sousplat com prato e talheres ao lado

Sousplat: saiba tudo sobre essa peça curinga

O sousplat é um elemento elegante e funciona como um local de descanso para dispor pratos e tigelas com alimentos, além disso, é um item muito utilizado em composições de mesa posta. Por isso, neste texto, “Sousplat: saiba tudo sobre essa peça coringa“, trazemos informações e dicas para você tirar o maior proveito e fazer as melhores combinações com este elemento.

Em uso desde o século XIX, o sousplat surgiu para evitar que partes da comida respingasse na toalha de mesa. Mas ele só se popularizou mesmo em 1990, quando as pessoas começaram a utilizá-lo com mais frequência, justamente com essa intenção.

Atualmente, ele é visto como uma peça prática, decorativa, funcional e que ajuda a melhorar a experiência da refeição, já que são frequentemente colocadas de forma atraente, aumentando a estética da mesa posta.

Outro ponto importante para ressaltar sobre o sousplat é que ele também retém o calor da louça. Portanto, mantém a temperatura da comida e, também protege sua mesa dos danos causados ​​pelo calor.

Como usar o sousplat?

O sousplat pode ser colocado direto ou sobre a toalha de mesa, na direção de cada assento, servindo como uma base para o prato principal da refeição. Nossa dica de uso é que você sempre coloque ele na mesa antes do início da refeição e retire apenas após o término, juntamente com os pratos.

Outra opção de como usar o sousplat é utilizando-o como bandejas para exibir deliciosos aperitivos e seleções de sobremesas, mas nunca sirva diretamente no sousplat.

Veja alguns dos usos mais populares do sousplat:

  • Centrais de mesa para realçar as decorações;
  • Proteger a mesa de manchas de comida ou bebida;
  • Servir bolo;
  • Bandeja de servir;
  • Uma camada de base para refeições com vários pratos.

Por ter um estilo decorativo, o sousplat também é popular para eventos sofisticados, casamentos, celebrações, banquetes, etc. Eles são uma maneira simples e acessível para incrementar qualquer ocasião.

Etiqueta de uso do sousplat

Uma vez que o sousplat tem seu uso como peça decorativa de mesa e é muito requisitado em ambientes formais, existem certas regrinhas ou etiquetas que você pode cumprir para não cometer equívocos.

  • Prepare-se com antecedência não disponha o sousplat quando os convidados chegarem;
  • Posicione o sousplat a uma distância de um centímetro da extremidade inferior da mesa para um alinhamento perfeito;
  • Aguarde os convidados terminarem de comer o prato principal para retirar o sousplat da mesa;
  • Retire-o com o prato ainda por cima, para que a mesa fique pronta para servir a sobremesa.

Veja também: Dicas de mesa posta para iniciantes

Diferença entre sousplat e jogo americano

Os jogos americanos ainda são populares, mas a tendência de sousplat tem crescido para experiências gastronômicas exclusivas. Embora as duas opções possam ser usadas para criar uma apresentação elegante e sofisticada durante refeições, existem algumas diferenças entre o sousplat e jogo americano e a principal delas é que o sousplat é um prato raso e grande, na maioria dos modelos no formato circular, enquanto o jogo americano é uma peça retangular ou quadrada que fica diretamente sobre a mesa.

Além disso, um sousplat geralmente é feito de cerâmica ou metal de alta qualidade. Há os confeccionados em vidro e madeira, embora tenham caído em desuso nos últimos anos. Já o jogo americano é normalmente feito de tecido, vime ou plástico.

Qual o tamanho de um sousplat?

Normalmente um sousplat tem cerca de 30 a 35 centímetros de diâmetro para permitir acomodar confortavelmente o prato de jantar, criando uma borda ao redor do prato para uma apresentação mais elegante e sofisticada, ou seja, o tamanho do sousplat deve ser proporcional ao tamanho do prato que será colocado sobre ele.

Porém, não há uma regra estrita para o tamanho do sousplat. A escolha pode ser influenciada pela preferência pessoal, estilo da decoração e tamanho da mesa.

Saiba mais sobre aparelho de jantar: quais os tipos e como escolher!

Pode usar sousplat direto na mesa?

O sousplat é um acessório decorativo e funcional que pode ser usado como você preferir, inclusive diretamente na mesa, embora, sua principal utilidade seja de proteger a toalha de mesa ou até mesmo o jogo americano. Não esqueça que ele pode ser usado para dar um toque elegante à decoração da mesa posta.

Onde comprar sousplat na promoção?

Agora que você já leu todo esse conteúdo que separamos para você sobre “sousplat: saiba tudo sobre essa peça coringa“, é hora de conferir as opções e promoções de sousplat Le Biscuit. Encontre um sousplat que atenda ao seu estilo e aproveite para garantir o seu!

Escolha uma cor sólida que combine com suas cortinas, pratos e tigelas ou cadeiras. Divirta-se misturando, combinando e criando a decoração de mesa perfeita para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *