protetor de colchão

Como escolher o melhor protetor de colchão?

Você costuma arrumar o quarto assim que acorda? Forrar a cama faz bem para a autoestima e a disciplina, pois uma tarefa cumprida traz a sensação de que você é capaz de executar outras mais difíceis, mas não é só nisso que deixar o móvel protegido te ajuda: utilizar um protetor de colchão na cama evita o contato com diversos micro-organismos, além de ajudar na sua durabilidade e tudo isso sem afetar o lado estético, essencial para quem ama uma cama posta.

Continue a leitura e descubra como escolher um protetor de colchão e a diferença que vai fazer na sua saúde!

O que é um protetor de colchão?

Antes de escolher o melhor protetor de colchão, é fundamental entender o que é esse recurso para não levar gato por lebre. Um protetor de colchão é um acessório para cama, uma espécie de capa reforçada utilizada para evitar que o colchão precise ser limpo constantemente.

É preciso lembrar que, durante o sono, um indivíduo secreta suor, saliva e outras substâncias, que vão servir como meios de proliferação para ácaros e micro-organismos. Para quem é alérgico ou tem pele sensível, é um prato cheio para despertar problemas.

Isso significa, então, que o lençol de elástico não protege o colchão? Ao contrário: ele ajuda bastante. Além de garantir conforto durante o sono (dá para se imaginar dormindo no colchão puro?), ele ainda funciona como uma barreira para evitar que todas as secreções possam ir direto ao colchão. Quando o lençol inferior é feito de algodão, a barreira é ainda mais forte, já que essa matéria-prima é antialérgica.

É preciso lembrar que, da mesma forma que o travesseiro amarela mesmo estando com uma fronha por cima, com o colchão acontece o mesmo. Por melhor que seja o lençol de elástico, ele não será suficiente para reter os agentes externos da mesma forma que um protetor de colchão.

Um bom protetor, portanto, diminui a frequência de lavagens de um colchão, além de ser mais fácil de limpar e evitar que ele amarele com rapidez.

Veja também: produtos que ajudam na limpeza e prevenção 

Protetor ou capa?

Protetor e capa para colchão podem parecer a mesma coisa, mas são bem diferentes.

Ao escolher o melhor protetor de colchão para sua cama, você vai se deparar com diversas opções com funcionalidades distintas, como a proteção contra a proliferação de fungos e a impermeabilidade. Aqui, há duas principais funções: aumentar o tempo de vida útil do colchão e evitar que ele seja lavado constantemente.

A capa para colchão, porém, tem uma função mais estética. Ela protege o colchão como um lençol de elástico comum, mas não oferece nenhuma propriedade extra para preservá-lo. Também está disponível em diferentes cores e estampas, o que é ótimo para quem gosta de deixar a cama posta.

Isso não significa que a capa para colchão não tenha suas vantagens. Para quem tem dificuldades com lençóis de elástico, ela substitui facilmente. Além disso, por ser de zíper e cobrir o colchão por completo, é uma ótima alternativa para quem se mexe bastante durante a noite.

Outra diferença é que o protetor para colchão costuma ser impermeável, ou seja, não permite que líquidos penetrem. Portanto, quem sofre de incontinência urinária evita que o colchão seja molhado caso ocorra algum acidente durante o sono.

Como escolher o melhor protetor de colchão?

O melhor protetor de colchão é aquele que atende às suas necessidades. Contudo, é fundamental entender bem sobre suas propriedades para fazer a melhor escolha. Veja o que você deve conferir antes de fazer o checkout:

Atenção ao material do protetor de colchão

O protetor com algodão é sempre uma ótima alternativa. Além de garantir um toque mais confortável, ele ainda ajuda a manter o colchão protegido contra ácaros e outros micro-organismos, já que é naturalmente antialérgico. Quando o protetor com algodão é forrado internamente com PVC (policloreto de polivinila), conta com proteção extra: o material impede a passagem de ácaros, fungos e seus dejetos, além de poder ser limpo com pano úmido ou lavagem normal.

Há também o protetor para colchão feito com PVC e forrado internamente com TNT. Ele também é impermeável e pode ser limpo facilmente (basta passar um pano úmido). Contudo, precisa ser coberto com um lençol de elástico.

Por fim, a microfribra é um tipo de poliéster com fibras mais finas que um fio de cabelo. Além de oferecer impermeabilidade, ela também é facilmente higienizada e pode ser lavada na máquina.

Verifique o tamanho do protetor de colchão

Protetores de colchão são confeccionados em diferentes tamanhos. Portanto, antes de fazer a escolha, meça todo o seu colchão, como largura e comprimento. As principais classificações são solteiro grande, casal, casal extra-grande, queen, king e super king.

Prefira protetor de colchão impermeável

Diversos acidentes podem acontecer e acabar molhando ou sujando o colchão. Quem gosta de assistir filme na cama, por exemplo, pode derrubar o refrigerante ou qualquer outra substância líquida. Ter um protetor de colchão impermeável evita a lavagem caso algum acidente aconteça.

O protetor de colchão impermeável não absorve o líquido. No caso de incidentes, você só precisa passar um pano em cima para removê-lo.

Escolha os melhores protetores de colchão para sua casa

Viu como o protetor de colchão pode fazer toda a diferença para sua saúde? Agora que você já sabe como escolher o melhor protetor de colchão para sua casa, que tal incluir esse acessório para cama em seu enxoval? Conheça os modelos e outros produtos de cama, mesa e banho na Le Biscuit!

One thought to “Como escolher o melhor protetor de colchão?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *