Como escolher a panela certa para cada tipo de cozimento?

As panelas são indispensáveis em qualquer cozinha. Contudo, com tantos modelos e materiais, você sabe como escolher a panela certa para cada tipo de cozimento?

Encontrar a panela ideal pode fazer toda a diferença na sua receita, assegurando o ponto certo de cozimento e trazendo ainda mais facilidade na hora de executar os procedimentos.

Confira todas as dicas e informações que a Le Biscuit separou e saiba como escolher a panela certa para cada tipo de cozimento!

3 dicas de como escolher a panela certa para cada tipo de cozimento

Conjunto de Panelas Cerâmica Casambiente Super Genebra Azul com 7 Peças
Conjunto de Panelas Cerâmica Casambiente Super Genebra Azul

Ter um bom conjunto de panelas é o sonho de qualquer cozinheiro, seja ele profissional, ou não. Por isso, é tão importante escolher os modelos ideais para as receitas que você faz com frequência. Veja as dicas mais importantes.

1- Analise o material da panela

Conjunto de Panelas em Inox Le Riviera com 5 Peças

 

Conjunto de Panelas em Inox Le Riviera

As panelas de inox são mais duráveis e versáteis para o dia a dia, atendendo a várias finalidades, como cozinhar, assar e fritar. O material alcança e mantém o calor, trazendo agilidade na hora do preparo. Porém, são mais pesadas e caras (especialmente as com fundo triplo).

Panela de Pressão Nigro Eterna em Alumínio Polido 3 L

 

Panela de Pressão Nigro em alumínio

As panelas de alumínio são as mais comuns. As de alumínio batido têm uma espessura menor e, por isso, retêm menos calor. Já as de alumínio fundido são mais grossas e mantêm melhor o calor. Porém, você precisará de produtos específicos para manter essa panela limpa e brilhante.

Conjunto de Panelas Cerâmica Casambiente Roma Marrom com 10 Peças

 

Conjunto de Panelas Cerâmica Casambiente Roma

As panelas de barro ou cerâmica são ideais para pratos com longo tempo de cozimento, como moquecas, feijoada e carnes, porque conseguem reter o calor por um período prolongado. São fáceis de lavar e podem ser levadas à mesa e ao forno.

As panelas de ferro alcançam altas temperatura e, por isso, são indicadas para preparo de caldos, cozidos, sopas e carnes. Dependendo do tamanho, você pode usar essa panela improvisada como uma chapa. Porém, são modelos mais pesados e que exigem cuidados com a limpeza e secagem, para não aparecer ferrugem.

Conjunto de Panelas Antiaderente Panelux Magnific Cereja com 4 Peças

 

Conjunto de Panelas Antiaderente Panelux

As panelas antiaderentes são as mais práticas de todas. Elas podem ser de alumínio, cerâmica ou inox. Contam com teflon na sua composição, que não gruda os alimentos e torna a limpeza mais simples. São versáteis e podem ser usadas para cozinhar, assar, dourar e fritar.

As panelas de vidro são atóxicas, não oferecendo riscos à saúde. Porém, se você não prestar atenção no preparo, os alimentos podem queimar. Além disso, essa é uma panela mais cara e pesada.

2- Conheça os diferentes tipos

A panela com cabo é o tipo mais tradicional e versátil, permitindo fazer várias receitas como arroz, molhos, refogados, ensopados, caldas para bolos e muito mais.

Caçarola Brinox Ruby Antiaderente com Tampa de Vidro 20cm Vermelha

 

Caçarola Brinox Ruby Antiaderente

A caçarola é semelhante a anterior, porém ela é um pouco mais alta e, ao invés de cabo, conta com alças. Por isso, é ideal para cozinhar alimentos lentamente, realçando os sabores. É a escolha certa para preparar sopas, ensopados e carnes que precisam de cozimento lento.

Frigideira Antiaderente Brinox Vermelha 22cm

 

Frigideira Antiaderente Brinox

A frigideira é encontrada em diferentes tamanhos e pode ser usada para fritar e grelhar alimentos, além de preparar panquecas, omeletes, crepes etc.

Panela Wok Com Tampa Antiaderente Tramontina Loreto Cinza 28cm

 

Panela Wok Com Tampa Antiaderente Tramontina 28cm

A panela Wok é perfeita para preparo de legumes e carnes saborosas no ponto certo, além de diferentes pratos orientais. Ela parece uma frigideira, porém é bem mais alta.

Panela de Pressão Panelux com Fechamento Externo Antiaderente 4,5L

 

Panela de Pressão Panelux com Fechamento Externo

A panela de pressão cozinha os alimentos mais rápido, graças à pressão e ao vapor quente formado no seu interior, por isso é indispensável em qualquer cozinha.

A sautese é uma panela que parece uma frigideira, contudo suas laterais são mais altas e arredondadas. Ela é usada para saltear alimentos ou gratinar, porque consegue reter calor por um pouco mais de tempo.

O caldeirão é alto, com alças e tampas e tem um uso semelhante às caçarolas, para cozimentos lentos. Porém, o caldeirão tem uma capacidade maior, sendo usado para preparos de pratos para mais pessoas.

3- Escolha a panela certa para o tipo de cozimento

Para fazer grelhados ou frituras, prefira as panelas de teflon, que dispensam o óleo. Desde que bem conservada, claro. Os pratos grelhados podem ser feitos na frigideira.

Para caldos e sopas, as panelas de cerâmica ou barro são boas ideias, porque conservam mais o calor. Você pode optar entre a caçarola ou o caldeirão, dependendo da quantidade que for preparar.

Para carnes e cozidos, as panelas esmaltadas são boas opções, assim como as panelas de inox. Pode usar tanto a panela com cabo, como a caçarola.

Para fazer arroz e acompanhamentos, prefira a panela de alumínio ou inox (desde que não use alimentos ácidos), na versão com cabo.

Para legumes e verduras, opte por panelas com cozimento a vapor, como as panelas elétricas que além de tudo são mais rápidas e fáceis de usar.

Para cozinhar feijão e molhos, as panelas de ferro são muito interessantes porque conservam melhor a temperatura, assim como as fundo triplo. Prefira uma panela mais alta. Se quiser cozinhar o feijão mais rápido, opte pela panela de pressão.

Onde comprar panelas na promoção?

Agora que você já sabe como escolher a panela certa para cada tipo de cozimento, que tal garantir conjuntos incríveis ou panelas avulsas por preços imperdíveis no Saldão da Le Biscuit? Encontre as melhores marcas de panelas, como panela Brinox, panela Tramontina e muitas outras, com preços inacreditáveis. Confira e aproveite para equipar a sua cozinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *