Como escolher uma bicicleta: seu guia definitivo

Quer uma nova bike mas não entende nada de marcha, aro e por aí vai? Olha só o que o blog da Le preparou para você escolher uma bicicleta sem erro!

Procurando uma nova bicicleta? Às vezes, a busca pode ser um pouco intimidante. A boa notícia é que você não precisa se tornar expert em bikes para decidir qual é a melhor para suas aventuras em duas rodas. Então, o blog da Le montou um guia especial para te ajudar como escolher uma bicicleta. Confira!

Primeiramente, o processo de compra da bicicleta pode ser resumido em três etapas básicas:

1 – Descubra o seu tipo de bicicleta: A bicicleta certa para você dependerá de onde e como você planeja pedalar. Fornecemos, abaixo, um resumo das categorias de bicicletas para ajudá-lo a restringir suas escolhas.

2 – Fator em desempenho e custo: bicicletas dentro de uma determinada categoria e faixa de preço geralmente têm tipos semelhantes de componentes. Mas espere pagar mais por componentes de alto desempenho ou materiais de estrutura como o carbono.

3 – Certifique-se de que sua bicicleta se encaixa: as bicicletas vêm em uma variedade de tamanhos, portanto, comece encontrando o tamanho de quadro correto com base na sua altura.

Bicicleta Houston Aro 20 Trup Preta

Descubra o seu tipo de bicicleta

Comece perguntando a si mesmo onde você planeja pedalar: nas ruas, ciclovias, estradas e trilhas não pavimentadas ou alguma combinação desses lugares? Enfim, abaixo está um resumo com opções básicas de categorias de bicicletas com base na superfície para a qual cada uma é indicada:

  • Estradas pavimentadas e ciclovias – aqui vale qualquer modelo de bicicleta
  • Estradas de terra e trilhas – escolha mountain bike
Bicicleta Houston Mirage Aro 29 Preta com 21 Marchas e Adesivo Amarelo

Praticamente, qualquer bicicleta pode lidar com todos os tipos de pavimento, é claro, e muitas bicicletas podem ser conduzidas em várias superfícies. Enfim, restrinja sua escolha com base em onde você espera fazer a maior parte da sua pedalada.

Muitos tipos de bicicletas agora incluem opções de bicicletas elétricas, então dedique alguns minutos para decidir se uma assim faz sentido para você. Geralmente, uma bike com motor de assistência ao pedal expandirá muito suas possibilidades de pedalar. Embora essas bicicletas tenham um preço mais alto, elas permitem que você suba ladeiras com menos esforço, além de andar mais longe e mais rápido.

Marchas

As bicicletas variam no número de marchas (marchas mais baixas tornam mais fácil pedalar). Geralmente, a maioria dos modelos em uma determinada categoria de bicicletas terá engrenagens semelhantes. Isso significa que não é algo em que você precisa pensar, a menos que realmente queira.

Aro

O tamanho da roda é outra característica da bicicleta que é amplamente predeterminada pela categoria de bicicleta que você escolher, com uma grande exceção: a maioria das bicicletas vem com rodas de 29 “ou 27,5”. Então, do ponto de vista de custo, a diferença não é significativa. Portanto, sua escolha é em grande parte uma questão de nuances de desempenho.

Tipo de Freio

Em anos anteriores, os freios de aro eram a norma e os a disco eram a exceção. No entanto, os freios a disco sempre ofereceram potência de frenagem superior em todas as condições e agora dominam o mercado porque o custo da tecnologia de freio a disco diminuiu com o passar dos anos.

Os freios de aro, que atuam comprimindo as pastilhas de freio nas laterais dos aros, ainda são uma opção econômica. Eles tornam mais fácil verificar o desgaste das pastilhas de freio e substituir as pastilhas gastas.

Os freios a disco, que apresentam pastilhas de freio que se prendem a um rotor de freio montado no cubo da roda, vêm em duas versões:

  • Hidráulicos: oferecem frenagem mais progressiva e mais forte com menos esforço dos dedos e se auto ajustam para o desgaste da pastilha de freio.
  • Mecânicos: precisam de ajuste manual conforme as pastilhas se desgastam.

Tamanho e ajuste da bicicleta

Obter o tamanho de quadro correto é o primeiro passo. Felizmente, a maioria dos fabricantes de bicicletas tem tabelas de tamanhos que listam o tamanho do quadro com base na altura. Por exemplo, os aspectos mais importantes do ajuste da bicicleta, a altura de apoio (a distância entre seu corpo e o tubo superior quando você monta na bicicleta) e o alcance (a distância do assento ao guidão) podem ser ajustados com alguns ajustes menores.

Aqui na Le Biscuit tem a bicicleta certa pra você! Peça pelo site e app e receba onde estiver! Ah, não se esqueça de que você precisa dar ao seu corpo várias semanas para se acostumar com o novo passeio, viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *