Aprenda amigurumi: a arte de tricotar bichinhos

Do Japão direto para sua casa! Não tem mais motivos para comprar amigurumi pronto, a gente vai te ensinar tudo sobre essa febre. Vem descobrir com a Le!

Aprender trabalhos manuais como o crochê pode trazer alegria para a vida toda. As habilidades adquiridas oferecem a oportunidade de exercitar sua criatividade enquanto o desafiam a produzir coisas maiores e melhores. Embora as possibilidades infinitas possam parecer assustadoras, tricotar é fácil de começar; existem apenas algumas ferramentas e técnicas básicas que você precisa saber. A partir daí, você pode crescer cada vez mais avançado em seu trabalho e experimentar diferentes facetas da área.

Linha Amigurumi 254m Nº6/5 7625 Castanha

Quando você está aprendendo crochê pela primeira vez, os lenços são um lugar popular para começar; afinal, é simplesmente um longo retângulo! Mas quando você ficar mais confortável com sua agulha e estiver pronta para assumir projetos mais desafiadores, existem maneiras de criar suas próprias pequenas peças. Usando as técnicas de amigurumi, por exemplo, você pode construir bichinhos de pelúcia que são tão bonitos quanto divertidos de fazer.

Agulha Para Crochê de Bambu 1,75mm

O que é amigurumi?

Amigurumi é um tipo popular de crochê. A palavra é uma junção de dois termos japoneses: ami, que significa crochê ou malha; e nuigurumi, que quer dizer uma bichos de pelúcia. Muitas vezes assume a forma de um animal ou criatura fantástica com uma estética que é melhor descrita como kawaii (ou fofa). Isso torna o amigurumi ideal para crianças ou qualquer pessoa que goste de nariz em botão e bochechas rosadas e muita maciez para apertar!

Tesoura Para Costura Kit Multiuso Gf2021 17cm

Amigurumi explodiu em popularidade no início do século, principalmente porque se popularizou no Ocidente. Graças a sites e comunidades online de tricô e crochê, a influência dessas fofuras só cresceu. Agora, você pode comprá-los totalmente formados por um crochê, ou fazer o seu próprio usando um padrão – siga lendo que explicamos como você mesmo pode coser o seu!

Focinho Plástico com Trava Nº 10 com 10 Unidades Preto

O que é preciso para fazer amigurumi?

O amigurumi é uma forma acessível de crochê que tanto iniciantes quanto artesãos experientes podem desfrutar. Ele usa técnicas básicas que incluem o ponto único, ponto duplo e diminuição invisível. Antes de começar a fazer crochê, certifique-se de ter esses acessórios em mãos (aqui na Le tem tudo, clique aqui!):

Fios

Existem muitas linhas no mercado, e nem todos são bons para crochê amigurumi. Um fio muito fofo pode ser difícil de trabalhar (especialmente quando se usa um pequeno gancho), e as fibras felpudas podem obscurecer os detalhes de sua boneca. Aqui estão três tipos populares de fios para amigurumi:

100% algodão e fio de algodão mercerizado. Este tipo é torcido firmemente para que você não veja nenhuma fibra.

Fio Pingouin Bella Fashion 150g 0501 Lavanda

Fio de mistura de semi-algodão (50% algodão, 50% acrílico). Se você selecionar este fio, ele será mais leve e pode ser lavado na máquina. Dependendo do seu projeto, a mistura de semi-algodão pode ser a melhor escolha. Não é tão pesado quanto o fio 100% algodão, o que significa que os pontos não ficarão tão facilmente fora de forma quanto maior o projeto ficar.

Fio acrílico. Se você está preocupado com o orçamento para o seu crochê, então o fio acrílico vai lhe dar o melhor retorno para o seu investimento. Existem algumas desvantagens, no entanto; pode ser fibroso e difícil de ver os detalhes, e o fio pode sair do formato facilmente se não for costurado o suficiente.

Kit Agulha Para Crochê Acrílica de 3.0 a 12mm com 9 Unidades

Agulha de crochê

Você vai querer uma agulha de crochê de calibre pequeno para amigurumi porque não quer que o enchimento da boneca fique visível. Consulte o seu padrão para saber o tamanho do gancho a ser usado. Recomenda-se que você use um 2 a 3 vezes menor do que o recomendado para o seu fio ao fazer crochê de amigurumi (2,00 mm é uma boa! pois resulta em pontos limpos e menos espaços).

Fibra Para Enchimento 50g

Enchimento

Recheio (como poliéster ou algodão) dará forma à sua boneca e dará vida a ela.

Tesoura

Invista em uma tesoura boa e afiada para fazer cortes limpos no fio.

Botões

Tem tantos modelos, cores e texturas que dá pra fazer muitos tipos de olhos e narizes.

Olho Plástico Redondo Nº 14 com 10 Pares Castanho

Como fazer amigurumi?

Ponto de crochê

O ponto mais comum e utilizado do crochê é o chamado correntinha (uma técnica que simula uma trança de cabelo). Quando começar a fazer a corrente, você pode optar pelo ponto mais aberto ou fechado, uma vez que pode variar dependendo da agulha e linha escolhidos.

Passo a passo

Primeiro, estique a ponta da linha e faça uma volta. Em seguida, transpasse dois dedos por dentro da volta e puxar a linha, criando assim um nó. No terceiro passo, encaixe a agulha dentro da volta e puxe a linha até que o nó fique rente à agulha. Então, segure a ponta solta da linha por dentro da sua mão e com a outra mão faça movimentos com a agulha.

No próximo passo, posicione o gancho da agulha de frente para você e segure a linha entre os dedos. Depois passe a agulha por baixo e lace a linha puxando para dentro do nó. O ponto segue assim, laçando a linha por baixo e puxando para dentro do nó, até concluir a forma da criaturinha.

Fio Pingouin Bella 150g 0317 Soviet

Aqui na Le biscuit tem tudo para artesanato. Para fazer amigurumi, então, nem se fala! Linhas, agulhas e tudo mais, passe na loja mais perto e aproveite. Ah, você também pode pedir pelo app e pelo site para receber onde estiver! Marque a gente quando postar seu trabalho, queremos acompanhar o seu progresso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *