A importância de brincar com bonecas e figuras de ação

No Dia das Crianças, o brinquedo preferido da garotada segue sendo bonecas e figuras de ação. Confira com o Blog da Le o porquê da importância desses itens na vida dos seus filhos.

Pergunte a qualquer criança ao redor se ela bonecas ou figuras de ação e, na maioria das vezes, você receberá uma resposta firme e positiva! O fato é que, desde o tempo em que estão por aí, eles têm sido a fonte de alegria para todas as crianças.

Já que esses brinquedos articulados são divertidos para as crianças brincarem, há realmente algum benefício educacional em comprá-los para seus filhos? Na verdade, existem e você pode conferi-los aqui!

Bonecas e figuras de ação são ideais para a imaginação

Primeiramente, as figuras de ação são ótimas maneiras para as crianças desenvolverem sua imaginação enquanto criam histórias e situações para as figuras de ação participarem. Isso também as ajuda a expor seus pensamentos imaginativos, bem como ajudá-las a desenvolver sua fala, também.

Em segundo lugar, os bonecos de ação ajudam as crianças a aprender a diferença entre o bem e o mal, pois geralmente imaginam cenários em que um boneco é o herói e o outro é o vilão. Usando bonecos de ação, os pais podem ensinar aos filhos a diferença entre valores ou ações bons e ruins. Isso pode ajudá-los a se envolver mais em qualquer cenário social à medida que envelhecem.

As crianças adoram inventar histórias fantásticas para suas figuras – qualquer coisa, desde levar a princesa em uma travessura imaginária por uma floresta imaginária até cuidar de sua coleção de animais de fazenda.

Bonecas e figuras de ação desenvolvem habilidades adicionais

Exatamente, eles são uma boa maneira de ensinar as crianças a aprender a contar, usando os bonecos de ação como objetos. É possível, ainda, ensinar adição e subtração básica por meio da construção de histórias usando o mesmo conceito.

Você também pode ensinar as crianças a identificar cores e características usando bonecos, por exemplo, pedindo às crianças que escolham todos os heróis de ação em uma cor específica de uma linha de diferentes bonecos de ação ou pedindo que selecionem todos os super-heróis que usam máscaras em seus rostos. Existem muitas maneiras pelas quais você pode incorporar figuras de ação ao aprendizado; você só precisa usar um pouco de imaginação.

Bonecas e figuras de ação estimulam o desenvolvimento emocional

A inteligência emocional é uma habilidade essencial. Ter um filho que consegue se conectar com suas emoções, mostrar empatia pelos outros e reconhecer os estados emocionais dos outros é algo que deve ser feito para ser uma pessoa amorosa e atenciosa à medida que crescem. Eles também terão uma grande vantagem na navegação escolar, trabalho e relacionamentos pessoais mais tarde na vida.

As crianças “praticam” situações emocionais com figuras. Talvez o bebê pônei tenha machucado a pata e sua mãe precise ajudá-lo e cuidar dele. Ou talvez a sereia vá brincar sozinha – uma espécie de teste de independência. Ou talvez alguns irmãos heróis precisem trabalhar juntos para encontrar algo que ambos queiram fazer.

Ouvir ou brincar com seu filho com bonecos pode lhe dar pistas sobre o que ele está sentindo e como está internalizando a maneira como você fala com ele, pois é provável que ouça coisas que diga sair de sua boca. Esta é uma das razões pelas quais os brincalhões gostam de usar figuras – ouvir como uma criança “fala em nome” de uma figura parental pode lhe dar muitas pistas sobre como eles vêem seu relacionamento com seus pais.

Bonecas e figuras de ação são ótimas opções para colecionar e decorar

Por último, bonecos de ação podem ser ótimos itens de colecionador, então isso é um benefício por si só. Essas figuras são bastante duráveis, então é possível que anos depois seu filho ainda valorize sua coleção de bonecos de ação, e ele ou ela pode até se tornar um colecionador sério que pode vir com grandes valores monetários.

É claro que há muitos benefícios em comprar bonecos de ação para seus filhos. Praticamente todo o tempo de brincadeira é também tempo de aprendizado para as crianças; é incrível o quanto eles aprendem imaginando seus brinquedos em diferentes cenários. Deixe seus filhos escolherem as bonecas e figuras de ação baseados em personagens populares de que gostam para ajudá-los a tirar o máximo proveito deles.

Adicionar toques lúdicos pode nos lembrar, como adultos, de continuar imaginando. E descobrimos que ter uma decoração com bonecas e figuras de ação torna nossa casa mais divertida e convidativa para todos que moram aqui – crianças e adultos!

Aproveite o Dia das Crianças para garantir o presente da meninada. Aqui tem um montão de brinquedo! Passe na Le biscuit mais perto ou peça pelo site e app para receber onde estiver!

Foto de capa: Dinu J Nair

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *