A onda de calor têm quebrado recordes em todas as regiões do Brasil. Para aliviar o desconforto sem gastar muito, uma boa opção é investir em ventiladores mais modernos, com maior potência. Contudo, é importante lembrar que o consumo de energia também tende a aumentar, devido à demanda, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar passar pela onda de calor sem prejudicar sua saúde e seu bolso!
Onda de calor
A onda de calor é um fenômeno definido por uma sequência mínima de três dias em que as temperaturas de uma determinada região permanecem pelo menos 5°C acima da média, portanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nem todo aumento repentino de temperatura constitui uma onda de calor.
Alerta vermelho – Onda de calor
O alerta vermelho na onda de calor indica que a temperatura está acima da média e apresenta riscos à saúde humana e de animais na região. Ele é emitido pelo Inmet indicando grande perigo para áreas dos estados afetados.
Histórico do consumo de energia no período dos episódios
A onda de calor tem afetado o Brasil nos últimos meses, aumentando significativamente a necessidade de energia elétrica para uso de ventiladores, ar-condicionado, climatizadores, entre outros.
Desse modo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde na demanda máxima de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde novembro de 2023, o SIN tem enfrentado uma série de recordes na demanda instantânea de carga, refletindo diretamente as altas temperaturas que têm impactado o país.
O impacto mais recente foi em 15 de março quando atingiu o patamar de 102.478 megawatts (MW) e foi atendida por 92,5% de energia renovável.
Quando a onda de calor vai acabar?
Ainda que a tendência seja o aumento progressivo das temperaturas no mundo, devido ao aquecimento global, a onda de calor no Brasil está com os dias contados. Especialistas indicam que, com a chegada do outono, a temperatura deve baixar em todo o país.
Embora não seja uma queda muito significativa e imediata na temperatura, há uma frente fria se aproximando que vai fazer a temperatura média ficar mais baixa, porém de forma gradual. No entanto, antes da chegada dessa frente fria, ainda teremos regiões com temperaturas acima da média.
Dicas para aliviar o desconforto
Enquanto a temperatura não diminui, é importante colocar algumas dicas em prática para aliviar o desconforto e priorizar a saúde. Por isso, em dias de calor extremo, prefira roupas mais leves e soltas, evitando a desidratação por meio do aumento da temperatura corporal.
Além disso, evite sair de casa nos horários mais quentes, entre às 11h00 e às 16h00. Lembre-se também de aumentar a ingestão de água, principalmente para crianças e idosos. Por fim, não podemos esquecer dos animais domésticos, que também devem ter sempre água fresca e abrigo do sol.
Estratégia para reduzir o impacto da conta de energia
Com as temperaturas elevadas, os aparelhos eletroportáteis consomem mais energia para entregar a mesma eficiência. Desse modo, ocorre o aumento no valor da conta de energia. Durante a onda de calor itens como a geladeira, freezer e ar-condicionado e ventiladores por exemplo, exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada.
Algumas medidas simples podem contribuir para a economia de energia. Ajustar o termostato para uma temperatura confortável é uma delas, assim como manter portas e janelas fechadas enquanto o ar-condicionado está ligado e desligar dispositivos eletrônicos quando não estão em uso. Contudo, a melhor forma de economizar energia, não só durante as altas temperaturas, é investir em equipamentos classe A.
Equipamentos de eficiência energética Classe A podem ajudar
As classes energéticas referem-se ao consumo de energia de um equipamento enquanto desempenha suas funções. A letra A representa a melhor classificação, indicando que os equipamentos com essa etiqueta são mais eficientes e, portanto, consomem menos energia.
No sentido contrário, a letra G é a classe de itens que confere uma pior classificação, Isso quer dizer que o equipamento é muito pouco eficiente. Ou seja, terá um alto consumo de energia.
Ventilador Mondial – melhor aliado para a onda de calor
Para acabar com o desconforto causado pelo calor e manter sua casa fresca, investir em um bom ventilador é uma escolha segura. A Mondial é uma fabricante brasileira que se destaca por seu custo-benefício, disponibilizando ventiladores de mesa, coluna e os adequados para todas as necessidades no mercado. Além de itens de qualidade, a empresa conta com valores acessíveis que cabem em todos os bolsos. Contudo, com produtos de grande potência.
Ventilador Mondial – Le Biscuit
Para melhorar a sensação térmica durante a onda de calor, aproveite as ofertas da Le Biscuit e escolha o ventilador Mondial que melhor atende suas necessidades. São diferentes modelos, com custos variados e as melhores opções de pagamento!
Economize energia durante a onda de calor com os produtos da Le Biscuit!