ovo de páscoa com confetes coloridos dentro

Páscoa: saiba mais sobre a data e quando tudo começou!

O espírito da Páscoa é tão envolvente que geralmente toma conta de todos, mas será que a origem e os símbolos relacionados à data são conhecidos? Acreditando que nem todos sabem o real significado da comemoração, achamos legal recordar o que ela representa e trazer algumas curiosidades neste artigo. Confira!

Origem

A Páscoa surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade. No ritual cristão, ela é considerada uma das mais importantes datas comemorativas por simbolizar uma nova vida, nova era, esperança.

Muito aguardada pelos cristãos, a celebração relembra ainda os últimos atos da vida de Jesus Cristo: da prisão, crucificação, morte e ressurreição. A data é vista ainda como renovação, pois ressalta o renascimento como uma demonstração da divindade de Jesus e a consequente redenção dos pecados da humanidade.

Significado do nome “Páscoa”

Derivado do grego Paska, do latim, o termo Pascua tem uma origem religiosa e significa “alimento”, ou seja, o fim do jejum da quaresma.

Quando acontece a páscoa e por que não tem data fixa?

Histricamente, ela começou a ser discutida pela igreja, no concílio de Niceia, em 325 d.C.. Nesta época, a data foi definida de acordo com a primeira lua cheia após o equinócio de primavera.

Como as fases da Lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, a data também muda, ou seja, ela vai ser comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia.

Outra referência da comemoração é que ela encerra o período de Quaresma, na tradição da igreja católica. Mas o que é quaresma? Bom… é basicamente um período de quarenta dias marcado por jejuns, tendo a sua última semana nomeada como “Semana Santa”.

A “Semana Santa” é iniciada no Domingo de Ramos, entrada de Cristo em Jerusalém; passa pela Sexta-feira da Paixão, que faz referência à morte de Cristo; e é finalizada no Domingo de Páscoa, momento de celebração da ressurreição de Cristo.

Quando é a Páscoa 2024?

Neste ano ela cai no domingo, 31 de março. Ano passado o dia caiu em 9 de abril e em 2025, será 20 de abril.

 Os Símbolos da Páscoa

Você é capaz de separar a Páscoa tradicional dos ovos de páscoa? É como pensar em Natal sem o bom velhinho, não é verdade?! Conheça abaixo os símbolos mais populares da Páscoa no Brasil!

  • Cruz da ressurreição: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte
  • Cordeiro: representa o sacrifício de Cristo
  • Pão e o vinho: o pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo
  • Círio pascal: é a vela que queima sobre o altar e representa a luz de Cristo

Já o coelho da Páscoa e os ovos de Páscoa, feitos de chocolate são símbolos de renovação e fertilidade, vamos falar mais um poquinho sobre eles abaixo:

Porque o coelho é símbolo da pascoa?

Por ser o símbolo da fertilidade e do nascimento em diversas culturas, o coelho é uma das figuras mais importantes dessa comemoração e acredita-se que essa tradição tenha raízes na Europa.

Significado do ovo de páscoa

O ovo também é uma forte representação do período e corresponde ao começo da vida, a renovação e esperança. Desde os tempos mais remotos, a troca de ovos realizada por muitos povos estava associada à sorte e ao desejo de passagem para uma vida feliz. A partir de então, surgiu o hábito de distribuir os primeiros Ovos de Páscoa.

Na cultura moderna, é comum presentear as pessoas ou esconder ovos de páscoa infantis no domingo para serem encontrados pelas crianças. E não há quem dispense esse costume que reúne a família e deixa todo mundo mais feliz.

Se nesta páscoa você estiver pensando em fazer o ovo de páscoa em casa, separamos os itens que não podem faltar! Clique no link e veja!

Ovo de Páscoa Infantil

Os ovos de Páscoa infantis adicionam um elemento lúdico e festivo à páscoa, especialmente para as crianças por eles serem associados à diversão, à caça aos ovos e à alegria de receber um presente doce e ao mesmo tempo acompanhado de um brinquedo dentro da embalagem.

Mas com tantas opções no mercado acaba sendo difícil a tarefa de escolher o melhor ovo de páscoa infantil para agradar uma criança, por isso, escrevemos anteriormente um artigo sobre a tendência de 2024 e como escolher os melhores ovo de Páscoa Infantis. Não deixe de conferir!

Ofertas de Páscoa Le Biscuit

Quem aí tá contando os dias pra chegada dessa data tão especial? “Gostou de saber mais sobre a Páscoa e seus símbolos?! Na Le Biscuit você encontra ovo de páscoa, chocolate, embalagem de páscoa, decoração e mais. Confira aqui as ofertas de Páscoa Le Biscuit!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *