Quais modelos de sofá estão na moda em 2022?

O sofá é um item utilizado tanto para decorar a casa como para fornecer conforto na hora do descanso. Escolher bons modelos de sofá ajuda a ter o móvel por anos, mas como este item acaba sendo o cartão de visitas da casa, há uma certa preocupação com relação às tendências e modelos, por isso, separamos algumas dicas de quais modelos de sofá estão na moda em 2022 para você escolher o ideal para sua casa.

8 modelos de sofá na moda em 2022

As tendências decorativas ajudam a deixar a casa mais bonita e diferenciada. Alguns sofás estão muito em alta, enquanto outros são considerados verdadeiros clássicos. Para compor ainda mais o ambiente ainda tem os acessórrios de sofá, como almofadas que dão toque de cor, charme e conforto.

Não sabe qual modelo de sofá escolher? Confira abaixo quais os modelos de sofá na moda em 2022!

1- Chesterfield

Um sofá é caracterizado como Chesterfield quando seus braços têm a mesma altura do encosto e com a curvatura para fora no topo. Originalmente era fabricado apenas em couro legítimo, mas hoje é possível encontrá-lo nos mais diversos materiais. Seu aspecto elegante — principalmente quando em veludo — traz sofisticação ao ambiente mais simples.

Acredita-se que o Chesterfield tenha se originado no século XVIII, mas sua elegância faz com que ele seja procurado até hoje. Por ser um modelo clássico e normalmente fabricado com materiais nobres, sua durabilidade é altíssima. Além disso, dependendo da cor e do tecido, pode combinar tanto com salas mais clássicas quanto com mais modernas.

2- Sofá de canto ou em L

O sofá de canto, também conhecido como sofá em L, é o ideal para quem tem uma sala pequena. Isso porque ele ajuda a otimizar o espaço, tornando a área mais ampla e oferecendo mais espaço para todos os moradores e visitantes se acomodarem.

Ele é semelhante ao modelo com chaise, porque tem uma parte como um sofá tradicional e outra que se assemelha a uma chaise, formando a letra L.

Em geral, esse modelo de sofá consegue acomodar confortavelmente até 6 pessoas.

3- Sofá retrátil e reclinável

Uma sala confortável é o sonho de muitas pessoas. E, para isso, nada melhor do que investir no sofá retrátil e reclinável. Ele é uma verdadeira tendência de decoração, brilhando em várias residências.

Se a ideia é montar uma sala de estar e de TV, ou apenas uma sala de TV, com certeza esse é o sofá ideal.

Isso porque ele permite que você regule como quer o encosto, além de poder puxar o assento para frente, acomodando confortavelmente as pernas. Ou seja, perfeito para ficar várias horas assistindo TV. E, quando terminar, é só retornar o sofá à posição inicial, economizando espaço.

4- Sofá cama

Os móveis multifuncionais são verdadeiras tendências decorativas. Afinal, cada vez mais os imóveis estão menores e precisamos de soluções criativas para podermos utilizar a mesma área com várias funções.

Por todos esses pontos, o sofá cama é um dos queridinhos de muitas pessoas. Principalmente para quem não tem um quarto de hóspedes, mas gosta de receber visitas em casa.

Você pode usar o sofá cama tanto na sala de estar, como em um quarto adicional, por exemplo no que você usa para o home office.

Quem tem “preconceito” com esse sofá, devido aos modelos antigos que não eram tão bonitos, deve repensar essa ideia. Porque os atuais sofás cama estão repaginados, com design bastante moderno e são capazes de se integrar perfeitamente a diferentes estilos decorativos.

Se você está pensando em criar um cantinho de leitura em casa, que seja multifuncional, e também funcione como quarto de hóspedes, pode investir no sofá cama sem medo.

5- Sofá sem braço

A sua sala de estar é pequena e você sofre na hora de definir os modelos de sofá ideais? Que tal pensar em um sofá sem braço?

Ele é moderno, despojado e dá a sensação de ocupar menos espaço, sendo perfeito para ambientes pequenos.

O modelo costuma ter o encosto também menor, o que contribui para a sensação de leveza e ajuda a encaixá-lo perfeitamente mesmo em espaços menores.

Só tome cuidado ao usar essa opção na sala de TV, porque a falta de apoio para os braços pode ser desconfortável para passar longas horas.

6- Sofá redondo

Ama a decoração contemporânea e quer um sofá que seja o ponto focal do ambiente? Invista no modelo redondo! Um sofá diferenciado é, sem dúvida, uma ótima dica para renovar a sua casa rapidamente.

A forma arredondada pode ser encontrada tanto em sofás de 2 lugares, como em modelos individuais, que lembram uma grande poltrona.

A forma sinuosa pode ser usada em contraste com as linhas retas e sóbrias da decoração contemporânea. Você irá adicionar movimento e criar um ponto focal, deixando o ambiente muito mais aconchegante e convidativo.

O sofá redondo, ainda, pode ser encontrado em versões para áreas externas, com tecido impermeável e fibras naturais. Confortável, ele é ótimo para varandas gourmet, área da piscina e quintais.

7- Sofá dupla face

O sofá dupla face, também chamado de sofá ilha, é outro modelo “moderninho” e cheio de estilo que tem conquistado o coração dos brasileiros mais antenados em decoração.

Como o próprio nome sugere, esse é um sofá que permite integrar os ambientes. Porque você pode sentar dos dois lados. Então, quem tem uma sala de estar integrada com outro ambiente social, pode se beneficiar bastante do modelo, já que é possível integrar todos os visitantes e criar um espaço mega aconchegante.

Os modelos prontos costumam medir 1,30m de profundidade. Por isso são mais recomendados para imóveis espaçosos.

8- Sofá modular

O sofá modular é o modelo que conta com peças soltas. Você vai montando o móvel do jeito que deseja.

Assim, você tem muito mais liberdade para criar sua decoração e organizar a sua casa.

É possível mover os módulos de um lado para outro, aumentando ou diminuindo o sofá de acordo com a quantidade de visitantes que você irá receber, por exemplo. E, ainda, dá para modificar o formato, deixando o sofá tradicional ou em L – e até confeccionar uma chaise.

E agora, qual modelo sofá escolher em 2022?

Com tantos modelos de sofá, está complicado escolher o ideal? Mais do que tendências decorativas, você deve focar nas suas preferências pessoais, no estilo do ambiente, na quantidade de moradores e visitas que você recebe e no conforto.

  • Considere sempre a proporção do sofá com o ambiente. Um sofá muito grande impede a circulação e deixa o espaço sufocante. Sempre tente deixar, no mínimo, 70 cm livre de espaço na frente e nas laterais do sofá.
  • Avalie ainda quantas pessoas moram na sua casa, pensando no tamanho ideal para que todos fiquem confortáveis.
  • Se a sua sala é muito pequena e você não pode ter um sofá grande, que acomode todo mundo, que tal uma composição?
  • Use um modelo de sofá moderno e mais chamativo e complemente com um jogo de poltronas ou pufes. Ou, ainda, pense em um modelo de sofá pequeno, como uma versão sem braços, e poltronas mais confortáveis para a composição.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher entre os diferentes modelos de sofá aí para sua casa? Aproveite e confira nosso artigo sobre os principais truques para escolher as almofadas para sofá e arrase na sua decoração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *