páscoa

Páscoa: significados, símbolos e quando tudo começou!

O espírito da Páscoa já tomou conta de todos e nós, da Le, achamos legal recordar o que ela representa e trazer algumas curiosidades sobre a data mais saborosa do ano que você vai amar saber!

Origem da páscoa e quando tudo começou

A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade. No ritual cristão, é considerada uma das mais importantes datas comemorativas que simboliza uma nova vida, nova era, esperança. Muito aguardada pelos cristãos, a celebração relembra os últimos atos da vida de Jesus Cristo: da prisão, crucificação, morte e ressurreição.

A Páscoa tem um forte significado de renovação e fé, já que ressalta o renascimento como uma demonstração da divindade de Jesus e a consequente redenção dos pecados da humanidade.

Significado

Derivado do grego Paska, do latim, o termo Pascua tem uma origem religiosa e significa “alimento”, ou seja, o fim do jejum da quaresma.

Por que não tem data fixa?

Foi no concílio de Niceia, em 325, que a data da Páscoa começou a ser discutida. O consenso atual é que a celebração tem relação direta com eventos da natureza. Dessa forma, a Páscoa é sempre uma festa volante, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano.

É um tipo de feriado que não ocorre sempre na mesma data no calendário civil, mas tem um período certo para acontecer. Os festejos ocorrem sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio de primavera, o que, normalmente, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. 

A Semana Santa é constituída pelo Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, Sábado Santo ou Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

 Os símbolos da Páscoa e os seus significados

Você é capaz de separar a Páscoa tradicional dos ovos de chocolate? É como pensar em Natal sem o bom velhinho! Impossível não é verdade?! Entre os símbolos mais populares da Páscoa no Brasil, estão:

  • Coelho da Páscoa;
  • Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
  • Cruz da ressurreição;
  • Cordeiro;
  • Pão e o vinho;
  • Círio pascal.

Porque o coelho é símbolo da pascoa?

Por ser o símbolo da fertilidade e do nascimento em diversas culturas, o coelho é uma das figuras mais importantes dessa comemoração e acredita-se que essa tradição tenha raízes na Europa.

Significado do ovo de páscoa

O ovo também é uma forte representação da Páscoa e corresponde ao começo da vida, a renovação e esperança. Desde os tempos mais remotos, a troca de ovos realizada por muitos povos estava associada à sorte e ao desejo de passagem para uma vida feliz. A partir de então, surgiu o hábito de distribuir os primeiros Ovos de Páscoa.

Na cultura moderna, é comum presentear as pessoas ou esconder ovos no domingo de Páscoa, que serão encontrados pelas crianças. E não há quem dispense esse costume que reúne a família e deixa todo mundo mais feliz.

Quem aí tá contando os dias pra chegada dessa data tão especial? “Gostou de saber mais sobre a Páscoa e seus símbolos?! Nessa semana santa vamos compartilhar algumas dicas. Fiquem ligadinhos em nossas redes sociais e aqui mesmo no nosso blog que traremos mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *