crianças brincando em área verde

Dicas para brincar com as crianças fora de casa

Com o dia das crianças chegando, que tal levar a garotada para realizar atividades ao ar livre? Confira algumas atividades!

Este será um Dia das Crianças bem diferente do ano passado, quando os pequenos, em casa, não podiam festejar com passeios, sair para comer, encontrar amigos ou celebrar na escola. O isolamento transformou as comemorações de 2020, mas, felizmente, com queda nos números de casos do novo Coronavírus e a manutenção da segurança e higiene, o leque de opções se abre, por isso aproveite algumas dicas para brincar com as crianças fora de casa.

Brinquedos pensados para a diversão fora de casa são ideais para quem gosta de se movimentar e não dispensa uma atividade física – ou lúdica! Estímulo certo para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos!

Clique aqui e conheça todos os nossos produtos para te ajudar na diversão fora de casa com a meninada! Tem um montão de opção!

Por que brincar ao ar livre é importante?

Brincadeiras ao ar livre dá para a criança a chance de explorar o ambiente natural e se aventurar. Ela pode jogar, testar seus limites físicos, se expressar e desenvolver sua autoconfiança. Também, pode significar mais bagunça – o que, geralmente, significa mais diversão!

Quando seu filho está fora de casa, ele provavelmente tem mais espaço e liberdade para grandes movimentos, como correr, pular, chutar e jogar. Atividades físicas como essas são boas para a saúde, a boa forma e o desenvolvimento físico da criançada.

É natural se preocupar com a possibilidade de que a garotada se machuque ao brincar ao ar livre. Às vezes, a criança pode estar preocupada em tentar algo novo. Isso tudo é uma parte normal das brincadeiras ao ar livre, e essas preocupações não devem ser um impedimento.

Ultrapassar os limites da brincadeira é normal, já que possuem mais espaço para correr mais rápido, subir mais alto e pular mais longe. Pode significar algumas lágrimas, um arranhão ou uma queda, mas “brincadeira de risco” ajuda seu filho a aprender com os erros e se recuperar.

Como incentivar a criança a brincar do lado de fora?

Quer seu filho tenha 2 ou 12 anos, é vital incentivá-lo a passar um tempo longe das telas, aproveitando o ar livre. Explorar parques e playgrounds pode ser uma maneira de ajudar a meninada a aproveitar a vida do lado de fora, estejam eles brincando sozinhos ou com os amigos.

Aqui estão algumas maneiras de incentivar seu filho a brincar ao ar livre:

1. Torne o ambiente divertido

As crianças não vão querer sair de casa se acharem chato. Desperte a imaginação do seu filho, oferecendo-lhes coisas divertidas para fazer, como brincar com patinete, patins e skate.

Um joguinho de futebol? Um chuta e o outro defende! Boa maneira para treinar nossos futuros campeões, hein? Só escolher um espaço, colocar as traves, os pinos, decidir começar e pronto! Veja algumas opções de brinquedos esportivos.

Ah, mas se a garotada prefere outro esporte, experimente uma cesta de basquete ou raquetes! Novos talentos podem aparecer nas quadras no futuro!

E, claro, não podemos esquecer do que toda criança ama: pedalar. Não importa a idade, uma bicicleta – ou um triciclo – é diversão garantida! 

Muitas crianças se divertem com a tecnologia. Embora existam benefícios no uso de tablets e celulares, há benefícios iguais – se não mais – nas brincadeiras ao ar livre. Fazer com que o exterior pareça divertido incentiva as crianças a deixarem a tecnologia para trás e a desfrutarem do seu tempo na natureza.

2. Leve-os a lugares diferentes

Às vezes, os confinamentos de seu quintal ou vizinhança podem colocar limites físicos na imaginação de seu filho. Faça com que as brincadeiras ao ar livre pareçam um evento memorável levando seus filhos a novos lugares – tipo praia ou clube.

As crianças se beneficiam de aventuras no parquinho, bem como de outras áreas de recreação ao ar livre da comunidade, como:

  • Aprender como colaborar e brincar com outras crianças;
  • Ganhando independência;
  • Experimentando novas emoções;
  • Construindo confiança e autoestima.

3. Forneça opções

Se a garotada ficar entediada do lado de fora, até por sentir falta da tecnologia, lembre-a de suas opções. Algumas coisas que você pode encorajar seu filho a fazer quando dizem que está entediado são:

  • Providencie brinquedos para o ar livre
  • Experimente equipamentos de parquinhos
  • Experimente jogos de tabuleiro ou brinquedos educativos.

Oferecer opções às crianças – especialmente atividades recreativas ao ar livre – capacita-as a quebrar barreiras mentais e descobrir paixões que ainda não descobriram.

4. Traga família e amigos

Torne as brincadeiras ao ar livre mais emocionantes e benéficas, trazendo família e amigos para o momento. Vele a participação na brincadeira ou um registro de uma foto com eles. Conforme mencionado, as crianças se beneficiam de brincar ao ar livre com seus colegas. Envolver-se em brincadeiras ao ar livre com seu filho aprimora as seguintes habilidades:

  • Habilidades motoras.
  • Regulação da emoção.
  • Habilidades de liderança de grupo.
  • Criatividade.
  • Flexibilidade cognitiva.

5. Saia regularmente com as crianças

É da natureza humana encontrar conforto em rotinas familiares. Quando as coisas são previsíveis, as crianças ficam mais confiantes para experimentar coisas novas.

Faça das saídas uma atividade regular dentro de sua família. Programe um horário para seus filhos irem ao ar livre, como depois da escola. Ou, considere visitar uma praça todo fim de semana. Descubra o que seu filho gosta e mantenha-se fiel a isso.

Dica bônus da Le

Depois de planejar para as crianças atividades divertidas fora de casa, promova um dia das crianças ainda mais diferente para seus filhos! Dá até pra levar os pequenos para escolherem o presente de dia das crianças na Le Biscuit mais perto de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *