Pratos avulsos: saiba como usar cada tipo

Se você é uma pessoa que sabe cozinhar, ou mesmo é um amante da decoração da cozinha, entender sobre os pratos avulsos pode ajudar muito a mudar a cara desse local da sua casa.

Existem muitos tipos de pratos além dos tradicionais que temos em casa ou que conhecemos em um restaurante, com diversas funcionalidades, para muitas preparações, que vão deixar a receita muito mais bonita.

Então, se você ama elaborar uma mesa posta, leia nosso artigo até o final e descubra os diferentes tipos de pratos e como eles podem ser usados.

Boa leitura!

Pratos avulsos | Quais são os tipos que você pode usar

Quando pensamos em um aparelho de jantar básico, ele é composto por pratos fundos, rasos e de salada ou sobremesa. Entretanto, hoje em dia, é possível comprar muitos outros tipos de pratos avulsos que vão se encaixar perfeitamente para determinados tipos de alimentos.

Para quem quer uma mesa posta realmente caprichada, listamos aqui os principais modelos que podem ser usados.

  • Prato raso: é o mais comum tanto nas residências quanto nos restaurantes, pois serve tanto para as refeições do almoço como do jantar;
  • Prato fundo: as maiores diferenças são a fundura e a borda larga. Pelo formato, esse recipiente é ideal para sopas, cremes e caldos. Também pode ser usado para massas com bastante molho;
  • Prato de risoto: além da borda larga, esse tipo de prato tem seu fundo bem delimitado;
  • Prato de salada: é uma versão reduzida do prato raso. Ele também pode ser usado para um lanche;
  • Prato de sobremesa: esse prato é menor do que o prato de salada e além da sobremesa, também pode ser usado no café da manhã e lanches. Ele também serve de apoio para bowls e ramekins;
  • Prato de pão: é o menor prato do aparelho de jantar (tem cerca de 15 cm). Usado para colocar o pãozinho, servido como acompanhamento da refeição – geralmente sopas ou molhos.

Também podemos citar alguns itens complementares para os tipos de pratos:

  • Bowl: é uma versão refinada da tigela, bastante utilizado para servir iogurte com frutas, por exemplo, além de muitas outras utilidades;
  • Ramekin: um dos tipos de pratos feito para aguentar temperaturas altas, ou seja, vai do forno direto para a mesa;
  • Cumbucas e molheiras: usados para armazenar cremes e molhos servidos à parte, separados do prato.

Veja também: aposte no branco para servir

Como combinar os tipos de pratos avulsos

opção de cobinação de pratos avulsos

Conforme falamos, existem muitos tipos de pratos. Eles vão variar em seus modelos, cores, tamanhos, materiais com que são feitos e principalmente na funcionalidade. Saber para que serve cada prato é fundamental para quem quer ter uma mesa posta bonita e principalmente funcional.

Na hora de combinar os pratos, pense sempre na ocasião e também no tipo de comida que será servida. Você deve usar o prato raso para a refeição principal, mas existem exceções como por exemplo combinar esse prato com um fundo se for servido uma sopa.

Outro ponto importantíssimo na mesa posta é a posição que todos os utensílios vão ocupar. No centro, onde a pessoa irá se sentar, devem ficar os recipientes em que ela irá servir a comida: primeiro o sousplat, por cima dele o prato raso e, sobre este, o prato fundo.

O prato de pão deve ficar à noroeste em relação ao centro. Já, a colher de sopa e a faca ficam à direita do prato, enquanto o guardanapo e o garfo (tanto para a entrada quanto para o prato principal), ficam do lado esquerdo.

Salientamos também que só é necessário combinar dois tipos de prato se a refeição principal for sopas, massas, risotos ou ensopados.

Como escolher o prato avulso certo em cada ocasião

Conforme falamos, o tipo de refeição é fundamental na hora de escolher entre os variados pratos avulsos. A estética dos pratos precisa combinar com o ambiente, seja ele em casa ou em um restaurante, e também com os complementos da mesa.

Para os pratos avulsos, escolha a cor e o formato do prato de acordo com a ocasião. Principalmente para um jantar mais formal, pense em uma mesa posta que evite constrangimentos.

Por exemplo, um prato fundo deve ser usado para sopas e molhos então, nunca coloque ele sozinho na mesa. Pensando nas cores, o prato branco é sempre um coringa, e você pode contrastar com as cores dos utensílios.

Enfim, as possibilidades são muitas quando pensamos nos pratos avulsos, e você pode deixar sua mesa charmosa e transformar um simples jantar em uma ocasião muito especial usando a criatividade na hora de montar a mesa posta.

E se você gosta de opções diferentes e criativas, você vai adorar as opções de pratos avulsos para mesa posta aqui da Le biscuit. Além de pratos avulsos e tudo para sua mesa posta você também encontra diversos produtos para deixar sua cozinha muito mais bonita. Acesse www.lebiscuit.com.br e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *