Guia completo de como escolher ventilador de mesa

Saber como escolher ventilador de mesa certo é fundamental para garantir conforto e comodidade nos dias mais quentes. Afinal, são diversos os modelos e opções no mercado. Por isso, é importante saber quais características considerar antes da compra.

Para ajudar nessa tarefa, trouxemos um guia rápido e completo de como escolher ventilador de mesa. Assim, você vai saber o que procurar e onde comprar o melhor modelo para sua casa ou trabalho. Confira!

Vantagens de escolher ventilador de mesa

Ventilador de Mesa Mondial 8 Pás 40cm 220V
Ventilador de Mesa Mondial

O ventilador de mesa tem como vantagem sua versatilidade. Por esse motivo, é um dos modelos mais procurados. Por ser leve, essa peça pode ser transportada para qualquer lugar sem grande esforço. Desse modo, pode acompanhar você e sua família também em viagens.

Além disso, pode ser usado em diferentes cômodos, como quarto, sala, escritório, cozinha e até banheiro. Embora seja chamado de ventilador de mesa, esse modelo também pode ser colocado no chão.

Diferença do ventilador de mesa para o de coluna

Diferente do ventilador de mesa, o ventilador de coluna é um modelo mais alto, indicado para lugares amplos em que é necessário circulação de ar mais alta. Esse modelo costuma medir entre 1,50 a 1,80m. Além disso, conta com ajuste de altura. Contudo, exatamente por seu tamanho, o ventilar de coluna não pode ser transportado com a facilidade do modelo de mesa.

Como escolher ventilador de mesa

Ventilador de Mesa Mondial Turbo Excellence VT-RP-01
Ventilador de Mesa Mondial Turbo

Saber como escolher ventilador de mesa não é somente avaliar o design e beleza. É preciso ficar atento a algumas características que tornam aquele o melhor modelo. Por isso, antes de comprar seu ventilador de mesa, considere os critérios abaixo.

Quantidade de pás

O principal ponto a ser avaliado na hora de saber como escolher ventilador de mesa é o número de pás. Afinal, essa é a peça responsável por gerar o vento. Geralmente, as pás costumam medir entre 30 a 50 cm.

Para ambientes maiores, as mais indicadas são aquelas que medem mais de 40cm. A quantidade de pás também deve ser observada. Os modelos variam entre 4 a 6 pás. Por isso, lembre-se que, quanto mais pás o ventilador tiver, mais eficiente o aparelho será.

Potência do motor

A potência do motor do ventilador também indica a capacidade de refrescar o ambiente. Assim, quanto maior a potência do ventilar de mesa, mais vento ele vai produzir. Entretanto, a potência do motor está ligada diretamente ao cosumo de energia, que também será maior.

Consumo de energia

Falando em consumo de energia, essa é outra característica a qual você deve atentar-se. Busque no ventilador de mesa a classificação do INMETRO indicada no Selo Procel. O melhor modelo terá também a classificação A, indicando alta eficiência do aparelho e baixo consumo de energia.

 Vazão de ar

A vazão de ar do ventilador é indicada em m³/s (metros por segundo). A medida representa a quantidade de ar que o ventilador é capaz de movimentar. Quanto maior a vazão, maior será a sensação de frescor no ambiente.

Barulho

Por fim, o ventilador de mesa ideal deve ser aquele que não incomoda, principalmente se usado durante a noite, certo? Por isso, considere as informações a respeito de ruídos produzidos. Essa informação também pode ser encontrada no selo do INMETRO.

Melhores ventiladores de mesa 2023

Ventilador de Mesa Ultra Silence Force VD40 40CM 6 Pás 126W Arno
Ventilador de Mesa Ultra Silence Force Arno

Um dos melhores ventiladores de mesa 2023 é o Ventilador de Mesa Ultra Silence Force Arno. Quando for comprar o seu, considere escolher entre as marcas que se destacam e apresentam melhores avaliações dos consumidores como a Arno, Mondial, Britânia, Mallory e Ventisol.

Veja também! Ar-condicionado ou Ventilador: qual ideal para o verão?

Agora, que você já sabe os principais pontos a considerar antes da compra, acesse o site da Le Biscuit e conheça as diversas opções de ventilador de mesa com os melhores preços do mercado!

Gostou destas dicas? Então, garanta aqui o seu ventilador de mesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *