frigideiras

Como usar e cuidar corretamente de suas frigideiras

Você pode até não ser um master chefe do sabor, mas saiba que cada tipo de frigideira tem um segredo. Finalmente chegou o momento de você conhecer todos os truques para conservar e aproveitar ao máximo este item indispensável em qualquer cozinha!

Uma das ferramentas básicas para cozinhar, necessária para milhares de pratos e, talvez por isso, tende a acabar como se voltasse da guerra, a frigideira foi, sim, feita para durar. Mas se a sua resiste pouco tempo em perfeitas condições, é mais provável que você não esteja usando esse produto corretamente.

Frigideira Le Cucina 14cm Rosa

Ok, não é preciso ser um renomado cozinheiro para saber manejar uma, mas não dá para usar esse tipo de panela para tudo. Os dicionários descrevem, por exemplo, que a frigideira é um utensílio de cozinha de metal ou barro, de forma normalmente redonda, borda baixa, munido de um cabo comprido usada para frigir. Ou seja, ela para fritar e refogar, não para grelhar. Pode ser usado para isso de qualquer maneira? Sim, mas devemos levar uma série de coisas em consideração.

Aqui na Le tem várias opções de frigideira. Clique aqui e garanta a sua!

Qual frigideira devo usar

Não, as panelas não são iguais e todas têm o mesmo propósito: serem usadas da mesma forma. Existem três tipos principais de frigideira e apresentam diferenças importantes. Olha só:

Frigideira Tramontina Antiaderente Decorada 24cm Branca

1. Antiaderente

São de longe as frigideiras mais utilizadas. São feitas de materiais diversos – normalmente, diferentes tipos de aço, mas também de alumínio (mais caro e mais leve) – mas se diferenciam por serem revestidos por um material sintético antiaderente, cujo objetivo é que o alimento não grude no superfície.

É ideal para cozimentos leves como escaldar legumes, fazer omelete ou fritar um ovo, mas não são bons para cozinhar na grelha, para o qual são necessárias temperaturas mais altas. Claro que a gama deste tipo de panelas é muito ampla e existe uma grande diferença entre as mais baratas e as mais caras. Em todo caso, se usarmos muito, teremos que trocá-las de vez em quando, pois acabam perdendo o revestimento antiaderente.

Frigideira Le Cucina 22cm Vermelha

2. Cerâmica

Ultimamente, eles estão na moda, mas têm muitas objeções. Mais uma vez, o que muda é o revestimento da frigideira, que neste caso é de cerâmica. Supostamente, essas panelas permitem um cozimento mais uniforme dos alimentos e podem ser utilizadas com pouca gordura para cozinhar na grelha, embora não seja conveniente utilizá-las em fogo muito alto. Elas têm, no entanto, algumas desvantagens: o revestimento é ainda mais delicado do que o Teflon e pode se desgastar em um instante se não tivermos cuidado para não o arranhar. Além disso, apesar de serem mais caras, são muito fáceis de limpar.

Conjunto de Frigideiras e Grill Fratelli com Revestimento em Cerâmica 3 Peças e Espátula Vermelha

3. Feito de aço inoxidável ou ferro

Essas panelas são as mais caras e também as melhores. Não têm revestimento e suportam temperaturas muito mais elevadas, pelo que são adequadas para grelhar. São materiais que duram muito mais, distribuem e armazenam melhor o calor e, se bem cuidados, podem durar para todo o sempre. Em particular, boas panelas de ferro fundido são um investimento para toda a vida. A única desvantagem dessas panelas é que, como não têm tampa, é necessário usá-las com mais cuidado. Nas primeiras vezes é aconselhável untá-los bem para ajudar a formar uma camada antiaderente, depois a própria panela forma a sua própria camada natural.

Frigideira Bergner Pixel Pro Chef Antiaderente Alumínio Prensado com Indução 28cm Preta

Aqui na Le tem várias opções de frigideira. Clique aqui e garanta a sua!

O que cozinhar na frigideira

Embora quase tudo possa ser cozido na frigideira, seu uso principal deve ser para refogar ou fritar. Para grelhar, é sempre melhor comprar um ferro de engomar, embora, como já dissemos, boas panelas de ferro ou de aço inoxidável sirvam para esse fim. A frigideira deve ser usada sempre com algum tipo de gordura. Azeite ou óleo de girassol, mas também pode ser com manteiga. O segredo é combinar corretamente a quantidade de gordura e a temperatura na qual a aquecemos, dependendo do tipo de preparação. Existem técnicas de cozimento que costumam ser usadas numa frigideira:

Conjunto de Frigideiras Tramontina Turim Preta com 2 Peças

1. O refogado

Esta técnica consiste basicamente em cozinhar qualquer produto com um pouco de gordura quente com a intenção de dourar rapidamente e servir de imediato. É utilizado principalmente para peças pequenas ou produtos picados (carne, legumes ou peixe). É importante que não exageremos na gordura, que a temperatura esteja alta, mas sem realmente queimar o óleo, e que cozinhemos a comida por pouco tempo.

2. A fritura

Fritar parece a coisa mais simples do mundo, e pode até ser, mas ainda assim muitas pessoas erram. Ao contrário de outras preparações, a fritura mal passada multiplica as calorias dos nossos pratos, por isso devemos ter cuidado. O segredo para uma boa fritura é que o óleo esteja quente o suficiente para cozinhar os alimentos por dentro, dourar por fora e não deixá-los de molho em óleo.

Grill Bergner Orion Antiaderente Alumínio Forjado com Indução 28cm Cinza

A temperatura perfeita que o óleo deve atingir para fritar deve estar entre 180 e 190 graus, e cairá para cerca de 170 quando adicionarmos o alimento. Devemos evitar que o óleo queime, pois se a temperatura for muito alta, são geradas substâncias potencialmente tóxicas que, além disso, vão alterar o sabor de nossos alimentos fritos. O óleo nunca deve fumegar.

Dica da Le: um bom truque para saber quando o óleo está pronto é colocar um pouco de alho com casca na frigideira quando começar a aquecer o óleo. Quando começar a estalar, podemos começar a fritar.

Panela Wok Le Antiaderente 30cm Vermelha

Como cuidar das frigideiras

Por fim, devemos nos deter nos cuidados básicos que todas as panelas exigem. Se você seguir essas dicas, suas ferramentas durarão muito mais.

Antes do primeiro uso, lave a panela com água e sabão, seque e aplique uma fina camada de óleo antes de cozinhar. Isso garantirá que o revestimento antiaderente não seja danificado na primeira utilização e que o alimento não grude se for uma panela que não o tenha.

Evite sujeitar suas panelas a mudanças bruscas de temperatura, como colocá-las sob água fria corrente logo após o cozimento. Se você fizer isso, a panela ficará empenada e não distribuirá o calor de maneira uniforme no futuro.

Frigideira Brinox Ruby Antiaderente 24cm Vermelha

Tenha cuidado para não queimar o cabo. Parece bobagem, mas se não centrarmos bem a panela ou não colocarmos no fogo do tamanho certo, ela pode acabar desmontando.

Use sempre utensílios de madeira ou plástico na hora de mexer, revirar ou retirar, isso evita que o revestimento da panela seja danificado.

Embora existam panelas que podem ser lavadas na máquina de lavar louça, a maioria deve ser lavada à mão. Use sempre esponjas macias: esponjas de aço podem danificar o revestimento.

Conjunto Frigideira e Panela Wok Brinox com 2 Peças Antiaderente

Aqui na Le tem várias opções de frigideira. Clique aqui e garanta a sua!

Não importa o tipo de panela que você tenha, seguindo estas simples etapas, você garantirá a limpeza e o cuidado adequados de seus utensílios de cozinha.

Lave as frigideiras com água morna e sabão neutro, com uma esponja não abrasiva, para remover vestígios de graxa e óleos.

Após a lavagem, seque-a com um pano seco ou papel de cozinha. Desta forma evitará a formação de manchas relacionadas com a cal e outros minerais presentes na água.

Evite a aderência de gordura, cozinhando em fogo médio ou baixo. Isso também ajudará a manter a forma de suas panelas.

Use frigideiras do tamanho certo para o diâmetro da fonte de calor. Desta forma, você garante uma distribuição de calor adequada, economizando energia e facilitando a limpeza posterior.

Frigideira Multiflon 22cm com Espátula Antiaderente Vermelha

As frigideiras são para cozinhar. Evite cortar ou picar alimentos dentro deles, pois isso danificará a superfície interna.

Se você tiver restos queimados ou for difícil remover manchas de dentro, adicione um pouco de água, um pouco de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe ferver em fogo médio por alguns minutos. Assim que a panela estiver fria, você verá como é fácil de limpar.

Deixe as frigideiras esfriarem antes de lavá-las. O contato de um metal quente com água fria pode causar deformação, prejudicando sua aparência e causando deterioração em seu desempenho.

Se você tiver pouco espaço de armazenamento, tente colocar uma folha de papel toalha ou um pano antes de empilhá-las. Isso evitará arranhões ou danos à superfície interna.

Frigideira Cucina Cerâmica 24cm

Prontinho! Agora você tem todas as informações necessárias para usar e preservar suas frigideiras. Aqui na Le tem várias opções, clique aqui e confira! Ah, na loja mais perto de você também tem, passe lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *