abajur

Aposte em abajur para decorar e iluminar

Uma peça discreta que traz muita vida para qualquer ambiente. Descubra qual e como usar o abajur para transformar seu quarto com muita luz e charme!

O abajur tem duas funções básicas: fornecer luz suficiente para uma leitura confortável e outras atividades no quarto e ter uma ótima aparência ao fazer isso. No entanto, escolher um modelo pode ser confuso. Quantos você precisa? Qual deve ser o tamanho do abajur? Que estilo você deve escolher? Em qual cômodo vai deixá-lo?

Felizmente, existem regras básicas de decoração que respondem a todas essas perguntas e facilitam a escolha do abajur de mesa de cabeceira certo. E é aí que o Blog da Le entra!

De quanto abajur você precisa? 

Como regra geral, você precisa de um abajur se for o único que dorme na cama e dois se tiver um parceiro. Se seu quarto for muito grande ou seu colchão for king, duas peças proporcionam um equilíbrio melhor, independentemente de você ser o único a usar o quarto, ou não. 

Mesmo se você tiver dois abajures, não conte com eles como a única fonte de iluminação. Ou seja, se você não tiver uma luminária de teto, precisará de pelo menos uma outra opção, de preferência uma luminária de chão, do outro lado do quarto em frente à sua cama

Qual deve ser a largura do abajur? 

Um dos erros mais comuns de decoração de quartos é escolher o abajur de tamanho errado. Na maioria das vezes, é uma lâmpada muito pequena para a mesa de cabeceira. Obter a escala certa é um ato de equilíbrio. Quanto mais largo for o colchão, mais larga será a mesa de cabeceira; e quanto mais larga a mesa de cabeceira, mais larga é o abajur em cima dela.

Para uma regra geral, sua mesa de cabeceira deve medir entre um terço e dois terços da largura do seu colchão, e o abajur deve ter cerca de um terço da largura da mesa de cabeceira quando medida no ponto mais largo da lâmpada (geralmente a base da sombra).

Qual deve ser a altura do abajur? 

Escolher o abajur de altura certa é especialmente importante se você for um leitor na hora de dormir. Você não quer que a luz brilhe sobre sua cabeça, nem a quer diretamente em seus olhos. Supondo que sua mesa de cabeceira tenha a mesma altura do colchão (ou menos de alguns centímetros), procure um abajur da mesma altura que sua mesa de cabeceira mais 20cm extras. Portanto, se sua mesa de cabeceira tiver 60 centímetros de altura, um abajur com cerca de 27 centímetros de altura terá uma aparência melhor. 

O posicionamento do interruptor do abajur também é um problema. Você não quer ter que sair da cama para ligar ou desligar ou arriscar machucar as costas – ou cair da cama completamente – para alcançar o botão. A altura ideal para o interruptor é, aproximadamente, do mesmo comprimento que seu braço, para a maioria das pessoas. Claro, o mais conveniente de tudo é um abajur com o botão liga/desliga bem no cabo.

Como escolher o abajur para decorar 

O abajur do tamanho certo equilibra a lâmpada. Geralmente, a altura dele deve ser de aproximadamente dois terços da altura do corpo da lâmpada, medindo da parte inferior até a base da lâmpada. A largura do abajur deve ser aproximadamente duas vezes a largura da parte mais larga da lâmpada.

Se você tiver uma lâmpada muito fina, escolha um abajur que não seja mais largo do que a altura para a melhor proporção. Para obter a melhor leitura antes de dormir, a base do abajur deve ficar quase no mesmo nível dos seus olhos enquanto você está sentado na cama. 

  • Altura: dois terços da altura da lâmpada 
  • Largura: o dobro da largura da lâmpada 

Abajures brancos ou esbranquiçados deixam passar mais luz, mas os coloridos são uma ótima maneira de adicionar um destaque à sua decoração. Quanto ao formato, os tons de tambor são a tendência atual, mas você não pode errar combinando o formato do abajur com o formato da lâmpada, ok? 

Como escolher o estilo de abajur do seu quarto 

Contanto que os abajures estejam de acordo com o resto da decoração do seu quarto, a cor e o estilo dependem de você. Incremente um quarto contemporâneo com uma peça elegante, ou escolha um tradicional para um quarto de campo.

Divirta-se com um candeeiro em forma ou decorado com um motivo típico do seu estilo de decoração: âncora numa sala de estilo costeiro, palmeira numa sala tropical ou uvas numa sala com temática toscana, por exemplo. Pense no abajur como um destaque poderoso em seu quarto e escolha de acordo.

Quer iluminar e decorar ao mesmo tempo? Passe na loja Le biscuit mais perto ou peça pelo site e app para receber onde estiver! Tem um monte de abajur te esperando, certamente um será a sua cara!

Foto de capa: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *