Densidade colchão: aprenda como escolher

Como sabemos, o grau de densidade colchão é um fator fundamental na hora da compra, já que através dele podemos determinar o seu nível de conforto e qualidade do sono. Mas, você sabe determinar qual densidade colchão é a melhor para você? Confira algumas dicas de como escolher:

O que é a densidade colchão e qual a ideal?

A princípio, alguns especialistas falam que a densidade colchão é a relação entre a quantidade de espuma utilizada no produto por metro cúbico (m³). Entretanto, podemos dizer que essa característica está mais ligada à capacidade do colchão em se deformar bem, quando determinada quantidade de peso é aplicada sobre ele.

Colchão ortobom de mola com manta de espuma d26
Colchão Ortobom Elegant Super Pocket de Mola

Frequentemente, a classificação do produto bem acompanhada pela letra D em maiúsculo e uma numeração que vai de 18 a 45. Nesse sentido, podemos usar de exemplo o código D23, o qual indica que foram aplicados 23 kg de espuma em um 1m³ do produto (um metro cúbico).

Em suma, decidir qual a densidade ideal do colchão pode variar de acordo com cada pessoa. Assim, se o consumidor for alto e pesado, a densidade terá que ser maior. Em outras palavras, alguém com 1,90m de altura e 100kg vai precisar de um colchão com densidade maior do que quem mede 1,70m e pesa 65kg, por exemplo.

Quais são as densidades de colchão mais comuns?

Podemos citar as densidades seguintes como as mais comuns no mercado:

D18 densidade 18

18kg de matéria prima para um bloco de 1 m³ de espuma. Esse tipo de colchão é bastante utilizado na confecção de berços e são indicados para crianças de até 20kg.

D23 densidade 23

23kg de matéria prima para um bloco de 1 m³ de espuma. Aqui, a espuma é para crianças entre 2 a 6 anos. É um colchão colocado no mercado para que os pais troquem o colchão da criança num período inferior a 4 anos, assim, a compra ocorre com mais frequência.

D28 densidade 28

28kg de matéria prima para um bloco de 1 m³ de espuma. Em síntese, em razão da sua capacidade em atender boa parte da população, esse tipo de espuma costuma ser o mais vendido.

D33 densidade 33

33kg de matéria prima para um bloco de 1 m³ de espuma. Esse tipo de colchão é o mais vendido para pessoas de 50 a 100 quilos, sendo muitas vezes utilizado como referência pelas empresas em termos de conforto. 

Por fim, é importante destacar que os D33 possuem algumas variações, além de dominarem as tabelas de biotipo da maioria das fabricantes.

D45 densidade 45

45kg de matéria prima para um bloco de 1 m³ de espuma. Os colchões D45, normalmente, são indicados para pessoas com mais de 100kg ou que possuem baixa estatura (mas com quadris avantajados). 

Dentre suas principais características, destacam-se sua firmeza e durabilidade. Assim como os D33, os D45 também possuem variações, portanto, sentir o seu conforto antes de prosseguir com a compra é fundamental.

D60 ou AG 60 densidade 60

Esta categoria geralmente está associada a colchões de espuma aglomerada, ou seja, espumas em pedaços que são coladas. Com isso, fazem colchões de pesos acima de 45kg/m³, mas de qualidade inferior a um colchão de densidade nominal 45. 

Dessa forma, verifique a etiqueta do fabricante para saber se é ou não uma espuma aglomerada.

Leia também: Como escolher o melhor protetor de colchão

Como escolher a densidade do colchão:

Primeiramente, não compre um colchão achando que quanto mais denso e rígido, melhor será para a sua coluna. Isso porque o produto precisa manter um equilíbrio, pois não pode ser muito macio a ponto de você afundar nele e nem muito firme para não deixar seus músculos tensionados.

A tabela de biotipo contém oito classificações (D18, D20, D23, D26, D28, D33, D40 e D45). Elas correspondem a uma faixa de perfil baseada na dinâmica peso x altura. A boa notícia é que o tópico acima explica bem as características de cada um desses modelos, facilitando assim a escolha do melhor colchão de acordo com a estrutura do seu corpo.

Colchão de espuma x colchão de mola

O colchão de espuma, conforme havíamos falado, utiliza uma determinada quantidade de matéria prima para cada metro cúbico de espuma. Seu principal objetivo é evitar que uma pessoa com peso elevado, compre um colchão que irá lhe atender por muito tempo. Geralmente a densidade do colchão ideal é baseada no seu peso e altura.

Por outro lado, o colchão de mola é ideal para casais, sobretudo, os de molas ensacadas, os quais são projetados para suportar o peso de maneira individual. Além das molas ensacada, confira outras opções:

  • Molas Bonnel ou Prolastic: Possui muita durabilidade e é uma das mais confortáveis. Porém, costuma fazer barulho;
  • Mola Hot Melt: O adesivo pelo qual as molas estão envoltas, proporciona mais durabilidade ao produto;
  • Molas superlastic: conseguem suportar até 150 kg, porém, apresentam ruído;
  • Mola nanolastic: a depender do fabricante, pode fazer menos barulho que as outras;
  • Molas Verticoil: oferecem mais molas por m² e isso ajuda a reduzir o movimento do colchão como um todo ao se virar, mas ainda tem um pouco de barulho.

Adquira o seu colchão na LeBiscuit

Agora que você aprendeu sobre densidade colchão, não esqueça de acessar o site da Le Biscuit e ficar por dentro de todas as nossas novidades. Acesse o site da Le Biscuit e adquira o melhor colchão para você dentre as diversas opções que disponíveis em nosso site para Salvador e Região Metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *