cortina ou persiana

Cortina ou persiana? Descubra o melhor para você

Não tenha mais dúvidas neste quesito: não importa se é cortina ou persiana, a gente vai te ajudar a decidir o que mais combina com seu estilo!

Decidir entre cortinas e persianas pode ser difícil. Depende do espaço que você deseja elogiar e da finalidade desejada do mobiliário da janela. Felizmente, o Blog da Le tá aqui pra te ajudara tomar a decisão final.

Persianas 

Estética 

As persianas fornecem uma estética simples e limpa e podem ser feitas a partir de uma variedade de materiais, incluindo madeira, folheado, plástico e tecido, dependendo do uso pretendido. 

O uso de tons de madeira com venezianas cria um ambiente aconchegante e natural; enquanto as cortinas de rolo de cor neutra são ideais para alcançar um visual minimalista de inspiração escandinava. 

O estilo romano pode ser um compromisso ideal entre as opções estéticas do tecido para cortinas (permitindo que você combine o tecido com seus outros móveis), enquanto desfruta da funcionalidade oferecida pelas cortinas. 

Elas são excelentes para conseguir uma aparência minimalista e organizada, ao mesmo tempo que são muito econômicas. Eles expõem toda a janela quando abertos, permitindo que a luz natural entre quando desejado. Adicione um painel frontal para ocultar o rolo e os suportes. 

Proteção 

Para manter a sua casa aquecida, as persianas com revestimento térmico são as melhores opções. No entanto, os requisitos de isolamento variam em cada espaço e quartos como banheiro, cozinha e lavanderia podem não exigir os mesmos níveis de isolamento que quartos e áreas de estar. 

Durante os meses de verão, as venezianas podem ser parcialmente fechadas, permitindo a entrada de luz e, ao mesmo tempo, bloqueando o calor do sol. Então, as janelas voltadas para o norte, em particular, podem se beneficiar do uso de persianas venezianas ou verticais. 

Função 

As persianas podem ser simplesmente inclinadas para reduzir o brilho solar e aumentar a penetração da luz diurna, permitindo níveis ideais de privacidade e luz natural. O levantamento das persianas expõe todo o espaço da janela, com uma pequena área ocupada pelas ripas bem compactadas.

As áreas com elevada exposição à umidade, como a cozinha e a casa de banho, beneficiam das propriedades de resistência à água das venezianas de aspecto de madeira com acumulação reduzida de bolor. 

Cortinas 

Estética 

Há uma variedade de estilos de tecidos e opções de forro que se combinam para determinar a estética geral de suas cortinas. É possível alcançar uma variedade de estilos, muitos dos quais dependerão de onde você pretende usar as cortinas. 

Isso determina se vai ter uma pegada mais contemporânea ou tradicional, mudando a aparência geral da sala. 

Sua escolha de tecido determinará a funcionalidade e a estética de suas cortinas. Faixas e hastes podem ser escolhidas para complementar o seu estilo de cortina, seja ele tradicional ou contemporâneo. 

Proteção 

A adição de forro térmico garante que as cortinas sejam eficazes na retenção do calor e no aumento da eficiência energética da sua casa. Tecidos mais pesados geralmente têm melhores propriedades de isolamento, mas podem ser opressores em um espaço pequeno. 

As cortinas podem ser eficazes para bloquear a forte luz solar nos meses de verão, no entanto, quando fechadas, reduzem drasticamente a quantidade de luz natural na sala. Isso pode ser algo a considerar se você tiver uma área de estar voltada para o norte, mas quiser aproveitar a luz natural nos dias quentes. 

O uso de um sistema de trilho duplo permite o calor de cortinas com fundo térmico no inverno e a praticidade de cortinas transparentes durante o verão ou nas horas de forte luz do dia. 

Função 

As cortinas são fáceis de puxar, com uma variedade de mecanismos de fechamento disponíveis, incluindo sistemas automatizados. 

Você pode notar que suas cortinas cobrem parte da janela quando abertas, algo que pode não ser um problema com grandes espaços de janela, mas é importante considerar com janelas menores. 

Cortinas transparentes podem fornecer privacidade adicional e proteção contra a forte luz do sol, ao mesmo tempo que permitem a penetração da luz natural. Uma versão moderna das tradicionais cortinas de rede, conferem um toque suave e sonhador a qualquer divisão. 

Por fim, o uso de cortinas em espaços úmidos pode aumentar o risco de formação de mofo, especialmente se houver condensação regular durante os meses mais frios. 

Dica bônus do Blog da Le 

Cortinas ou persianas? Escolha as duas! Você não só pode usá-las na mesma sala em janelas separadas, como também juntos na mesma janela para obter um ótimo efeito.  

Usando ambos na mesma janela 

Considere isso com cautela, pois pode variar dependendo de suas janelas, mas aqui está uma lista básica de configurações que achamos que funcionam melhor quando você deseja as duas em uma janela: 

  • Cortinas sobre venezianas (esta opção oferece a maior versatilidade, pois você pode ter a persiana completamente levantada ou abaixada, mas com as ripas inclinadas para permitir a entrada de luz)
  • Forradas sobre persiana de proteção solar 
  • Cortinas forradas ou diáfanas sobre persianas 
  • Cortinas transparentes sobre estore de bloqueio  

Prenda tudo  

Amarrar pode ter acabamento decorativo elegante e ajuda a aumentar as propriedades de isolamento térmico de suas cortinas e persianas. As sanefas embutidas oferecem um acabamento realmente aerodinâmico porque ocultam quaisquer trilhos e mecanismos de operação no teto. Então, é um acabamento muito elegante. 

Usando opções diferentes em janelas diferentes na mesma sala 

Misture 

Primeiramente, não escolha as mesmas cortinas e persianas para toda a casa. Salas diferentes terão demandas diferentes tanto em termos práticos quanto de decoração. Você pode querer que os quartos sejam escuros e aconchegantes, mas sua área de estar seja clara e arejada, por exemplo.

Em última análise, a escolha é sua, mas aqui está um iniciador de pensamento; tome sua decisão com base no tamanho da janela, talvez optando por cortinas nas janelas grandes e persianas nas pequenas. 

Certifique-se de que todos tenham a mesma altura 

Se você estiver usando uma mistura de ambos em janelas diferentes, mas na mesma sala, pendure-as na mesma altura ou arrisque uma aparência muito desequilibrada. Então, se você tiver janelas em uma sala que estão em alturas diferentes, simplesmente pendure um tratamento de janela mais alto para combinar com o outro. 

Estampa em estampa 

Primeiramente, ter mais de um padrão em uma sala é bom se você acertar, e confuso e opressor se você errar. Se você vai ter apenas um estampado, recomendamos que sejam as cortinas, já que quando a persiana é levantada, você não poderá desfrutar do padrão como ainda faz com as cortinas. 

Fazendo vários padrões funcionarem 

Siga nossas dicas para fazer mais de um padrão em uma sala funcionar muito bem: 

  • Saiba que tipo de aparência você deseja, por exemplo. Os florais têm uma vibração feminina, as listras podem ser contemporâneas ou clássicas, as estampas de animais são exóticas e ecléticas. 
  • Use pelo menos três padrões e varie a escala. 
  • Tente usar cores com a mesma intensidade ou matiz, por exemplo. não misture pastéis com tons de joias. 
  • Distribua os padrões uniformemente por toda a sala, não os deixe dominar um lado mais do que o outro. 
  • Divida-os com sólidos. Usar muitos padrões em cima do outro pode parecer caótico. 

Os padrões não precisam ser de cores diferentes, experimente padrões tom sobre tom para obter elegância com caráter. Assim como, um “padrão” pode ser tão simples quanto uma nova textura, por exemplo.  

Coordenando esquemas de cores 

Entretanto, outra maneira de fazer com que cortinas e persianas existam harmoniosamente em um espaço é coordenar o esquema de cores. Aqui estão algumas sugestões: 

  • Repita a cor da parede – escolha um tecido estampado com a cor da parede ou a mesma tonalidade (ou uma ou duas mais claras ou mais escuras) para misturar a parede e as cortinas e dar a ilusão de mais espaço. 
  • Vá monocromático – isso significa “uma cor”. Escolha cortinas de cores sólidas em um tom visivelmente mais claro ou mais escuro da mesma cor de suas paredes, por exemplo.  
  • Cores complementares – são as cores diretamente opostas uma à outra em uma roda de cores. Escolha um tecido estampado que apresenta uma cor complementar à parede característica. Por exemplo, um papel de parede estampado combinado com tecido de cortina em uma cor sólida encontrada dentro desse padrão. 
  • Abrace a versatilidade dos neutros – os neutros funcionam bem com quase todas as cores e com outros neutros também. Apenas certifique-se de que há vários tons em torno da sala para evitar uma aparência austera. Neutros também funcionam bem para atenuar cores muito fortes. 

Aqui na Le tem tudo que você precisa. Passe na loja mais perto ou garanta seus produtos pedindo pelo site e app e receba onde estiver!

Crédito da foto: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *