Ar-condicionado ou Ventilador: qual ideal para o verão?

O verão já está batendo às portas e na hora de se refrescar sempre surge aquela dúvida, afinal, é melhor investir no ar-condicionado ou ventilador?

Cada um dos equipamentos possui suas características, vantagens e desvantagens. É importante conhecer todos esses pontos e fazer uma escolha sensata, que melhor se adapte a sua realidade e necessidades.

Para te ajudar, a Le Biscuit montou esse conteúdo completo. Confira!

O verão no Brasil

Oficialmente, o verão tem início em 21 de dezembro e se estende até 20 de março. Durante essa época do ano é normal que as temperaturas subam bastante, especialmente em algumas regiões do país, como o Nordeste e o Centro-Oeste.

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, é considerada a cidade mais quente do Brasil, com temperaturas acima dos 40 graus e sensação térmica chegando a quase 45 ºC.

Mesmo que você não more em uma cidade tão quente assim, é inegável que o verão brasileiro consegue atingir temperaturas bem altas. Por isso, buscar opções para se refrescar como recorrer a um ar-condicionado ou ventilador é uma forma de se manter mais confortável, tanto durante o dia como à noite, assegurando o repouso e bem-estar.

Ventilador: o que você precisa saber

Ventilador de Mesa Mondial 6 Pás Super Power 40cm branco
Ventilador de Mesa Mondial

O ventilador é um dos principais aliados na hora de combater o calor intenso. São vários os modelos, como de teto, de chão, de mesa, de parede e de coluna.

Se você precisa de mobilidade, por exemplo para levar para uma viagem à praia no verão, sem dúvida o ventilador de mesa ou os mini ventiladores são perfeitos!

Esse equipamento não tem como função resfriar o ar. Ele faz com que o ar circule mais rápido, produzindo vento e ajudando a reduzir a sensação de calor, resfriando o corpo.

Por isso, é ideal para ambientes em que há passagem de ar livre, garantindo que o ar seja sempre renovado e o ventilador consiga produzir uma brisa mais fresca.

A capacidade varia de acordo com o modelo e a potência escolhida. Lembrando que, quanto maior a potência, maior também é o consumo de energia.

Vantagens do ventilador

O ventilador apresenta diversas vantagens como:

  • Não resseca o ar, sendo ideal para quem tem alergias e outros problemas respiratórios;
  • Existem modelos de todos os tamanhos, inclusive portáteis;
  • Ajuda na circulação do ar;
  • Os modelos contam com ajustes de inclinação, direcionando o vento para onde você preferir;
  • É fácil de limpar, já que muitos desmontam facilmente.

Ar condicionado: o que você precisa saber

Ar-Condicionado Split 12.000 BTUs Samsung Inverter WindFree Frio
Ar-Condicionado Split Samsung Inverter

O ar-condicionado, ao contrário do ventilador, tem a função de refrigerar o ambiente. Por isso, ele precisa ser instalado em ambientes sem circulação de ar.

Não importa o quanto o espaço esteja quente, o ar-condicionado é capaz de reduzir a temperatura. Você, ainda, consegue programar a temperatura que deseja, ajudando no conforto térmico.

Porém, o custo de aquisição do aparelho é maior e para a instalação você precisará de mão de obra específica.

Hoje já existem modelos de ar-condicionado portáteis e menores, que podem ser instalados sem necessidade de furar a parede, perfeitos para quem mora de aluguel ou não pode modificar a fachada, por exemplo.

Para a escolha perfeita, considere a metragem do ambiente e a quantidade de BTUs do ar-condicionado, além de verificar o nível de insolação, número de pessoas no espaço e quantidade de aparelhos eletrônicos ligados (que ajudam a esquentar).

Vantagens do ar-condicionado

Entre os pontos positivos do ar-condicionado estão:

  • Consegue refrigerar os espaços, mesmo os mais quentes ou com maior nível de insolação;
  • Existem modelos variados, inclusive aqueles chamados de ar-condicionado inverter, que economizam energia, e com purificadores de ar, que resolvem o problema do ressecamento;
  • É ideal para dormir, porque você consegue controlar a temperatura que deseja e não irá sofrer com a queda de temperatura da madrugada;
  • consegue resfriar um ambiente inteiro e não apenas a área de alcance.

E, agora, ar-condicionado ou ventilador: qual ideal para o verão?

Na hora de escolher entre ar-condicionado ou ventilador é importante entender as suas necessidades e as características do ambiente. Tanto o ventilador quanto o ar-condicionado vão ajudar a amenizar o calor do verão.

Porém, em geral, para espaços muito quentes, o ar-condicionado é mais indicado, porque é mais eficiente.

Antes de escolher, é preciso considerar o quanto você está disposto a investir no aparelho e na instalação, já que o ar-condicionado exige um gasto maior. O consumo energético também tende a ser mais alto, embora esse ponto precise ser analisado com cuidado.

Afinal, se você deixar o ventilador ligado dia e noite, porque o ambiente é muito quente, também terá um gasto alto de energia.

Dicas antes de esolher o ar-condicionado ou Ventilador:

  • Avalie o quanto você pode e deseja pagar, já que o ar-condicionado é mais caro que o ventilador;
  • Considere as características do seu ambiente, porque se ele for muito quente, o ventilador pode não ser suficiente;
  • Preze pelas suas preferências pessoais, caso precise de algo móvel e simples de instalar, o ventilador é um grande aliado.

E, claro, nada impede que você tenha o ventilador e o ar-condicionado em um mesmo ambiente. Assim, você pode deixar o ar apenas para os dias mais quentes do verão e naqueles em que o calor está um pouco mais ameno, se refrescar com o ventilador.

Independentemente da sua escolha, na Le Biscuit você encontra diversos modelos de ar-condicionado e ventilador com preços imbatíveis. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *