Dicas para organizar os estudos em casa

Não deixe que a bagunça atrapalhe seu rendimento ao estudar em casa. Lembre-se de que a organização é fundamental para aprender!

Por estarmos vivendo uma situação praticamente inédita nas nossas vidas, foram encontradas muitas formas para que a produção e o rendimento não fossem afetados. E, como a volta às aulas presencialmente não é algo 100%, que tal não deixar de lado todo o esquema de estudar em casa que você já iniciou no ano passado?

Bloco Adesivo Eagle Anotações Modelo Envelope Coruja com 15 Folhas

Mas, ó! Estudar em casa não parece tão fácil como muitos acham. É preciso muita disciplina e organização. Se você ainda não montou um cantinho exclusivo para isso, ou, já montou e ainda não sabe como se comportar até pegar o jeito, o Blog da Le vai te ajudar nessas questões. Afinal, nem mesmo um vírus pode impedir a educação!

Por onde começar?

Caixa Correspondência Dello Articulável Dupla Cristal

Escolha o lugar ideal

Designe uma área bem iluminada e tranquila em sua casa com espaço suficiente, para que você possa se concentrar nas aulas. Evite ambientes onde seus pais ou irmãos costumam ficar, porque mesmo que estejam trabalhando/estudando em casa, eles podem distraí-lo com algumas conversas.

Porta Caneta Dello Triplo Color Rosa

Mantenha sua rotina

Acorde na mesma hora, tome o café da manhã e vista-se como se fosse a uma aula presencial, isso ajudará sua mente a se preparar para se concentrar. Lembre-se que é hora de aula, não fique de pijama: na maioria dos links de vídeo eles certamente vão pedir para que você ligue o vídeo para melhorar a interação.

Caderneta Le com Marcador de Página 80 Folhas Azul bebê

Confortável, mas sem distrações

Tenha em mente que você estará tendo aula, só que em casa, mas não deixe que isso se torne um fator de distração em potencial: quanto mais longe você estiver da cama, melhor! Afinal, o maior desafio desse tipo de estudo é reafirmar as regras de uma sala de aula e estar sempre atento.

Cesto de Papel Le Liso Coress (diversas cores)

Equipe-se com o que você precisa

Prepare o seu computador e verifique se a sua webcam está funcionando corretamente. Também inclui fones de ouvido, de preferência viva-voz, com um bom equipamento para que você possa ouvir e ser ouvido bem. Além de outros acessórios periféricos, como mouse e teclado, tem que estar tudo ok! É normal que algum parente entre no local de seu estudo ou que converse durante a aula; essas situações podem interromper sua atenção na aula, por isso é bom ter fones de ouvido, viu? Tenha também um caderno e uma caneta à mão para fazer anotações como de costume!

Headset Newlink Energy Conexão P2 com Haste Regulável e Microfone Cinza

Não perca a conexão

Tente garantir que o local onde você estuda tenha um sinal de Wi-Fi estável. Você pode melhorar a qualidade da sua conexão ficando perto do roteador ou com um cabo LAN. Um bom sinal ajudará seu professor a não ficar “congelado”. Lembre-se de que as aulas de videoconferência costumam consumir boa parte da banda da sua rede.

Teclado Bright com Fio Usb Preto

Dica bônus do Blog da Le: use estes 3 “P”: Planejar, Priorizar e Participar

Planeje seus programas

Elabore um plano de estudos levando em consideração o horário que você vai usar durante o dia. Dá pra fazer intervalos de 10 ou 15 minutos após cada aula e não se esqueça de marcar o horário das refeições. Planeje suas datas e dias para trabalhos de casa, atribuições e exames. Ter mecanismos de gestão e autocontrole é super importante para gerar cronogramas de atividades acadêmicas como se fossem aulas presenciais.

Quadro Magnético Branco Le Planejamento Mensal com 2 Ímã e Marcador 40x60cm

Priorize: é a sua hora de estudo

Faça uma lista das tarefas que você entrega a cada dia e evite acumular a carga de pendências. Informe sua família, também, sobre os horários de estudos e atividades acadêmicas, pois o apoio deles é importante para que não se confunda com o tempo da dinâmica familiar ou com os afazeres domésticos.

Organizador de Mesa Le Aramado Preto Grande

Participe! Levante a mão, sempre!

Não se esconda nas videoconferências, participe como se estivesse em uma aula presencial; todos os membros da chamada podem participar dinamicamente, alguns já têm botões para levantar a mão (um sinal que avise que você quer falar). O objetivo das ferramentas de link de vídeo é utilizá-las para combater o obstáculo de não podermos nos ver cara a cara, tá bom?

Mouse Oex Gamer Energy com Fio Usb 3200 Dpi 6 Botões Led Azul

Descubra como você aprende

Você sabia que existem vários tipos de aprendizagem? Identificar o que melhor se adapta a você irá ajudá-lo nesta nova maneira de ministrar suas aulas:

Se o seu aprendizado for melhor com leitura e escrita, sublinhe palavras, revise as leituras mais de uma vez ou faça anotações à mão (não no celular ou no computador).

Mouse Pad Bright com Apoio Para Punho de Gel Preto

Se ouvir funciona mais para você, recomendamos ouvir audiolivros, gravar sua aula e ouvi-la novamente, explicando a seus amigos ou colegas o que você aprendeu.

Teste se o seu aprendizado é visual fazendo diagramas, desenhos, notas coloridas enquanto você está fazendo a aula ou a partir de vídeos com tutoriais disponibilizados na internet.

Outro tipo de aprendizagem é a cinestésica, para a qual o ajudará a fazer experimentos ou praticar exercícios. Quando seu professor explicar a teoria, peça que deem exemplos práticos.

Porta Revistas Dello Cristal

Troque o celular pelo notebook

Em dispositivos móveis como tablets ou celulares, é mais difícil você realizar as atividades que seu professor lhe dá, pois você tem que sair do aplicativo para poder realizá-las. No entanto, em um computador, você pode simplesmente abrir seu navegador, seus documentos e outros aplicativos, sem ter que sair de sua sala de aula virtual.

Kit Marcadores de Texto Stabilo Boss Mini Love com 12 Cores Tons Pastel

Mente sã, corpo são!

Estudar em casa pode deixá-lo ansioso, é normal. Não se estresse e pratique algumas técnicas de relaxamento, como respiração profunda, que podem ajudá-lo a manter a calma. Ou dá pra aproveitar o tempo livre em casa para passar bons momentos com sua família. Faça uma alimentação saudável, em horários definidos, e mantenha-se hidratado.

Porta Objetos Dello Mundo da Lua Kit com 5 Unidades

Durante a aula, você passará a maior parte do tempo sentado em frente ao seu laptop ou computador, então levante-se e alongue-se entre as aulas para relaxar os músculos. Também faça exercícios em casa para compensar qualquer coisa que não esteja percorrendo no caminho para a escola.

Socialize, mesmo à distância

Reúna seus amigos através de aplicativos para conversas diárias. Aquelas conversas bobas em algum momento do seu dia através dessa dinâmica vão ajudar nesse momento de contingência, ajudando a tornar o estudo em casa mais suportável.

Clip Metálico Le Rosé 50mm com 50 Unidades

Organização e isolamento são os principais desafios a serem superados. Muita paciência neste momento, porque vai passar! Aproveite e passe na Le biscuit para equipar seu cantinho com os melhores itens! Compre na loja ou peça pelo site e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *