Como surgiu o Dia das Mães? Veja como a data se tornou significativa

O Dia das Mães é uma data muito especial e comemorada em todo o mundo, porém, embora seja conhecida como uma oportunidade para homenagear e agradecer a figura materna por todo o amor, carinho e dedicação aos filhos, nem todos sabem como surgiu o Dia das Mães.

Neste texto, iremos falar sobre a origem desta celebração tão importante, além de sugerir ideias criativas para celebrar o Dia das Mães com muito carinho e amor. Vamos lá?

Como surgiu o Dia das Mães?

O Dia das Mães surgiu ainda no início do século XX, nos Estados Unidos. A idealizadora, Anna Jarvis, se mobilizou para criar a data comemorativa após a perda de sua mãe, Ann Jarvis, mulher que dedicou a vida ao ativismo social. Contudo, antes mesmo dessa mobilização, diversas civilizações antigas já celebravam a figura materna, como os gregos e romanos, por exemplo.

A popularização do Dia das Mães nos Estados Unidos fez com que a comemoração chegasse ao Brasil. A primeira celebração aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Foi somente na década de 1930 que a data foi oficializada. Em 5 de maio de 1932, o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, que determinava o segundo domingo de maio como momento para comemorar os sentimentos e virtudes do amor materno. Dessa forma, foi oficializado o Dia das Mães – data comemorativa.

Quando é o Dia das Mães 2023?

O Dia das Mães é uma data que não tem um dia fixo no calendário. A celebração acontece anualmente no segundo domingo de maio. Em 2022 o dia foi celebrado em 08 de maio e em 2023, será no dia 14 de maio.

O Dia das Mães é feriado?

Apesar de ser um dia muito importante e especial para celebrar e agradecer a todas as mães, o Dia das Mães não é considerado um feriado nacional. Dessa forma, não costuma ser determinado como um dia de folga, e não está presente no calendário de feriados e pontos facultativos.

Entretanto, por ser celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é tradicionalmente uma data de reunião familiar e descanso, em que filhos e outros familiares podem demonstrar sua admiração e presentear a figura materna.

Ideias criativas para celebrar o Dia das Mães

O Dia das Mães é o momento ideal para usar a criatividade e demonstrar, de diferentes formas, o carinho, amor e gratidão pelas mães. Afinal, esse é o real significado do dia das mães, figuras essenciais para o nosso desenvolvimento, que passam boa parte da vida dedicando-se aos filhos e familiares. Por esse motivo, nada mais justo que retribuir todo esse cuidado com ideias criativas que vão agradá-las.

Prepare um café da manhã especial para sua mãe

Você pode mostrar todo amor e carinho já no início do dia, com um delicioso café da manhã. Acorde mais cedo e prepare uma refeição com frutas e outros alimentos que ela adora comer no período da manhã, como um bolo, por exemplo. Além disso, monte uma mesa posta com enfeites, louças bonitas, ou mesmo leve o café na cama!

Faça o prato preferido dela

Outra forma de mostrar o carinho é fazendo o prato preferido de sua mãe. Assuma a responsabilidade do almoço e capriche na hora de preparar essa refeição tão importante do dia. Aproveite para usar um aparelho de jantar bem bonito e deixar recadinhos dizendo o quando ela é especial embaixo do prato.

Caça ao tesouro

Essa ideia é muito divertida e você pode incluir as crianças para ajudar. Reúna os presentes de Dia das Mães e coloque em pontos estratégicos. Para que ela encontre, dê dicas contendo lembranças amorosas dela junto a família.

Presente para o Dia das Mães | Le Biscuit

Agora que você já sabe como surgiu o Dia das Mães e entende ainda mais a importância da data, você não vai querer deixar esse dia passar em branco, certo? Na Le Biscuit você encontra itens, com grande variedade que vão agradar todos os tipos de mães. Por isso, aproveite as ofertas e as melhores opções de pagamento que só a Le Biscuit oferece para garantir o presente da sua mãe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *