos reforçam os conteúdos por meio do brincar

Quando falamos nos brinquedos pedagógicos, diferentemente dos educativos, a mediação, direcionamento e presença de um adulto é essencial. Esse tipo de brinquedo é bastante utilizado em sala de aula.

Outra diferença desse tipo de brincadeira é que as regras são muito claras, e por isso a brincadeira vai demandar explicações e orientações para que os pequenos possam brincar e interagir.

Alguns exemplos dos brinquedos pedagógicos são os jogos como dominó, jogo da memória, material dourado e jogos com letras e números.

Conheça alguns brinquedos educativos:

Algo importante quando vamos escolher brinquedos educativos para os nossos filhos, é levar em consideração a faixa etária, para comprar as opções mais adequadas.

Pensando nos brinquedos para bebês, entre 0 e 2 anos, os brinquedos desmontáveis ou com peças pequenas são perigosos, pois podem ser engolidos ou machucar os pequenos, que ainda não têm uma boa noção sobre o que estão manuseando.

Então, para essa faixa etária, o ideal é comprar brinquedos sonoros e com peças grandes e coloridas.

Desta forma, as percepções visual e auditiva são estimuladas, sem o risco de prejudicar a criança. Fantoches também são uma boa opção, assim como os tapetes de EVA com desenhos de animais ou os cubos de pelúcia com vogais, que estimulam a fala e o reconhecimento.

Já para os pequenos entre 2 e 4 anos, já é possível começar a trabalhar a coordenação motora, o raciocínio lógico e a concentração. Isso pode ser feito por meio de quebra-cabeças e de blocos de encaixar.

Para os maiores de 5 anos, é bastante interessante comprar brinquedos educativos que estimulem o aspecto lúdico e ao mesmo tempo fortalecem os ossos, o desenvolvimento tátil e o equilíbrio.

Nesta idade, também é muito interessante comprar brinquedos educativos que promovem a interação com outras crianças. Como exemplo, podemos citar a massinha de modelar, o playground infantil e a clássica amarelinha.

Estes brinquedos educativos são excelentes para desenvolver a criatividade e explorar a imaginação dos pequenos, além de estimular o contato com a natureza quando eles estiverem próximos a um jardim ou brincando ao ar livre.

Algo importante a considerar é que você também pode estimular o senso de organização da criança, pois quando a brincadeira terminar, chega a hora de guardar os brinquedos educativos.

Veja também: melhores brinquedos para bebês

Onde comprar brinquedos Educativos?

Não restam dúvidas que os brinquedos educativos são grandes aliados na educação infantil, e ajudam muito no processo de desenvolvimento social e cognitivo das crianças.

Por esse motivo, vale a pena considerar ter algumas opções em casa, mesmo que a criança frequente uma escolinha ou creche, para complementar o aprimoramento intelectual e a sociabilidade.

Na Le biscuit, você encontra diversas opções de brinquedos educativos para todas as idades, para que você possa escolher o brinquedo educativo que mais fará sucesso com o seu filho.

Acesse o site da Le Biscuit e confira todas as ofertas disponíveis!

2 thoughts to “Brinquedos educativos: entenda a importância”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *