Um risoto para recordar e outras dicas!

Uma das vantagens de ter mais tempo em casa é que a gente pode aproveitar os momentos para descobrir novas paixões. Escrever, pintar… E que tal cozinhar? Aprender novas receitas podem render bons frutos, tanto pra quem vai degustar com você, quanto para quem vai preparar com você!

Está disposta a dar uma variada no menu? Um almoço diferente, ou jantar especial, quem sabe? O Blog da Le traz a receita de uma comida simples e rápida: risoto de tomate, muçarela de búfala e cogumelos. Sabe o que é melhor? Vamos usar apenas uma panela! Mais sabor e menos louça para lavar!

Quem ensina é a nossa descobridora Paty Básica, confira o vídeo:

Mas a gente também disponibiliza a receita e o modo de preparo aqui, olha só:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite

1 talo de alho-poró picado

½ lata de molho de tomate

1 colher de alho picado

½ cebola ralada

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (cerca de 300g)

1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 500 ml de água

200g cogumelos picados

250 g de muçarela de búfala picada

¼ de xícara de chá de queijo parmesão ralado (30 g)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Folhas de manjericão

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho poró. Junte o molho de tomate e mexa por 2 minutos.

Acrescente o arroz e misture até envolver os grãos. Em seguida, coloque o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre entre uma concha e outra, até que o arroz esteja cozido e cremoso.

Se necessário, acrescente mais caldo de legumes. No final, misture os cogumelos a muçarela e o parmesão. Tempere com sal e pimenta-do-reino e, antes de servir, salpique as folhas de manjericão.

Dica da Le:

Como a gente sabe, o risoto é preparado com ingredientes variados, por isso, geralmente não requer acompanhamento. Mas assim, eles não são proibidos, desde que não sobreponham ou interfiram no sabor do prato principal, ok?

Um acompanhamento muito apreciado é uma salada de folhas verdes (alface, rúcula e agrião), ou uma salada de palmito, cenoura ralada, brócolis, pepino e queijo ralado.

Risotos com base de queijos ou vegetais permitem o acompanhamento de carnes vermelhas, preferencialmente, medalhão de filé mignon grelhado, levemente temperado apenas com sal, azeite e cheiro verde.

Como bebida, o ideal é um bom vinho. Os risotos aceitam desde os brancos secos até os tintos leves, e a opção dependerá dos ingredientes que compõem o prato. A escolha do vinho ideal para cada tipo de risoto não difere muito da regra geral: risotos com carne vermelha devem ser acompanhados de vinho tinto, risotos com carne branca, acompanhados de vinho branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *