Carnaval: origem e curiosidades

O carnaval é uma festa popular e tradicional em diferentes locais do mundo, com maior força no Brasil. A festa está ligada ao secularismo e ao catolicismo, afinal, o carnaval é celebrado antes da quaresma, importante data para a região católica. A seguir, conheça mais sobre carnaval: origem e curiosidades, e confira também dicas de fantasias e adereços para aproveitar essa data!

Carnaval: origem e curiosidades

O carnaval surgiu na Idade Média, e está diretamente relacionado ao cristianismo. No entanto, alguns historiadores buscam encontrar as origens remotas dessa festa popular, de modo a ajudar no entendimento de suas práticas.

Com a consolidação da Igreja Católica, ocorreu também uma busca pelo controle dos ímpetos festivos da população na Idade Média. Isso porque, tais comemorações eram feitas de forma exagerada, propensas a práticas vistas como pecaminosas pela igreja.

Desse modo, a Igreja Católica estabeleceu a quaresma, período que antecede a Semana Santa e tem duração de 40 dias, sendo marcado por jejum e penitência. Com a existência da quaresma, a população levou o ímpeto festivo para os meses que antecedem o período de rigidez.

Assim, o carnaval surgiu como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes do início da quaresma. A expressão carnis levale, tem como significado “retirar a carne”, e representa o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados nos próximos 40 dias.

A festa do carnaval chegou ao Brasil ainda no período colonial. Ao longo do século XX, a festa caracterizada por brincadeiras ganhou uma série de danças e ritmos, como o samba, frevo e maracatu.

Mas, foi na década de 1930 que o carnaval se transformou na principal festa popular do Brasil. Atualmente, a celebração conta com festas realizadas de diferentes formas, desde bloquinhos de rua até desfiles grandiosos de escolas de samba.

Quando é o carnaval em 2024?

Em 2024, o carnaval cai no dia 13 de fevereiro, terça-feira. Por não ser definida por meio de uma data de calendário, o carnaval é uma festa que tem sua comemoração modificada todos os anos. Já a quarta-feira de cinzas, início da quaresma, ocorre no dia 14 de fevereiro.

Fantasias de carnaval

Como forma de diversão, os foliões começaram a se caracterizar com fantasias de carnaval, costume que é mantido até os dias de hoje. Em eventos escolares, festas em casa e blocos de rua, é comum encontrar pessoas vestindo as fantasias. As crianças também aproveitam a festa para usar fantasias de super-heróis, princesas, monstros, personagens, e muitas outras.

Kit Capitão América

Fantasia Kit Regina Peitoral com Máscara do Capitão América
Fantasia Kit Peitoral com Máscara do Capitão América

Que o carnaval proporciona imersão no mundo da fantasia já sabemos, mas a possibilidade de estimular a imaginação é ainda maior quando este momento está relacionado aos super-heróis, por isso as crianças têm preferência por fantasias relacionadas ao seu super-herói favorito. Existem diversas opções de fantasias que contemplam esse universo no mercado: esse kit Regina peitoral com máscara do Capitão América por exemplo, é inspirado na série dos filmes dos vingadores, que conta com os heróis mais incríveis do cinema.

A fantasia é composta por 1 peitoral, fabricado em 67% poliéster e 33% poliuretano, e máscara feita em 100% polipropileno, perfeita para a diversão das crianças. O kit possui tamanho único, e é indicado para crianças de 06 a 12 anos. Valor médio R$80.

Veja além dessa, quais as fantasias de carnaval de super-herói que estão entre as preferidas da criançada:

Fantasia de dinossauro

Fantasia Super Dinossauro Ninno verde
Fantasia Super Dinossauro Ninno

A fantasia de monstros e animais também atraem os pequeninos. Mas antes de comprar, vale uma dica especial para os pais: é bom verificar se o material é leve e confortável para a criança. A fantasia de dinossauro Ninno é uma opção perfeita para brincar o carnaval, pois é feita de material confortável que permite a total mobilidade da criança.

Fantasia Anna Frozen

Fantasia da Anna do filme Frozen II
Fantasia da Anna Frozen II

O mundo mágico e encantado das princesas, sereias, unicornios e borboletas também fazem parte desse universo de fantasias para o carnaval. A Anna do filme Frozen por sua vez, está entre as queridinhas. Veja como é composta a fantasia: um vestido rico em detalhes e capa confeccionados em tecido leve e confortável. Veste crianças entre 5 a 7 anos, com altura total de 100cm à 119cm. Preço médio R$100.

Veja outras fantasias de carnaval queridas:

Veja também: 5 dicas para improvisar uma fantasia de carnaval barata

Adereços de carnaval

Tiara de carnaval de coração vermelha
Tiara de Carnaval coração

Os adereços de carnaval são itens que foram surgindo para ajudar a compor fantasias e só começaram a ser usado em festas, como o Carnaval, no século XV. Hoje ele não só serve para compor o look de carnaval, como também ajudam a improvisar na hora da folia.

São itens geralmente reinventados, bem coloridos, com brilhos e estampas. Veja quais são os mais procurados:

Tiara

As tiaras ajudam a compor fantasias, enviar mensagens e também auxiliam o penteado na hora de segurar os cabelos durante a folia.

Chapéu

Os chapéus podem fazer parte da roupa ou ajudar e criar uma fantasia do zero, apenas levando cor e bom-humor ao vestuário.

Máscaras

As máscaras fazem parte das fantasias de carnaval desde a antiguidade, quando os bailes eram realizados em palácios. Hoje, podem ser encontradas nos temas tradicionais e também de personagens.

Maquiagem

A maquiagem começou a ser usada cerca de 3000 a.C e, se faz cada vez mais presente em movimentos culturais como o carnaval. Para quem deseja abusar das cores, os kits de maquiagem e tinta são ideais. Com tinta líquida e atóxica, é possível criar desenhos e pinturas artísticas em crianças e também adultos!

Brinquedos e itens sonoros de carnaval

Mega Corneta Popper Ar Interminável
Corneta

O carnaval também é uma festa colorida e cheia de música e sons. Por isso, faz parte da diversão brinquedos como confetes, serpentinas cornetas e até mesmo bolhas de sabão!

Onde encontrar ofertas de carnaval

Quer aproveitar seu carnaval com muita diversão? Veja as ofertas e descontos exclusivos de carnaval na Le Biscuit. Encontre fantasias, adereços, brinquedos, além de opções imperdíveis em produtos para o lazer e viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *