Conheça os mais usados tipos de panelas

Um guia completo que lhe dará todas as informações de que você precisa sobre como comprar utensílios de cozinha.

Uma boa panela é um dos melhores investimentos que você pode fazer, mas há tantas opções e escolher o produto certo pode ser difícil. Então, a primeira coisa que você deve determinar é que tipo de culinária você deseja cozinhar, para quantas pessoas você provavelmente cozinhará e seu nível de especialização. Você deve criar sua seleção escolhendo as peças básicas primeiro e, em seguida, adicionando as panelas especiais que desejar.

Tipos de panelas

A primeira coisa que você deve procurar ao procurar por novas panelas de cozinha são os diferentes tipos de peças que estão disponíveis. Ou seja, se você é um iniciante, provavelmente precisará de soluções eficientes e econômicas para as suas necessidades de utensílios de cozinha.

Portanto, vamos começar com o básico: ao selecionar uma nova panela, há quatro peças principais a considerar: uma panela alta, uma frigideira, uma grelha e, por último, mas não menos importante, uma panela de pressão.

Panela alta

Esta é uma panela grande, funda e plana na base. Por exemplo, é usado para cozinhar alimentos líquidos que não precisam estar muito próximos da fonte de calor. Permitem refogar ou dourar e, em seguida, adicionar líquidos ao fazer caldos, sopas ou ensopados. Seus perfis altos são ótimos para manter a massa submersa durante a fervura.

Frigideira

A frigideira é uma ferramenta essencial para a cozinha e pode ser uma das peças mais versáteis que você já possui. Virar omeletes, refogar e até selar proteínas é fácil com a frigideira certa. Elas são projetadas com fundo plano e laterais curvas, o que as torna a escolha perfeita para virar alimentos ou cozinhar com óleos.

Quão quentes eles podem ficar? Então, depende do material de que é feita a sua frigideira. Panelas antiaderentes não devem exceder o fogo baixo ou médio para reter seu revestimento, enquanto o calor alto é bom para o aço inoxidável. Assim coimo, as frigideiras vêm em todos os tamanhos (sim, mesmo aquelas feitas para ovos individuais) e normalmente não vêm com tampa.

Melhor para molhos

Este tipo de frigideira tem fundo arredondado e laterais altas e retas. Isso significa que é uma escolha muito versátil e pode ser usada ​​para fazer todos os tipos de molhos e sopas. Ou seja, dá pra usar essas panelas com ou sem tampa para controlar a evaporação, o que as torna uma opção em qualquer cozinha. Também é ideal para muitos outros usos – desde reaquecer sobras e preparar grãos até ferver ovos ou macarrão.

Pronta para adicionar mais à sua coleção?

Se você está pronto para começar a adicionar utensílios de cozinha à sua coleção, deve pensar em peças como grelha ou wok. Essas peças devem ser adicionadas dependendo do seu estilo de vida e preferências culinárias. Enfim, não tenha medo de misturar e combinar peças feitas de materiais diferentes.

Grelha

Primeiramente, uma grelha é um pedaço de panela que tem uma superfície grande, plana ou estriada. Com uma quantidade relativamente pequena de óleo, ele pode ser usado para cozinhar alimentos para o café da manhã, como panquecas, batatas fritas e ovos. Pode ser quadrado ou redondo, mas geralmente não tem o cabo mais longo de uma frigideira. As peças que oferecem uma pequena superfície estriada são perfeitas para se criar aquelas marcas de grelha perfeitas.

Wok

Os woks têm lados altos e inclinados e são uma panela asiática popular para todos os fins. Eles têm tradicionalmente 14 polegadas de diâmetro e são feitos de aço carbono. Essas panelas têm uma superfície de cozimento quente na parte inferior, embora sejam mais frias nas laterais. Além disso, ser capaz de mover os ingredientes pela panela dá um grande controle e versatilidade sobre a temperatura. Enfim, woks são perfeitos para refogar, cozinhar no vapor e fritar.

Ainda tem mais!

Considerando que agora você desenvolveu a paixão por boa comida e ótimos utensílios de cozinha, é hora de adicionar mais algumas peças especiais à sua coleção. Você pode criar toneladas de pratos e receitas divertidas com itens especiais, como panelas de pressão e assadeiras!

Panela de pressão

As panelas de pressão permitem que você opte por uma opção de liberação rápida, levando ainda menos tempo para terminar uma refeição e sem desperdiçar água para esfriar as coisas. Suas tampas fecham completamente a panela, enquanto o líquido ferve por dentro. O vapor então aumenta a pressão, o que resulta em temperaturas de cozimento mais altas e tempos de cozimento mais curtos.

Uma panela de pressão com um regulador pode ajustar a pressão para baixa, média ou alta. Quanto mais alta for a pressão, mais alta será a temperatura interna e menos tempo de cozimento você precisará. A válvula de segurança liberará automaticamente o vapor. Portanto, um dos acessórios mais importantes de que você precisa é um cronômetro. Alguns minutos extras cozinhando provavelmente não prejudicam uma assada, mas podem estragar um prato mais delicado ou qualquer legume que o acompanha.

Assadeira

Uma assadeira é uma grande panela retangular com lados baixos que permite que o calor do forno alcance o máximo possível dos alimentos. Frequentemente, usam assadeiras com uma grelha, o que ajuda a elevar os alimentos acima da superfície de cozimento. Especialmente, no calor seco do forno em temperaturas relativamente altas. Esta é uma assadeira essencial para assar perus, galinhas e outros assados.

Conjuntos de panelas

Sempre existe a opção de comprar panelas em conjunto. Geralmente, é ótimo para economizar dinheiro e em troca ter peças iguais. É uma opção para quem sabe exatamente o que procura, o que facilita a compra. Existem conjuntos de panelas com pelo menos cinco peças, com diferentes variações em cada um, de acordo com as suas necessidades.

Se você está procurando atualizar seu conjunto de panelas existente ou está apenas buscando uma ou duas novas peças, passe na Le biscuit mais perto ou peça pelo site e app para receber sem sair de casa. Com nossas dicas acima, ficará muito mais fácil completar qualquer tempo na cozinha!

Crédito da foto: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *