Aparelho de jantar: quais os tipos e como escolher

Ter um aparelho de jantar certamente garante beleza e funcionalidade na hora de servir suas refeições. Afinal, são peças que podem ser usadas na mesa posta, tanto para receber as pessoas em casa ou no dia a dia com a família. Inclusive, assim como tantos itens da cozinha, está disponível em vários estilos, materiais e quantidade de peças.

Além de ser algo bastante funcional, o aparelho de jantar ajuda a compor a decoração da sua cozinha ou da sala de jantar e, quando bem escolhido, promove um ambiente agradável e com estilo, contemplando toda a família.

Aparelho de jantar branco com estampa floral

Quer entender mais sobre quais os tipos de aparelhos de jantar disponíveis no mercado? Confira nossas dicas abaixo e descubra!

Aparelho de jantar – Quais São os tipos

Não faltam opções quando pensamos no aparelho de jantar. Eles podem ser básicos, modernos ou imponentes, além de diversificarem na quantidade de peças. Isso tudo garante que haja opções para todas as necessidades.

Dentre os tipos mais conhecidos, estão os aparelhos com 20, 30 e 42 peças.

Aparelho de jantar com 20 peças

O aparelho de jantar com 20 peças é ideal para atender uma família pequena, com cerca de 4 pessoas. É uma alternativa mais simples, que é composta por:

  • 4 pratos rasos;
  • 4 pratos fundos;
  • 4 pratos para sobremesa;
  • 4 xícaras para chá;
  • 4 pires.

Aparelho de jantar com 30 peças

O aparelho de jantar com 30 peças é uma opção ideal para quem gosta de receber alguns amigos em casa e ainda ter uma mesa posta impecável! A composição desse aparelho de jantar é essa:

  • pratos rasos;
  • pratos fundos para as refeições principais;
  • pratos de sobremesa;
  • xícaras de chá com pires;
  • xícaras para café com pires.

Aparelho de jantar com 42 peças

Este aparelho de jantar com 42 peças é bastante completo. Perfeito para atender famílias maiores, com 6 pessoas. A composição geralmente é feita com estes itens:

  • 6 Xícaras para chá;
  • 6 Pires para chá;
  • 6 Xícaras de café;
  • 6 Pires para café;
  • 6 Pratos fundos;
  • 6 Pratos rasos;
  • 6 Pratos para sobremesa.

Estas quantidades e composições dependem um pouco da marca escolhida, mas você já pode ter uma boa ideia do que vai encontrar ao adquirir um aparelho de jantar com estas quantidades de peças.

Quantos aparelhos de jantar devo ter?

Essa resposta certamente depende do quanto você recebe amigos e parentes em casa e também da quantidade de pessoas da sua família. Porém, nossa dica aqui é que você tenha ao menos 2 aparelhos de jantar em casa.

Um deles pode ser o mais básico, que vai ser usado no dia a dia, e que combina com qualquer decoração da mesa. Nesse caso, o aparelho de jantar pode conter um número inferior de peças, já que o intuito é que ele seja utilizado na rotina diária.Já sua segunda opção pode ser um pouco maior, e se você gostar de uma mesa posta impecável, ele deve ter um acabamento mais detalhado. Peças com estampas, acabamento nas laterais em alto relevo e formatos diferenciados são boas opções.

Como escolher o correto

Obviamente, como na escolha de qualquer item da cozinha, é preciso avaliar a sua necessidade na hora de escolher o aparelho de jantar para comprar. Primeiramente, avalie quantas pessoas moram na sua casa e pense na quantidade de peças que você vai precisar para o seu dia a dia.

Sua família tem 6 integrantes? Então o ideal é pensar em um jogo maior, como por exemplo os de 30 peças, que servem bem para essa quantidade de pessoas à mesa. Outro ponto para pensar é o quanto você organiza encontros na sua casa, já que é preciso ter a quantidade de louça ideal para atender todos os seus convidados.

Uma outra dica que queremos deixar é na decoração da sua casa, nos talheres e copos. Tudo o que compõe sua mesa pode ser levado em consideração. Quando pensamos no material a ser escolhido, os aparelhos de jantar em cerâmica estão entre os mais populares.

Porém, para quem busca um pouco mais de sofisticação, um tipo bastante procurado é o aparelho de jantar de porcelana. Para opções mais básicas, porém funcionais e também estilosas, vale pensar em produtos de vidro.

É fundamental pensar no modelo do aparelho de jantar que mais combine com seu estilo pessoal, porque você irá encontrar diversos tipos de estampas, estilos e formatos. Além disso, quanto ao design, existem alternativas no formato quadrado ou redondo. A diversidade dos aparelhos de jantar também se aplica às cores.

Se você tem uma casa mais colonial, pensar em uma combinação de amarelo ou azul pode ser uma excelente alternativa. Para os mais discretos, os aparelhos brancos trazem uma grande naturalidade para o dia a dia.

Já para um estilo retrô, opções cinza ou lilás são mais certeiras. Entretanto, se você tem um estilo mais rústico, uma boa composição pode ser conseguida em tons terrosos, e para as pessoas mais alegres, você também pode optar por um conjunto multicolorido.

Hoje em dia é comum também encontrarmos aparelhos de jantar nas cores preta ou prata, o que se encaixa perfeitamente em lares mais modernos. Além disso, não podemos deixar de citar o estilo mais contemporâneo, que combina com o aparelho de jantar na cor vermelha.

Aparelho de Jantar | Le Biscuit

O mais importante na hora de escolher o melhor aparelho de jantar é pensar na sua necessidade, no seu estilo e também na quantidade de pessoas que serão atendidas pelo seu aparelho.

E agora que você já sabe como escolher o aparelho de jantar perfeito para o seu lar, que tal conhecer as opções da Le Biscuit para ter sempre uma mesa bonita e bem montada?

Leia também: 5 itens quem não podem faltar na sua mesa posta

Não se esqueça de que essa é uma excelente forma de receber bem os seus convidados e ainda de deixar a decoração da casa mais harmoniosa e elegante.

Então, acesse o site da Le Biscuit e faça a melhor escolha do seu aparelho de jantar com os melhores preços do mercado e deixe sua casa muito mais bonita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *