Receitas Semana Santa: 7 itens de cozinha indispensáveis

Quando a Páscoa se aproxima, muita gente vai atrás de pratos especiais para servir para a família. Contudo, separamos algumas dicas de “receitas Semana Santa: 7 itens de cozinha indispensáveis” que devem se fazer presentes para garantir o melhor preparo.

Acompanhe a leitura para conferir quais itens são esses, descobrir uma receita tradicional de peixe e saber onde comprar ovo de páscoa em promoção!

Receitas Semana Santa: 7 itens de cozinha indispensáveis

1. Panela grande ou de pressão

Panela de Pressão Panelux com Fechamento Externo Antiaderente 4,5L
Panela de Pressão Panelux 4,5L

A Semana Santa é ideal para reunir a família e confraternizar. Portanto, você precisa se preparar para receber seus convidados.

Na hora de cozinhar, uma panela grande ou panela de pressão fazem toda a diferença. Assim, dá para preparar peixes inteiros ou outras receitas em maior quantidade. Uma dica é a panela de pressão Panelux, que é antiaderente e tem capacidade para até 4,5 litros.

2. Assadeira grande

Assadeira Brinox Ruby em Alumínio Retangular Funda Vermelha 39,5x28cm
Assadeira Brinox Ruby Retangular 39,5x28cm

Para preparar receitas Semana Santa, 7 itens de cozinha indispensáveis incluem uma assadeira grande. Afinal, é ideal para preparar receitas como peixe, legumes e outros pratos que vão ao forno.

A assadeira Brinox Ruby pode ser ideal. Em alumínio, ela é retangular e funda. Portanto, pode ser usada até para preparar outras receitas, como bolo.

3. Frigideira antiaderente

Frigideira Wok Antiaderente Tramontina Loreto Vermelha 28cm
Frigideira Wok Tramontina 28cm

Agora, se a ideia é fazer fritura ou grelhar peixes e frutos do mar, contar com uma frigideira antiaderente é essencial.

Com 28 cm de diâmetro, a frigideira Wok Tramontina é uma das melhores opções. Ela é antiaderente e promete um cozimento rápido e uniforme.

Veja também: Como fazer peixe na Air Fryer?

4. Liquidificador

Liquidificador Mondial Turbo Power L-99 FB Preto
Liquidificador Mondial Turbo Power L-99

Seja para preparar molhos, cremes e outras receitas, incluindo sobremesas, ter um liquidificador na cozinha é indispensável na Semana Santa.

Para não ficar na mão, invista em um produto de qualidade. É o caso do liquidificador Mondial Turbo Power. Ele tem copo com capacidade de 2,2 litros e 500w de potência.

5. Tigelas

Tigela para Preparo Le Imperial em Vidro Transparente 2,45L
Tigela em Vidro Transparente 2,45L

Neste conteúdo sobre receitas da Semana Santa: 7 itens de cozinha indispensáveis, não poderia faltar as tigelas. Elas são essenciais para misturar ingredientes, ou até para guardar sobras na geladeira após as refeições.

Nesse caso, a tigela para preparo Le Imperial é a nossa sugestão de item que vai atender bem às suas necessidades. Em vidro, ela comporta até 2,45 litros.

6. Batedeira

Batedeira Mondial Cake Black B-50-B Preta - 500W 127V
Batedeira Mondial Cake Black B-50-B

Tal como o liquidificador, para as “receitas Semana Santa, 7 itens de cozinha indispensáveis”, incluímos a batedeira. Ela permite preparar massas e cremes mais facilmente.

Um ótimo exemplo é a batedeira Mondial Cake Black. Ela tem 500w de potência, 4 velocidades e a opção turbo. Quanto à sua tigela, tem capacidade para até 4 litros.

7. Formas para bolos ou tortas

Forma para Bolo Le Chef de Silicone 29cm Vermelha
Forma para Bolo em Silicone 29cm

E não pode faltar aquela sobremesa entre as receitas da Semana Santa! Nesse caso, entre os itens de cozinha indispensáveis estão as formas.

Contudo, elas podem aparecer em diferentes formatos e materiais. Uma boa sugestão é a forma para bolo Le Chef. De silicone, tem 29 cm, é resistente ao calor e não absorve cheiro ou gosto.

Veja também: Sobremesa de Páscoa fácil e barata

O que não pode comer na semana santa?

Na Semana Santa, que é um período importante para a tradição cristã, existem algumas restrições alimentares que variam de acordo com a região e a religião.

Uma das principais restrições é em relação à carne vermelha, especialmente na Sexta-Feira Santa, que é considerado um dia de abstinência.

Nesse dia, muitas pessoas evitam comer carne vermelha como uma forma de se abster e se lembrar do sacrifício de Jesus na cruz.

Em algumas regiões, também se evita comer carne em outros dias da Semana Santa, como na Quinta-Feira Santa.

Além disso, há tradições específicas em algumas regiões que também limitam o consumo de outros alimentos, como ovos e laticínios.

Essa tradição é baseada no fato de que esses alimentos eram considerados ricos. Portanto, inapropriados para a época de penitência da Semana Santa.

Receita de peixe para semana santa

Agora que você já conferiu 7 itens de cozinha indispensáveis para receitas da Semana Santa, que tal conferir o preparo de um peixe para esta data?

Confira a nossa sugestão de moqueca de peixe, uma das mais tradicionais do Brasil. A receita pode variar um pouco de acordo com a região, mas geralmente é preparada da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 kg de peixe fresco (pode ser robalo, badejo, dourado, cação ou outro de sua preferência)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 3 tomates cortados em rodelas
  • 1 pimentão cortado em rodelas
  • 1/2 maço de coentro picado
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de azeite de dendê
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.
  2. Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite de dendê até que a cebola fique transparente.
  3. Adicione os tomates e o pimentão e refogue por mais alguns minutos.
  4. Acrescente o peixe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo médio.
  5. Adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  6. Salpique o coentro picado por cima e sirva quente com arroz branco e pirão.

Onde comprar utensílios para cozinha na promoção?

Agora que você já sabe tudo sobre “receitas Semana Santa: 7 itens de cozinha indispensáveis”, veja onde comprar itens de cozinha na promoção!

Na Le Biscuit você encontra uma variedade de utensílios, eletrodomesticos e portáteis para cozinha em oferta, além disso, você ainda pode comprar online ovos de páscoa, com retirada expressa na loja mais próxima de você! Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *