Mão na Massa: hora de começar a cozinhar

Como começar a cozinhar sozinho quando você é um cozinheiro iniciante que nunca aprendeu o básico da culinária? Nesse momento em que estamos mais tempo em casa, esse tipo de questionamento sempre surge quando procuramos algum restaurante para fazer um pedido e matar aquela fome que chega de repente, né? Mas e se hoje você quiser começar a fazer sua própria comida? Acredite, muitas pessoas estão construindo esse hábito de colocar a Mão na Massa.

Confira nossa página do evento Mão na Massa! Clique aqui!

Seja para controlar melhor o que colocamos em nossos pratos, ou conseguir uma refeição saborosa para compartilhar com a família e amigos, seja para tentar economizar dinheiro ao escolher bons ingredientes. Para muitas pessoas, cozinhar é um ato com muita emoção e implicações sociais.

Aproveite a nova campanha da Le biscuit para praticar coisas diferentes das quais você estava acostumado. Ah, mas você tem medo de queimar ou exagerar no sal? Nem se preocupe, é assim que começamos. E, por se tratar de um hobby, não se cobre muito e comece com simplicidade.

Batedeira Mondial Prática B-44-B Preta

Cozimento

Um processo tão fundamentalmente simples que os primeiros padeiros conseguiam assar apenas com pedras quentes há mais de 4.000 anos. No entanto, porque permite uma complexidade culinária verdadeiramente vasta, a cozinhar ainda é uma área de experimentação para chefs curiosos até hoje!

Forno Elétrico Britânia 22 Litros Bfe22v Vermelho

Encontre uma fonte de calor

Quando um alimento é assado, ele é aquecido de fora para dentro, resultando em uma parte externa torrada e crocante ou em um interior macio. Para assar, você precisa de uma fonte de calor que possa aquecer sua comida o suficiente para que ela cozinhe por completo. De longe, o eletrodoméstico mais comum usado na panificação é o forno. Os fornos modernos permitem que você defina temperaturas precisas e controladas para cozinhar e oferecem fácil acesso aos seus alimentos sem vazar calor para o ambiente circundante. Embora menos comum, é possível assar com uma variedade de métodos alternativos, incluindo:

Fornos externos tradicionais, elétricos, air fryer, micro-ondas (este último, tecnicamente, não é assa: a radiação de micro-ondas é usada para aquecer a comida. Ainda assim, existem receitas de “assar no micro-ondas” para replicar produtos assados ​​tradicionais como brownies e bolos em uma caneca no micro-ondas.).

Balança de Cozinha Le Slim 5kg Cores Diversas – Item Sortido Unica

Escolha uma receita sensata

Os projetos podem variar de simples (pratos básicos como pão ou peito de frango) a empreendimentos massivos (como sobremesas intrincadamente decoradas que você pode ver em programas de culinária especializada). Se você é iniciante, é melhor manter algo simples – uma receita de bolo de chocolate (como temos no final da matéria). Certifique-se de ter todos os ingredientes da receita antes de começar – correr para a loja enquanto você prepara o prato é irritante.

Se puder, meça os ingredientes antes de começar. Não é essencial, mas torna o processo de cozimento muito mais rápido. Lave as mãos antes de iniciar qualquer projeto e depois de tocar em quaisquer ingredientes não cozidos que possam abrigar bactérias causadoras de doenças. Ah, use roupas que você não se importe de sujar ou tente usar um avental.

Batedor Le Cook Inox

Pré-aqueça o forno

Por sua natureza, todas as receitas requerem temperaturas variadas. Defina o seu forno para a indicada na sua receita. Em seguida, prossiga para a próxima etapa! Deixe o forno sozinho enquanto ele aquece – os fornos demoram para atingir as temperaturas exigidas para assar (portanto, não abra durante o pré-aquecimento, pois isso pode resultar em um tempo de pré-aquecimento mais longo). No tempo que o forno leva para esquentar, você pode concluir as outras etapas da receita. Quando pedir que você coloque a comida no forno, ela deve estar na chama correta.

É tentador, mas não abra a porta do forno antes de estar pronto para colocar a comida. Isso liberará o calor preso no forno, baixando a temperatura e aumentando o tempo que levará para atingir a temperatura de cozimento.

Colher de Silicone Le Bamboo

Siga sua receita

Cada receita é diferente – não há um conjunto de regras que o guie perfeitamente em cada processo de cozimento. A maioria das receitas contém algumas ou todas as seguintes etapas gerais:

Saladeira Nadir Duralex Diamante 23cm

Misturar os ingredientes

Frequentemente, os ingredientes úmidos e secos são combinados em tigelas separadas e, em seguida, misturados para formar uma massa ou massa – especialmente se tratando de doces e sobremesas.

Forma Para Bolo Le Antiaderente 25cm Preta

Preparar utensílios de cozimento.

Frigideiras, assadeiras e panelas nem sempre são adequados para assar. Às vezes, eles precisam de uma preparação especial antes – muitas receitas de panificação, por exemplo, exigem que você unte a assadeira.

Boleira Gaia 22×13,5cm Amalu Amarelo

Colocar a comida no forno

Depois de preparar a comida de acordo com as instruções da receita e de se certificar de que o forno está pré-aquecido, coloque a comida. Feche a porta do forno e ajuste um cronômetro para o tempo que sua receita especifica para assar. Agora, espere que a sua comida cozinhe e aprecie os deliciosos aromas que (esperamos!) enchem a sua cozinha. Aproveite para limpar os utensílios que usou durante o preparo.

Pincel de Silicone Le Well Azul

Retirar a comida do forno

Quando o tempo da comida acabar e você verificar que está pronto, retire-a do forno. Certifique-se de usar algum tipo de proteção para as mãos – luvas são úteis porque permitem que você mantenha um pouco da destreza de suas mãos ao segurar os alimentos, mas toalhas enroladas seguras com cuidado entre suas mãos e o recipiente de cozimento funcionam.

Seja cuidadoso! Preste atenção aos alimentos ao retirá-los do forno, tomando especial cuidado para não derramar líquidos quentes. Cozinhar pode ser um processo divertido e relaxante, mas se você não tomar cuidado durante essa etapa, poderá causar ferimentos dolorosos.

Kit Pano de Copa Sacaria Selva Na Cor Bege e Preto com 2 Peças

Deixar a comida esfriar

A comida geralmente está quente demais para comer quando sai do forno. Também pode não ter sua textura “final” – os biscoitos são macios para segurar quando saem do forno. Finalmente, algumas receitas aproveitam o calor da frigideira para continuar a cozinhar os alimentos depois de retirados do forno. Deixe a comida esfriar antes de comê-la – se sua receita exigir, transfira cuidadosamente para uma prateleira de refrigeração, que permite que o ar frio alcance todas as superfícies do prato.

Tigela Nadir Multiuso Poli 170ml

Enfeitar ou decorar a comida

Para alguns alimentos, as decorações externas podem ser usadas principalmente para melhorar a apresentação visual do alimento; para outros, são uma parte vital do sabor do prato. Dê alguns toques finais, sirva e divirta-se!

Forma com Fundo Removível Le Antiaderente 26cm Preta

Asse pães, bolos e sobremesas

Quando a maioria das pessoas pensa em “produtos assados”, elas pensam em pães e doces – os tipos de alimentos que você normalmente pode comprar em uma padaria. Eles geralmente usam ingredientes comuns como farinha, manteiga, ovos, açúcar, bicarbonato de sódio, sal, óleo, leite, amido, queijo e/ou fermento para formar uma massa ou massa que é então assada em seções ou como um todo. Pães e doces são frequentemente aromatizados com especiarias, xaropes e outros aditivos para dar a eles sabores únicos. Aqui estão alguns pontos básicos a serem lembrados ao assar pães e doces:

A forma final do seu prato geralmente é ditada pelo recipiente em que será levado. Um pão assado em uma assadeira, por exemplo, terá um formato diferente de uma bola de massa cozida em uma assadeira plana.

Taça Confeiteiro com Tampa Lsc Toys Transparente 1.250l

Os produtos assados ​​geralmente requerem cuidado especial para evitar que grudem na frigideira. Manteiga, gordura vegetal, óleo ou spray são comumente usados ​​para manter as panelas untadas.

Alguns ​​que usam fermento (especialmente pães) requerem tempo extra para que “cresça”. Geralmente, quanto maior a proporção de ingredientes secos (farinha, etc.) para ingredientes úmidos (ovos, óleo, leite, etc.) em uma receita, mais esfarelada será a massa. Um truque comum para trabalhar com massa especialmente quebradiça é resfriá-la no freezer ou na geladeira – ela vai engrossar, tornando-se mais fácil de manusear e modelar sem se desfazer.

Boleira de Vidro Decorglass 28cm

Faça um bolo

Receitas de bolo podem ser um pouco complicadas, mas se você conseguir fazer uma, será instantaneamente uma celebridade! Os bolos têm um potencial infinito para decoração – com a prática, você acabará fazendo obras-primas! Mas enquanto isso não acontece, experimente essa simples e fácil receita de bolo de chocolate:

Você vai precisar de

3/4 xícara (170 g) de manteiga sem sal, amolecida
3/4 xícara (64 g) de cacau em pó sem açúcar
3/4 xícara (90 g) de farinha
1/4 colher de chá (1,4 g) de sal
1/2 colher de chá (1,2 g) de fermento em pó
1 xícara (225 g) de açúcar granulado
3 ovos, temperatura ambiente
1 colher de chá (4,9 ml) de extrato de baunilha
1/2 xícara (120 ml de creme de leite

Para fazer

Pré-aqueça o forno a 180° e unte e enfarinha a fôrma. Misture os ingredientes molhados em uma tigela grande. Coloque a manteiga, os ovos, o extrato de baunilha, o açúcar e o creme de leite em uma tigela. Use uma batedeira manual para misturar bem. Os “ingredientes úmidos” nas receitas de bolo são geralmente aqueles que contêm umidade. O açúcar também costuma ser listado como ingrediente úmido, embora não seja realmente úmido.

Os ingredientes molhados são geralmente misturados primeiro em uma tigela grande. Os secos são misturados separadamente e adicionados posteriormente. É importante seguir as instruções quanto à textura da manteiga nas receitas de bolo. Se você usar manteiga gelada onde a manteiga amolecida é necessária, o bolo pode ficar achatado.

Misture os ingredientes secos em uma tigela separada. Peneire a farinha, o sal, o cacau em pó e o fermento em uma tigela pequena. Mexa-os até que estejam bem incorporados. Adicione a mistura seca à úmida lentamente. Bata em fogo baixo até a massa formar e não sobrar nenhum pedacinho de farinha.

Despeje a massa na forma de bolo. Use uma colher ou espátula para raspar as laterais da tigela para que cada pedacinho de massa entre na assadeira. Leve ao forno por 30 minutos. Gire o bolo 180 graus na metade do tempo de cozimento para garantir que ele cozinhe por igual. O bolo está pronto quando um palito inserido no meio sai limpo, em vez de coberto com massa.

Verifique o progresso do bolo de vez em quando para garantir que não queime. No entanto, você deve fazer isso pela janela do forno em vez de abrir a porta. Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Coloque-o em uma grade de resfriamento e deixe por 5 minutos.

Inverta o bolo em um prato. Use qualquer prato que planeja usar para servir o bolo. Deixe o bolo esfriar completamente antes de cobri-lo. Se você tentar adicionar cobertura ao bolo enquanto ele ainda está quente, a cobertura derreterá e escorrerá pelas laterais. Agora é só servir! Huuuuumm!!!

Você garante todos os produtos para colocar a Mão na Massa na as Le preferida! Vá até a loja ou compre pelo site e receba no conforto do lar! Não se esqueça de contar pra gente como você está se saindo nesses novos hobbies, ok?

Confira nossa página do evento Mão na Massa! Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *