Como decorar um quarto de criança com estas 10 dicas

O quartinho da criança é um dos cômodos mais importantes da casa. Afinal, é nele que seu pequeno passa boa parte do dia, onde pode soltar a criatividade, estudar e relaxar. Por isso, saber como decorar um quarto de criança é fundamental.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a decoração de quarto de criança não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Com dicas práticas e simples, é possível dar uma repaginada no cômodo, sem gastar muito. Não sabe como? A Le Biscuit te ajuda!

Por que decorar o quarto de criança?

A decoração de quarto de criança é um tema muito importante. Pois, é essencial criar um espaço para que seu filho se sinta acolhido e, ainda, possa explorar e se desenvolver.

Dependendo das cores usadas, por exemplo, é possível tornar as noites de sono mais agradáveis. Isso é extremamente importante para os bebês e as crianças mais novinhas, ajudando-as a ficarem calmas e relaxadas.

Além disso, é possível investir em mobiliários que tragam autonomia para as crianças, como é o caso da decoração Montessoriana. Assim, ao mesmo tempo em que explora o ambiente, o seu filho aprende a se tornar mais independente.

Por fim, o quartinho pode ser o espaço de brincadeiras. Com uma decoração lúdica, você ajuda a desenvolver a criatividade do pequeno e a tornar a decoração da sua casa mais aconchegante e convidativa para seu filho.

Dicas práticas para decorar um quarto de criança

Viu só como decorar o quarto de criança é importante? Se você está com dúvidas na hora de montar esse espaço, é só conferir as dicas espertas que separamos e renovar a decoração do quarto infantil!

1- Defina as cores para quarto de criança

As cores são o ponto de partida para sua decoração. Elas precisam ser escolhidas com cuidado. Afinal, embora o espaço vá ser usado para brincadeiras e demais atividades, ele também é o local para dormir e relaxar.

Por isso, analise a combinação, escolhendo tons estimulantes e relaxantes que se complementem.

Para os bebês e as crianças mais novinhas, prefira os tons pastéis. A ideia é favorecer o relaxamento e o aconchego, assegurando noites de sono mais tranquilas.

No espaço destinado às brincadeiras, você pode usar tons mais vibrantes, como vermelho, amarelo, laranja ou rosa. Já no cantinho da cama, prefira os tons mais calmantes, como o azul, o verde ou os tons neutros, por exemplo branco, bege e cinza.

2- Pense no estilo ou tema

estilo quarto de criança

É bacana que o quartinho infantil tenha um estilo ou tema de decoração. Isso traz unidade para o espaço e torna mais fácil a escolha dos detalhes, objetos, estampas etc.

São muitas as ideias que você pode pensar. Se o seu filho é um pouco mais crescidinho, vale a pena incluí-lo nessa escolha. Assim você garante que o espaço reflete a personalidade dele. Para os mais novinhos, os pais podem decidir.

Algumas opções bacanas e em alta são: chuva de amor, super-heróis, céu e estrelas, circo, jardim encantado, princesas e fadas, animais da floresta, selva, fazendinha, foguetes, aviões, listras, bolinhas etc.

3- Avalie os mobiliários com cuidado

Os móveis são pontos cruciais em qualquer decoração. E no quarto infantil isso não é diferente. Escolha opções que sejam seguras, do tamanho adequado da criança, multifuncionais e que consigam acompanhar o crescimento do seu filho (assim você não precisa ficar trocando os móveis com tanta frequência).

O básico é uma cama (ou berço), cômoda ou guarda-roupa, escrivaninha (para os que já estão em idade escolar) e espaços de armazenamento e organização dos brinquedos.

O ideal é que as cores dos móveis sejam neutras. Assim, é mais fácil soltar a criatividade nas paredes e também reaproveitar esse mobiliário quando resolver modificar o estilo decorativo do espaço.

Os móveis montessorianos estão em alta. Eles são mais baixos e trazem autonomia para as crianças. Dessa forma, os pequenos conseguem, por exemplo, sair e voltar para a cama sozinhos e pegar seus brinquedos ou itens pessoais.

Existem opções de móveis com detalhes lúdicos, como camas com casinhas, beliches com escorregadores, entre outros. Eles são super divertidos e tornam o quarto mais interessante para os pequenos.

Tome cuidado sempre com a segurança. Para os berços, por exemplo, verifique o espaçamento entre as grades, evitando acidentes.

Nos quartos pequenos, meça bem todos os móveis, aproveitando cada cantinho. E, se for possível, foque em opções multifuncionais. Como cômoda com trocador ou cama berço.

4- Não se esqueça das cortinas e roupa de cama

Cortinas e roupas de cama também fazem parte da decoração do quarto infantil. Eles ajudam a deixar o espaço mais aconchegante e podem adicionar cor e textura à sua decoração.

Só tome cuidado em relação ao material desses itens, para não causar alergias nos pequenos.

A cortina ajuda a filtrar a iluminação, permitindo que a criança tenha uma noite de sono mais tranquila. Ela também oferece conforto térmico ao ambiente. Há opções de cortinas ou de persianas, dependendo do estilo adotado para o cômodo. Não use cortinas até o chão, porque as crianças podem se enrolar nelas e causar acidentes.

Se o quartinho for bastante colorido, prefira cortinas e roupas de cama mais neutras. Já se as paredes e os móveis estão em tons neutros, abuse da criatividade nessas peças, com versões coloridas ou estampadas.

5- Crie um cantinho para brincadeiras

O quartinho deve ser a área que seu filho pode soltar a criatividade. Por isso, é importante criar um espaço para brincadeiras. Essa área pode ter cores mais vibrantes, papéis de parede ou pinturas diferenciadas e também detalhes que ajudem a tornar o espaço mais rico.

As cabaninhas são opções que fazem muito sucesso. Você pode incentivar a leitura, criando um local destinado a isso no quartinho. Por exemplo, com almofadões no chão e prateleiras para os títulos favoritos dele.

É importante delimitar esse espaço, separando-o da área de dormir. É possível fazer isso de várias formas. Por exemplo, com um tapete, cores diferentes, organizadores de brinquedos etc.

Sempre foque na segurança. Evite móveis com quinas pontiagudas, tomadas e fios aparentes, tapetes escorregadios, brinquedos em locais muito altos ou perigosos e espelhos e vidros próximos. Caso existam brinquedos que seu filho só pode brincar com a supervisão de um adulto, não deixe-os em locais de fácil acesso.

6- Foque na organização dos brinquedos

organização de brinquedos

A organização também faz parte da decoração de um quarto de criança. É importante que você pense em móveis e objetos que ajudem a tornar o espaço convidativo e organizado. E que ofereçam autonomia para a criança. Ou seja, sozinha ela consiga organizar seus brinquedos após as brincadeiras.

São várias as opções e ideias. Os cestos são práticos e existem versões bem lúdicas, de personagens, coloridos e que integram a decoração do espaço. As prateleiras e nichos são outras ideias. Assim como os baús ou puffs com baú organizador, escadas estantes, mesinhas de cabeceira ou laterais, entre outros.

7- Prateleiras e nichos são bons aliados

As prateleiras e nichos são, praticamente, obrigatórios na decoração de um quarto infantil. Práticas, versáteis e lúdicas, elas ajudam a organizar e decorar ao mesmo tempo.

Se você vai montar uma parede bem colorida, prefira prateleiras e nichos em cores neutras. Caso a parede seja neutra, use esses itens para criar contraste, adicionando pontos de cor.

Existem versões em formatos diferentes que ajudam a decorar. E você ainda pode usar fitas de LED para favorecer a iluminação.

Nesses locais, é possível organizar brinquedos, livros, objetos decorativos, porta-retratos e muitos outros detalhes.

8- Decore as paredes

As paredes nunca devem ser esquecidas quando você for decorar o quarto de criança. Porque elas adicionam mais personalidade e estilo. E, ainda, podem ser usadas de forma orgânica e funcional.

Por exemplo, na área das brincadeiras, você pode criar uma parede lousa. Assim, seu filho poderá rabiscar à vontade.

Outra ideia é o papel de parede. Nesse caso, prefira as versões vinílicas ou emborrachadas, porque são mais fáceis de limpar e antialérgicas.

Caso queira uma pintura, que tal ousar um pouquinho? É possível fazer figuras geométricas, pintar uma casinha, um por do sol ou outras ideias que façam sentido com o estilo e tema que você adotou para o espaço. A dica é sempre usar tinta lavável, ok?

9- Solte a criatividade

O mais legal de decorar um quarto infantil é que podemos soltar a criatividade. Então, não tenha medo de ousar.

Use fitas ou pendentes de LED para favorecer a luminosidade e inclua um varal de folhas artificiais para criar um toque diferenciado às paredes. Use a coleção de carrinhos do seu filho para integrar a decoração de uma parede. Crie um lambri de madeira que recria uma cerquinha por todo o quarto. Invista em papéis de parede com estampas divertidas. Use móveis com escorregadores, cabaninhas e outros aspectos lúdicos.

Aproveitar os brinquedos dos seus filhos para decorar é uma forma inteligente e econômica. Os bichinhos de pelúcia podem ficar organizados nas prateleiras e os maiores em pontos estratégicos do quarto.

Até as “obras de arte” das crianças podem ser expostas nas paredes. Economizando com papel de parede ou pintura e ganhando um ambiente super personalizado.

10- Use almofadas e tapetes para um espaço aconchegante

almofada para quarto de criança
Almofada Le Korea Geo com Zíper 45x45cm

Almofadas e tapetes complementam a decoração. Eles trazem aconchego e deixam as áreas ainda mais gostosas.

Prefira tapetes que sejam antiderrapantes, para evitar acidentes. É possível usar tanto um tapete próximo à cama, para evitar pisar no chão frio ao levantar, como na área das brincadeiras. Se possível, prefira versões antialérgicas e confortáveis.

Para os pequenos que estão aprendendo a andar ou estão engatinhando, os tapetes emborrachados são ótimos. Pois, se a criança cair, ela não irá se machucar.

As almofadas também adicionam conforto. Elas podem aparecer sobre a cama, dentro da cabaninha, almofadões no chão para o cantinho da leitura ou brincadeira e em outros espaços.

Garanta que essas almofadas também sejam lúdicas, em formatos diferenciados ou em cores e estampas de acordo com o estilo do espaço. Você pode mesclar opções mais neutras com outras mais ousadas.

Conclusão

Já deu para notar que decorar um quarto de criança não precisa ser nenhum desafio insuperável, não é mesmo?

Entenda as metragens e possibilidades do espaço e crie um ambiente aconchegante e estimulante para seu filho. Aposte em objetos lúdicos, cores diferenciadas, constraste e muita alegria.

Se for possível, crie áreas distintas para dormir e relaxar e para as brincadeiras. Não se esqueça da segurança, com móveis sem quinas, tomadas com tampinhas, fios escondidos e tapetes antiderrapantes.

E aí, já sabe como decorar um quarto de criança? Então confira nossas dicas para transformar os momentos dos pequenos em casa!

One thought to “Como decorar um quarto de criança com estas 10 dicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *