Mão na Massa: hora de começar a costurar

Uma mais melhores opções para se começar um hobby é partir para trabalhos manuais. Colocar a Mão na Massa e realizar seus próprios feitos, além de causar uma satisfação pessoal, traz uma série de benefícios para mente, para a coordenação e, porque não, para o bolso. Quando a gente fala em costurar, não estamos apenas focando naquele remendo de uma blusa ou uns pontos na meia furada. Tem um montão de possibilidades para produzir com linhas e aquilhas (e, claro, máquina de costurar).

Confira nossa página do evento Mão na Massa! Clique aqui!

Então, seguimos com o evento Mão na Massa, agora, para dar o pontapé inicial do mundo do corte e costura: ferramentas necessárias, enfiar a linha na agulha, dar nó na linha, ponto corrido, ponto de alinhavo, pesponto, ponto corrediço, ponto de cobertor, ponto de chicote e acabamento com nós… e conhecer a máquina de costura.

Se você tem muito interesse, mas não sabe por onde começar, olha só as dicas que o Blog da Le preparou:

Máquina de Costura Singer Manual a Pilha

Itens básicas de costura

Agulhas – Existem vários tamanhos e uma pra cada tipo de tecido, ou seja, escolha a numeração e ponta adequadas. Por exemplo, agulhas de números 9 a 18, com ponta mais fina, são indicadas para tecidos planos, pois não machucam tanto o pano.
Ponta (point) : É o tipo de ponta que a agulha tem. Cada ponta serve para um determinado tipo de tecido.
Olho ou furo (eye): É o furo onde se passa o fio ou linha
Tronco (shank): É o corpo da agulha, parte que deverá ser encaixada na máquina.
Concavidade (scarf): Reentrância da parte traseira da agulha, onde encontra-se o furo, que serve também para guiar a colocação da mesma na máquina.

Tesoura – você vai querer uma boa tesoura: pode ser de costura ou de picotar (esta tem pequenos dentes triangulares que cortam o tecido de forma a diminuir o desfiar). Tesouras de bordar menores também são boas para cortar linhas.

Almofada e alfinetes – você prenderá quase tudo que costurar para evitar que os tecidos escorreguem. Uma almofada de alfinetes os mantém limpos e organizados.

Fita métrica

Kit Para Costura C0167

Dedais – podem ser de madeira, couro ou metal. Eles evitarão que seus dedos fiquem doloridos e/ou machucados.

Linhas – Uma linha de algodão multiuso é boa para a maioria das coisas. No entanto, existem muitos tópicos para escolher. Frequentemente, você escolherá a linha com base em seu projeto: para tecido de algodão, use linha de algodão, seda = linha de seda, etc.

Tecido – Recomendamos que você vá a uma loja de costura local e compre alguns panos para começar. Sobras são pequenos pedaços da ponta de um rolo de tecido. Eles são muito baratos, aproveite!

Kit Para Costura Pote Organizador

E agora que temos o básico, vamos enfiar a linha na agulha!

Passar a linha na agulha!

Basicamente, existem duas maneiras de fazer isso. Um segmento ou segmento duplo, você escolhe! Você vai querer cortar a ponta da linha que será passada no olho com uma tesoura bem afiada. Isso proporcionará uma borda limpa e o ajudará a passar pelo buraco da agulha. Se você tiver problemas com isso, pode comprar um enfiador de linha. Eles podem ser bastante úteis para quem tem olhos cansados ou mãos não tão firmes.

Agora você decidirá se deseja fazer duplo ou simples.

Linha simples: puxe a linha pelo olho de forma que a agulha fique a alguns centímetros do final. Você pode então cortar o comprimento de linha que desejar. Você dará um nó na linha mais longa da maneira que quiser e começará a costurar. Certifique-se de segurar o pedaço mais curto de linha perto da agulha enquanto costura – caso contrário, ele escorregará pelo olho e você terá que recapitulá-lo constantemente!

Dupla: puxe a linha pelo olho e duplique. A ponta que passa pelo olho se encontra com a linha do carretel. Desta forma, você terá duas pontas de cauda. Você vai dar um nó e depois costurar com o fio dobrado.

Kit Para Costura com 11 Peças Multicores

Finalizando com um nó!

Nó # 1 – É usado para fio duplo. Corte a linha logo abaixo do buraco da agulha. Você agora terá duas caudas. Dê um nó padrão nessas caudas.

Nó # 2 – Pode ser usado para fio simples ou duplo. Segure a agulha com uma mão e a linha com a outra. Passe a linha no sentido anti-horário sobre a agulha e puxe-a. Você agora terá o início de um nó. Guie o laço até o tecido e aperte – use o dedo para manter o nó no lugar enquanto ele aperta. Faça isso duas vezes!

Nó # 3 – Você precisará verificar se há um ponto nas costas ou avesso do tecido que está por perto. Pegue sua agulha e coloque-a sob o ponto para formar um laço. Passe a agulha pelo laço e aperte. Faça isso duas ou três vezes.

Tesoura Para Costura Kit Multiuso 1408 21cm

Correr e alinhavar os pontos.

Um ponto corrido é o ponto que a maioria das pessoas conhece – o ponto de alinhavo é uma versão mais longa de um ponto corrido. Um ponto corrido pode ser usado para quase tudo; os pontos de alinhavo são usados ​​apenas para manter duas peças de tecido juntas para encaixe, apliques ou costura à máquina quando os alfinetes ficam no caminho!

Você vai querer começar enfiando a linha na agulha de uma das duas maneiras acima. Dê um nó na(s) extremidade(s) do fio.

Para o ponto corrido: traga a agulha para cima através do tecido por trás (ou lado avesso, conforme o jargão que você preferir) até que o nó atinja o tecido. Neste ponto, você simplesmente fará um ponto à esquerda ou à direita de onde a linha saiu. Em seguida, traga a linha de volta e comece tudo de novo!

Para o ponto de alinhavo: basta fazer pontos mais longos, entre 1/4 “e 1/2” de comprimento! Lembre-se de que os pontos corridos e de alinhavo devem ter a mesma aparência de ambos os lados.

Kit Para Costura Maleta com Divisórias com 19 Unidades Unica

Pesponto

Este é ponto favorito de muita gente. É menor, mais forte e mais fácil de manter reto do que um ponto corrido. É o mais próximo da costura à máquina que você pode obter manualmente. Também é muito simples.

Passe a linha na agulha e dê um nó na ponta dos fios. Traga a agulha pela parte de trás ou pelo avesso do tecido até acertar o nó. Dê um pequeno ponto à direita ou à esquerda. Quando a agulha voltar pelo lado avesso, você a estará puxando pelo tecido um ponto de distância do último ponto. Em seguida, você empurrará a agulha através do tecido ao lado do final do primeiro ponto.

Linha Para Costura 1371m 29tex 351 Natural

Costura

Aprender a fazer o ponto corrediço é um pouco complicado, mas é um ponto maravilhoso para aprender a terminar seus projetos. Os pontos invisíveis são os melhores! A costura slip é uma ótima maneira de finalização ou os que realmente precisam ter uma aparência acabada e sem falhas. Depois que aprender a fazer o ponto escorregadio, você vai querer fazer isso o tempo todo!

Para praticar o ponto baixíssimo, você deve cortar um pequeno quadrado de tecido. Dobre ao meio e pressione. Abra e dobre cada lado na linha central. Pressione. Dobre a linha central. Você terá algo parecido com o pedaço de tecido que estou usando. Agora, enfie a linha na sua agulha (passar a linha dupla na agulha fará uma costura mais forte, mas escolha a linha simples se quiser que os pontos fiquem quase invisíveis).

Dê um nó e puxe a agulha pela parte superior do tecido, enfiando-a na borda dobrada superior. Puxe a linha até que o nó prenda. Agora, mova a agulha para a dobra inferior. Você vai querer enfiar a agulha no vinco horizontalmente e empurrá-la atrás do tecido por cerca de 1/4 de polegada. Em seguida, puxe a agulha e volte até a dobra superior. Empurre a agulha horizontalmente através da dobra superior e puxe. Continue até o fim. No final, faça um pequeno ponto na dobra oposta ao seu último ponto longo. Puxe o fio até formar um pequeno laço. Passe a agulha pelo laço duas vezes. Puxe o fio para formar um nó. Faça isso duas vezes para maior poder de permanência.

Linha Para Costura 1371m 1549 Azul Marinho

Pontos decorativos

O ponto de cobertura e o ponto de chicote são usados ​​em muitos projetos como pontos de costura visíveis. Você os verá usados ​​em pelúcias, cobertores, apliques, etc. Você pode usá-los para conectar duas peças de tecido ou em uma única peça de tecido como orla.

Puxe a linha para a frente perto da borda do tecido. Em seguida, coloque a agulha na diagonal de onde está a linha e vá para a parte de trás do tecido. Ao puxar a linha, observe que ela forma um ponto diagonal. Passe a agulha por esse laço e puxe de forma que o ponto fique em um ângulo de 90 graus. É mais fácil nas fotos. Mas você continuará com a costura diagonal e puxando até terminar.

Kit Botão Plástico Le Flor com 30 Unidades Colorido

No final, pegue a agulha e mova-a para a direita da última linha vertical que o fio forma. Traga-o para cima através do tecido e forme um laço como temos feito. Passe a agulha no laço algumas vezes temos um nó!

O ponto de chicote é muito mais fácil. Dobre um pedaço de tecido ao meio e prenda-o com alfinetes. Agora, abra a dobra superior e insira a agulha de forma que ela saia pela frente. Uma vez na frente, passe a agulha por trás e pela frente para que fique nivelada com o primeiro ponto. Continue fazendo isso até chegar ao fim. Você pode terminar este como um ponto de cobertor.

Organizador Plástico com 10 Divisórias 13,5x6x2cm Translúcido Cores Diversas – Item Sortido Cristal

Bom, mas se você prefere usar uma máquina de costura, não tem problema! A gente também traz dicas de como usar a sua! Talvez você já tenha sua máquina de costura, mas se ainda estiver procurando por uma, passe na Le mais perto de você ou compre pelo site!

Aqui está um resumo de algumas informações para que você possa tomar uma decisão mais acertada. Lembre-se: só porque você está pensando em costura para iniciantes agora, você nem sempre será um iniciante. Então compre algo que você vai adorar.

Máquina de Costura Singer M2405 Doméstica 8 Pontos

Depois de obter sua máquina de costura, ela ainda pode ser muito intimidante, certo? Você tem que aprender a encadear, como alterar as configurações e saber o que todos esses botões significam. Cada máquina é um pouco diferente, então sua melhor aposta é começar com o manual do usuário. Mas não deixe isso te assustar! Não é particularmente difícil passar fio em uma máquina e a maioria das máquinas iniciantes não terá muitas configurações.

Pegue o manual, sente-se com a máquina e dê uma olhada. Talvez tenha algo de chocolate por perto para manter as coisas felizes e depois seja paciente. Apenas pratique o enfiamento e a configuração da máquina. Existem algumas coisas básicas que você precisa para começar a costurar para iniciantes.

Máquina de Costura Lenoxx Pratic Psm105 Bivolt

Em primeiro lugar, você precisará de alguns suprimentos, como tecido, linha, alfinetes, tesouras e bobinas. É claro que há muito mais coisas que você pode comprar no momento para começar. Além disso, conforme você começa a ler padrões e instruções, vai se deparar com muitas palavras desconhecidas. Termos como alinhavo e enviesamento podem ser confusos, mas podem ser aspectos importantes do que você está trabalhando.

E chegou a hora! Você sabe como ligar essa máquina, você tem seus suprimentos prontos e está sentado na frente de sua máquina. É hora de costurar alguma coisa. Mas como? Se você não tiver quem te oriente nas noções básicas de aprender a costurar, tente mexer no seu próprio ritmo, experimente aulas gratuitas online.

Kit Para Costura Organizador Color Mini 6,5x7cm Unica

Mas o que costurar direito? Você sonha com todos os projetos que criará, mas pode ser difícil saber por onde começar. Seja porque você tem tantas ideias ou porque está com medo de começar, é melhor começar com alguns projetos de costura para iniciantes muito fáceis. Algumas coisas a serem observadas ao procurar padrões de costura fáceis para iniciantes:

Linhas retas – são as mais fáceis de costurar e podem ser um bom ponto de partida

Não muito intrincado – algo que não tem muitos babados e enfeites

Itens domésticos muitas vezes podem ser alguns dos projetos de costura mais fáceis para começar. Roupa pode ser mais difícil, então começar com coisas como cobertores ou travesseiros, ou até mesmo panos para arrotar ou chaveiros, podem ser projetos de costura simples para começar.

Kit Para Costura Organizador Mini Para Bolsa Yg02 8×5,5×2,5cm

Conforme você avança, você aprenderá mais e mais habilidades relacionadas à costura. Talvez você queira aprender a colcha? Talvez você esteja sonhando em costurar roupas? Existem tantas possibilidades e muitas técnicas divertidas para experimentar à medida que avança.

Você já está pronta para começar! O melhor é que dá pra aprender a costurar e se divertir ao mesmo tempo. Ah, aproveite o processo de aprendizagem e não se preocupe com a perfeição, ok? O segredo é errar e consertar, sempre! Conte com a Le para esses projetos e Mão na Massa!

Confira nossa página do evento Mão na Massa! Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *