beneficio quebra cabeça

10 benefícios especiais ao montar quebra-cabeças

Seja para passar o tempo, aliviar o estresse ou desenvolver ações cognitivas, montar quebra-cabeça é um desafio que traz muita diversão e aprendizado, independentemente de quantos anos você tenha!

Quando pensamos em quebra-cabeças, geralmente pensamos em um hobby, uma maneira de passar o tempo e relaxar. A verdade é que, além de divertir muito, também trazem inúmeros benefícios para a saúde. Sabia que essa brincadeira ajuda as crianças no desenvolvimento de suas habilidades? Sim, isso porque melhora a memória, o humor e até previne doenças graves em idosos.

O Blog da Le separou 10 benefícios surpreendentes para montar quebra-cabeças. Ah, não se preocupe com a idade, tem dicas para todo mundo!

Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Quebra-Cabeça Grow Duplo Skylines Cosmopolitas com 500 Peças

Benefícios dos quebra-cabeças

1. Exercício mental

Montar quebra-cabeças pode ser considerado um exercício mental completo, pois exercita os lados direito e esquerdo do cérebro. A direita é responsável pela criatividade, emoções e pensamento intuitivo; a esquerda é o lado lógico, objetivo e metódico.

Quando você monta um quebra-cabeça, os dois lados devem se comunicar e trabalhar juntos, aumentando a função cognitiva. O lobo occipital é a área onde o cérebro conecta cores e formas e também é ativado. Exercitar a mente ajuda a prevenir o declínio cognitivo.

Quebra-Cabeça Grow Tubarões com 150 Peças

2. Melhor raciocínio visual-espacial

Para montar um quebra-cabeça, vemos diferentes peças e devemos colocá-las em uma imagem maior. Fazer este exercício regularmente nos ajuda a melhorar nosso raciocínio espacial, melhorando a percepção de espaços.

Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Quebra Cabeça Jak Princesas com 100 Peças

3. Maior atenção aos detalhes

Ao resolver um quebra-cabeça, principalmente se as peças forem muito semelhantes, é fundamental prestar atenção aos detalhes. Você precisa treinar seus olhos para encontrar as pequenas diferenças de cores ou formas que o ajudarão a completar a imagem. A capacidade de capturar pequenos detalhes pode nos ajudar em todos os aspectos de nossas vidas, especialmente no trabalho. Quando somos mais detalhados e precisos, a qualidade do nosso trabalho melhora.

Quebra-Cabeça Grow Arca de Noé com 30 Peças

4. Melhore a memória

Exatamente! Esse tipo de desafio fortalece as conexões neurais e aumenta a geração de novas conexões. Isso aumenta a velocidade mental e os processos de pensamento.

Ao pegar uma peça, você tem que buscar entre as outras uma cor ou forma que você tem em mente e visualizar a imagem em grande escala para ver quais se encaixam.

Quando você exercita a parte do cérebro encarregada de armazenar essas informações, ajuda a manter e melhorar a memória de curto prazo.

Quebra-Cabeça Pais e Filhos Friends com 60 Peças

5. Aumente o seu QI

Um estudo revelou que passar 25 minutos por dia resolvendo quebra-cabeças e charadas pode aumentar seu QI em 4 pontos. Isso é um grande avanço!

Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Quebra-Cabeça Grow Mapa do Brasil com 200 Peças

6. Melhorar a capacidade de resolução de problemas

Para resolver os quebra-cabeças, você usa diferentes abordagens para tentar resolver um problema, já que é um teste de tentativa e erro. Também aprende o valor de formular teorias, testar hipóteses e mudar suas perspectivas quando algo não sai como planejado.

Essas habilidades podem ser transferidas para os desafios no trabalho, tornando-o mais inovador na solução de problemas, pensamento mais crítico e melhores habilidades adaptativas.

Quebra-Cabeça Toyster Grandão Dinos com 48 Peças

7. Maior produtividade

Quando você está mais feliz e menos estressado, é mais fácil se concentrar. Se sua concentração melhora, sua produtividade dispara. Caso tenha problemas para se concentrar em seus estudos ou trabalho, considere fazer uma pequena pausa para montar um quebra-cabeça e reiniciar seu cérebro.

Algumas empresas já incluíram jogos nas áreas de descanso; eles ajudam os funcionários a se desconectarem do trabalho por alguns minutos, prontos para recomeçar.

Quebra-Cabeça Grow Aves com 100 Peças

8. Melhor colaboração e trabalho em equipe

Outro motivo para incorporar quebra-cabeças em seu local de trabalho é que eles ajudam a construir a colaboração entre colegas de trabalho. Pesquisadores descobriram que, quando os funcionários podem resolver juntos no ambiente de trabalho, isso os ajuda a melhorar seus relacionamentos e a capacidade de cooperação.

Quebra-Cabeça Pais e Filhos Rainbow com 150 Peças

9. Melhor humor

Resolver quebra-cabeças tem um grande benefício, pois aumenta a produção de dopamina no cérebro. Este neurotransmissor é responsável por regular o humor e o otimismo. Também afeta o aprendizado, a memória, a concentração e a motivação. A dopamina é liberada toda vez que fazemos um quebra-cabeça e até mesmo toda vez que colocamos uma peça no lugar certo. Isso nos incentiva a continuar a fazê-lo e a nos desafiar.

Quebra-Cabeça Pais e Filhos Candy com 80 Peças

10. Diminua o nível de estresse

Além de nos desafiar, também nos ajuda a relaxar. Nossos cérebros vão de “Beta” ou despertos, para um estado de “Alfa” quando você está montando quebra-cabeças. O estado Alfa é semelhante ao estado em que estamos quando estamos sonhando.

Essa mudança de consciência traz muitos benefícios, incluindo:

Capacidade de fazer conexões mais profundas;
Aumentar nossa autoconfiança;
Aliviar o estresse;
Abaixar ainda mais sua pressão arterial e frequência cardíaca.

Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Dica bônus do Blog da Le

Motivos para crianças montarem quebra-cabeça:

Brincar com blocos, quebra-cabeças e jogos de formas ajuda a desenvolver habilidades espaciais. Eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da consciência espacial e, posteriormente, entram em cena quando são abordados tópicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

patrulha canina quebra cabeça

Quebra-Cabeça Grow Patrulha Canina com 30 Peças

Crianças em fase de crescimento podem ser beneficiadas de várias maneiras, sempre adaptando o tamanho das peças e a dificuldade para a idade:

Benefícios cognitivos: os quebra-cabeças ajudam a desenvolver a percepção, a organização e a concentração.

Benefícios físicos: Embora não pareça um exercício físico, fazer um quebra-cabeça requer coordenação motora e uso controlado da mão, o que leva ao desenvolvimento da “garra fina” (pegar um pequeno objeto entre o polegar e o indicador da mão) .

Benefícios emocionais: Eles também ensinam paciência, autoconfiança e autocontrole. Construir um quebra-cabeça exige tempo e esforço. Ao finalizar um puzzle sentimos admiração e reconhecimento por o ter conseguido, principalmente nas crianças.

Os quebra-cabeças também são usados ​​na terapia ocupacional após lesões traumáticas nos dedos e nas mãos e também após sofrer lesões cerebrais nas quais devemos reeducar o cérebro e melhorar a coordenação com os braços.

Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Para seu futuro: atrasar a demência e a doença de Alzheimer

Manter o cérebro ativo pode retardar os sintomas de demência e doença de Alzheimer. Estudos médicos mostraram que manter a mente ativa por meio de quebra-cabeças e outras atividades de resolução de problemas pode reduzir a quantidade de danos às células cerebrais que ocorrem em pacientes com Alzheimer. Também apoia o crescimento de novas células nervosas e fortalece as conexões entre elas.

quebra cabeça

Quebra-Cabeça Game Office Maravilhas do Mundo com 500 Peças

Há, também, uma relação entre o número de anos que alguém resolve quebra-cabeças e a probabilidade de desenvolver Alzheimer. Portanto, quanto mais cedo você começar a transformar os quebra-cabeças em uma parte regular de sua vida, melhor. Nunca é tarde para começar a proteger seu cérebro.

Como você já viu, montar quebra-cabeças traz muitos benefícios para sua saúde. Desde melhorar a sua memória e prevenir doenças futuras, até melhorar o seu humor e ajudá-lo a desenvolver habilidades para o seu estudo e trabalho.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios dos quebra-cabeças para todas as idades… o que está esperando para começar a monta um? Aqui na Le tem um montão de quebra-cabeças. Clique aqui e escolha o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *