como-tirar-manchas-roupas

Dicas para tirar manchas de todas as suas roupas

Todos nós já passamos por alguma situação que causou um estrago na nossa camisa favorita: um escorregão, um respingo enquanto bebemos, a tinta de uma caneta que vazou no bolso… Não tenha motivos para entrar em pânico (nem entrar em algum site para substituir a peça da roupa!). Existem algumas dicas e truques que você pode usar para remover essa mancha para salvá-la!

revista digital limpe organize

Aproveite e confira nosso especial Limpe & Organize! Tem tudo para você deixar sua casa do seu jeito. Clique aqui e descubra!

balde-dobrável

Balde Le Flex Dobrável 10l

Olhando pelo lado bom e prático, todas as manchas têm algumas coisas em comum e quanto mais cedo você aprender sobre elas, melhor se tornará em removê-las. O maior truque é retirar o máximo que puder removendo qualquer excesso e borrando (nunca esfregando) a área com água limpa (um cubo de gelo funciona) ou colocando-o em água fria. Ah, e nunca deve coloque a roupa para secar até ter certeza de que ela está totalmente limpa. O calor da secadora pode fazer com que a marca se torne permanente.

Agora, seguem algumas dicas para retirar manchas especificas:

Manchas de tinta

Manchas de tinta que resultam da lavagem de roupas tingidas com outras cores (geralmente brancas) podem ser desafiadoras. Para removê-la, molhe a peça afetada na máquina de lavar em água fria misturada de acordo com as instruções da embalagem com alvejante oxigenado sem cloro por oito horas. Repita quantas vezes forem necessárias e, quando a mancha desaparecer, lave e seque normalmente.

varal-plástico

Varal Le Plástico com 13 Pregadores diversas cores

Fluidos corporais e outras proteínas orgânicas

Suor, vômito e todos os outros fluidos corporais vão exigir o uso de detergente enzimático (que quebra as proteínas) e alvejante oxigenado sem cloro. Lave na configuração mais quente recomendada para o tecido. Às vezes, mesmo depois que a mancha desaparecer, o cheiro pode permanecer. Se for esse o caso, lave-o novamente com sabão projetado especificamente para combater odores.

porta-sabão

Porta Sabão em Pó Sanremo Cristal 1kg

Manchas de frutas e suco

Dilua a mancha com água fria corrente e aplique um detergente enzimático para a roupa diretamente sobre a mancha, cobrindo completamente a mancha e deixe-a de molho por 20 minutos. Sem enxaguar o detergente, lave a roupa no ciclo indicado na etiqueta na temperatura mais quente adequada para o tecido.

Manchas de vinho tinto

Cubra a mancha com sal, que irá absorver a cor (o sal começará a ficar rosa), depois mergulhe em água fria com detergente enzimático para a roupa durante a noite. Repita a imersão com água nova, se necessário, e lave normalmente.

saco-lavar-roupa

Kit Saco Para Lavar Roupa Plast-Leo Branco com 3 Peças

Manchas à base de tomate

Essas são desafiadoras porque os molhos com os quais os tomates são feitos geralmente incluem óleo. Portanto, use um detergente líquido de boa qualidade que elimine a gordura. Aplique o líquido diretamente na mancha e esfregue suavemente com os dedos. Enxágue e repita quantas vezes forem necessárias.

Manchas de café

Passe água fria sobre a mancha para removê-la o máximo possível. Em seguida, cubra a mancha com detergente enzimático para a roupa e use uma escova de cerdas macias para espalhar o detergente no tecido. Deixe repousar por cinco a 10 minutos e depois lave normalmente (sem enxaguar o detergente) na configuração mais quente possível para aquele tipo de tecido.

pregador-roupa

Pregador Le Cristal com 18 Unidades Unica

Manchas de lama

Resista ao impulso de jogá-lo direto na roupa ou tente raspar ou limpar. Primeiro, deixe a lama secar e, em seguida, raspe com cuidado o excesso. Cubra a mancha com sabão em pó e um pouco de água e esfregue o tecido para fazer espuma, depois enxágue e repita conforme necessário. Em tecidos com cores firmes, se a mancha não for removida após a primeira tentativa, você pode tratá-la com uma mistura de partes iguais de vinagre e água e, em seguida, lave com um detergente enzimático para roupas.

varal-chão

Varal de Chão Mor Slim

Manchas de gordura

Seja óleo de cozinha ou óleo de motor, enxágue a mancha imediatamente com água fria e, em seguida, esfregue a mancha com detergente para louça para ajudar a soltar a gordura. Enxágue e repita conforme necessário. Em seguida, esfregue suavemente um detergente enzimático para a roupa, cobrindo toda a área e deixe descansar por cinco a 10 minutos. Sem enxaguar o sabão em pó, lave-o normalmente usando a configuração mais quente que o tecido pode suportar.

cesto-roupa

Cesto Para Roupas Secalux Laundry Preto 25l

Manchas de caneta

Coloque uma toalha de papel ou retalho de tecido sob a área manchada e sature a mancha com spray para cabelo (sim, você leu certo). Deixe descansar por alguns segundos e, em seguida, use um pano limpo para secar o excesso. Repita conforme necessário e, em seguida, lave a roupa normalmente com um detergente enzimático para a roupa. Numa situação mais emergente, o macete é mergulhar a parte manchada no leite e esfregar suavemente até a marca sair.

Cesto de Roupa Le Renda 65l Branco

Viu só? Os processos emergenciais vão ser uma super ajuda no seu dia dia, concorda? E se você estiver procurando opções de produtos para organizar sua lavanderia, passe na Le mais perto ou peça pelo site e receba onde estiver! Aqui tem tudo pra deixar sua casa do seu jeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *