Aprenda a fazer 3 deliciosos tipos de pão caseiro

Quentinho, com manteiga derretendo ou como torrada, não se pode negar: o pão é um rico alimento que não pode faltar à mesa. Se você está querendo aprender algo novo na cozinha, aproveite as receitas e garanta elogios!

Fazer pão é uma habilidade nata e conseguir um produto que você realmente vai comer pode demorar um pouco. Assim como cozinhar qualquer prato, tudo melhora com a prática. Assar a mesma receita todas as semanas também tem vantagens. Rotina e correção de erros do passado levam à perfeição!

Forma Para Pão Le Antiaderente 25x13cm

Por que fazer pão?

Além do fato de que muitas pessoas cozinham porque ficam satisfeitas e até alegres com o processo, assar seu próprio pão pode ser mais saudável do que comprar pronto, na padaria ao lado de casa. Menos aditivos e controle total da qualidade dos ingredientes são considerações importantes.

Panificadora Mondial Master Bread Npf-54 Branca – 220v

O tempo é um fator, mas ele pode ajudar até mesmo as pessoas muito atarefadas. Isso porque o pão e a massa também congelam bem. Então, aproveitando que o dia 08/07 é o dia do panificador, acorde cedo, prepare os ingredientes e mão na massa!

Forma Para Pão Le Marble em Silicone 32cm

Receita de pão delícia

Esse pãozinho faz o maior sucesso nas festas de aniversário, especialmente na Bahia. Fofinho, macio, pode levar recheio ou não. A fornada é farta e é um ótimo lanche!

Você vai precisar de:

Ingredientes – Massa

1 quilo de farinha de trigo sem fermento
1 embalagem ou 11 gramas de fermento seco
1 xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de leite morno
3 ovos
1 colher de sopa de sal
Meia xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de margarina derretida

Panificadora Britânia Multipane 2p Preta – 220v

Ingredientes – Cobertura

Margarina ou manteiga
100 gramas de queijo parmesão ralado

Ingredientes – Creme para Rechear (opcional)

1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 gema
1 pitada de sal
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Meia caixinha de creme de leite

Forma Para Pão Le Chef de Silicone 29cm

Para fazer, em um refratário, adicione a metade da farinha de trigo e reserve o restante. Adicione o açúcar, o fermento e mexa. Em seguida, coloque o leite e mexa mais uma vez. Adicione o óleo, o sal e os ovos. Comece a sovar e vai adicionando o restante da farinha de trigo, até obter uma massa lisa e elástica. Sove bem, por aproximadamente 15 minutos, pois esse é o grande segredo.

Deixe a massa descansar por 30 minutos, após ter completado o tempo necessário, é hora de modelar os pãezinhos. Unte as mãos com margarina e modele cada pãozinho em formato redondo. Coloque em tabuleiros untados e enfarinhados. Abafe os pãezinhos e deixe-os descansar por 1 hora.

Bowl Le Acrílico Cristal 3,5l

Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius e leve para assar. Enquanto os pãezinhos estão no forno, é hora de preparar o recheio. Em uma panela adicione, o leite, a gema, a farinha de trigo e a margarina. Leve ao fogo mexendo bem, até obter um creme suave. Depois adicione o queijo, o creme de leite e deixe no fogo até o queijo derreter e reserve.

Uma dica: o ponto do pãozinho é não deixar ele corado, quanto mais branquinho, mais macio ficará. Para prepará-lo, corte-o, passe creme de queijo, pincele com margarina e polvilhe com queijo ralado.

Porta Pão Le Bambu 33cm

Receita de pão caseiro

Você vai precisar de:

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de água ou leite morno (600 ml)
1 ovo
1 xícara (chá) de óleo (240 ml)
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) rasa de sal

Liquidificador Philco PH800 900W

Modo de preparo

Para fazer, reserve a farinha em uma tigela e bata os demais ingredientes no liquidificador. Despeje aos poucos sobre a farinha, enquanto mistura, até formar uma pasta elástica. Distribua em uma ou mais fôrmas de pão untadas e enfarinhadas, preenchendo apenas até a metade. Cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume. Trace cortes na superfície, polvilhe farinha e asse em forno médio preaquecido (200 ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar. Desenforme morno e deixe esfriar sobre uma grade.

Bowl Le Chef Inox 28cm

Receita de pão doce

Você vai precisar de:

Ingredientes – Massa
1/2 xícara de leite (120ml)
1/2 lata de leite condensado (197g)
2 ovos
1/4 de xícara de óleo (60ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha (6ml)
500g de farinha de trigo (cerca de 4 xícaras adicionadas aos poucos)
1 colher (chá) de sal (5g)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (ou 30g de fermento biológico fresco)

Cesta Para Pão Retangular Full Fit L Hermitage em Bambu e Rattan Marrom 36x16x6cm

Ingredientes para o recheio (a gosto)

Leite condensado
Canela em pó
Doce de leite
Coco ralado
Goiabada

Para fazer, em um recipiente junte o leite, o leite condensado, o ovo e o óleo e misture bem. Coloque metade da farinha de trigo, o sal e o fermento e misture novamente. Em seguida, vá adicionando mais farinha de trigo até que massa fique mais firme e seja possível manipular com as mãos.

Sove a massa até que ela fique bem elástica (10 a 15 minutos). Pode sovar no recipiente, em uma bancada ou com uma batedeira usando o gancho. Em seguida, molde-a em uma bola, devolva para o recipiente, cubra e leve para descansar em um lugar fechado por pelo menos 1 hora ou até que a massa dobre de volume.

Faca Para Pão Le Classic em Inox com Cabo Plástico 8″

Depois deste tempo, retire o ar da massa e a divida pelo número de pães que quiser fazer, eu dividi em 2 partes, cada uma com cerca de 450g cada. Abra cada parte como um retângulo comprido, espalhe doce de leite e polvilhe coco seco ralado.
Agora enrole a massa e corte em tiras com cerca de 3cm. Repita o processo com a outra metade da massa.

Disponha os rolinhos em uma forma untada e enfarinhada deixando pelo menos 5cm entre cada pedaço e deixe descansar por mais 30 minutos para que a fermentação recomece. Depois deste tempo, pincele a superfície do pão com leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até que os pães estejam bem dourados. Agora é só retirar do forno e servir.

Tábua de Pão Santorini Retangular em Madeira Migalheira

Dica bônus do Blog da Le

Como guardar pão caseiro?

Você pode armazenar pão caseiro em um saco plástico ou uma caixa de pão para o máximo de frescor. Se você acha que não pode terminá-lo em alguns dias, você também pode congelar o pão. Basta embrulhar em plástico e colocá-lo no freezer. Vai durar alguns meses. Se o seu pão ficar um pouco velho, você sempre pode usá-lo para fazer torradas.

Rolo Para Massas de Madeira Le Saveur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *