Brincar de faz de conta é importante para a infância

Brincadeiras de faz de conta são uma parte onipresente da primeira infância. E além de ser divertido para as crianças, são consideradas essenciais para o desenvolvimento infantil saudável.

As crianças adoram brincar e estão motivadas para isso. Acima de tudo, os adultos sempre desejam promover a tomada de perspectiva, empatia, habilidades de negociação e cooperação delas.

Para isso, devem pensar sobre como as lições relacionadas a essas habilidades podem ser incorporadas aos temas e conteúdo geral das brincadeiras imaginativas das crianças. Então, seja como for, não é segredo que brincar de faz de conta é uma parte essencial do desenvolvimento de uma criança. Elas aprendem observando, imaginando e fazendo.

Ou seja, as crianças usam objetos para representar, ou lhes são atribuídos outros papéis e representam. Então, pode parecer muito simples, mas ao sair da realidade, elas aprendem e desenvolvem muitas habilidades importantes.

Para estimular a imaginação e a criatividade

Ao brincar de faz de conta, as crianças têm a oportunidade de praticar o uso da imaginação. Ou seja, tem o cérebro exercitado e treinado para pensar criativamente e aprender a pensar por si mesmas.

A capacidade de usar nossa imaginação é uma habilidade que todos nós exigimos ao longo da vida. Sendo assim, as crianças devem ser encorajadas a aprender como fazer isso desde o início e devem ser estimuladas, sim.

É por causa do desenvolvimento da imaginação durante a infância que nós, como adultos, nos tornamos capazes de realizar a maioria das tarefas que a vida diária requer. Tal qual Albert Einstein disse: “A lógica o levará de A a Z; a imaginação o levará a todos os lugares”. Então, nunca se esqueça dessas palavras!

Antes de tudo, essa brincadeira é um motivador essencial para compreender as perspectivas de outras pessoas e para pensar de forma criativa. Vale a pena o investimento, acredite.

Para apoiar o desenvolvimento social e emocional

Geralmente, quando uma criança se envolve em brincadeiras imaginativas, fingindo ser personagens diferentes ou controlando objetos, ela experimenta papéis sociais e emocionais da vida real. Tem quase uma relação direta com o teatro.

Todavia, é sobre aprender quem eles são como indivíduos e como eles se encaixam no mundo ao seu redor. Bem como como o mundo funciona e como agir no lugar de outra pessoa.

Nesse sentido, eles desenvolvem empatia e aprendem a cooperar, a se tornar responsáveis ​​e a compartilhar responsabilidades. Ou seja, serão cidadãos mais empenhados e melhores. Quem não quer filhos assim? E qual criança não gostaria de ser assim? Orgulho puro!

Brincar de fingir é benéfico no desenvolvimento da autoestima e da autoconsciência da criança. Há uma sensação de liberdade que flui da compreensão de que podemos ser qualquer coisa. Enfim, qualquer coisa, mesmo. Basta querer.

E as crianças adoram isso, não acha? Logo, é uma maneira segura de experimentar e testar limites e criar confiança. É a hora certa para o incentivo; quanto mais cedo, melhor.

Ou seja, por meio do faz de conta, é possível:

  • permitir que as crianças vivenciem e expressem sentimentos positivos e negativos
  • aprender como medir o efeito dessas emoções e como lidar com elas positivamente
  • controlar seus impulsos, aprender boas maneiras e, em alguns casos, reduzir a agressividade.

Para melhorar as habilidades de linguagem e comunicação

É fascinante ouvir nossos filhos interagindo com amigos. Já notou? Muitas vezes, eles vêm com palavras ou frases que não sabíamos que eles conheciam! Do mesmo modo que fazem imitações divertidas de seus pais, responsáveis ​​e professores, também! Você já se perguntou de onde seus filhos tiraram essa ou aquela expressão?

Brincadeiras de simulação permitem que as crianças experimentem e aprendam sobre o poder da linguagem e como ela afeta as pessoas ao seu redor. Ainda assim, ajuda-os a compreender que as palavras fornecem os meios para reproduzir situações, para apresentar um novo ponto de vista e para nos fazer ouvir e compreender. A comunicação, nesses casos, é essencial. Seja sempre ouvidos aos seus filhos, eles precisam disso.

Por exemplo, eles poderiam passar uma tarde inteira no aeroporto, preparando uma nova experiência aérea. Ou, então, uma manhã inteira em um hospital, aprendendo sobre primeiros cuidados.

No entanto, a brincadeira de fingir não apenas amplia seus horizontes dessa forma, mas, também, ajuda a reduzir a ansiedade à medida que as situações se tornam mais familiares, ampliando a relação com pais e mães. Por meio de jogos imaginativos, as crianças aprendem a escolher as palavras com cuidado, para que os outros possam entender o que estão tentando comunicar. Assim, a solução do “problema” é mais fácil para encontrar e corrigir. De verdade.

Para desenvolver habilidades de pensamento, aprendizagem e resolução de problemas

Por sua própria natureza, a brincadeira de faz de conta apresenta uma variedade de problemas diferentes para resolver e cenários nos quais pensar com cuidado. Assim, vem o desafio.

Decidir quais funções assumir, quem estará envolvido na brincadeira, quais materiais são necessários e quais regras se aplicam exige muito pensamento. Bem como superar cenários em que algo “dá errado”, tudo exige análise, de uma forma ou de outra, ok?

Participar de brincadeiras de faz de conta exige que a criança recorra a habilidades de pensamento que usará em cada aspecto da vida cotidiana. Sendo assim, isso permanecerá com ela até a idade adulta. Você que lê esse artigo passou por este mesmo processo.

Ou seja, esta forma de pensamento ajuda na descoberta do que aconteceu em qualquer cenário representado e no aprendizado de como gerenciar seu raciocínio e sua reação a tal situação. Bem como a resolver mentalmente os problemas que possam ter encontrado nesses cenários. E que eles saibam como superar quaisquer dificuldades da próxima vez.

E incorporando adereços como livros, sinais, moedas, alimentos, canetas e papel, a brincadeira pode ajudar no desenvolvimento de habilidades matemáticas e de alfabetização. Ainda mais, se usarem esses itens ​​de maneira adequada, sempre com a supervisão dos responsáveis.

Brincadeiras de simulação ajudam as crianças a compreender melhor a ciência, o mundo em que vivem e eventos importantes que ocorrem ao seu redor.

Para melhorar o desenvolvimento físico

Além de todos os maravilhosos benefícios cognitivos que a brincadeira de faz de conta oferece, é importante lembrar que ela é física. E mais: é uma ótima maneira de tornar as crianças ativas, ao se exercitarem e desenvolverem habilidades motoras.

Além disso, as habilidades são aprimoradas conforme as crianças atuam. Seja vestindo bonecas, distribuindo “dinheiro” para pagar por itens que compraram em uma loja ou fazendo receitas com ingredientes “recém-colhidos”.

Permitir que as crianças brinquem com esse tipo de fingimento as ajuda a compreender quando esse tipo de comportamento é apropriado, ou não.

E, como se tudo isso não bastasse, fingir de brincar também é divertido! Quando deixamos nossa imaginação voar e quando brincamos juntos, do jeito que crianças querem, não há limites! Nem chance de ficarmos sem coisas para curtir e conversar com elas!

Aqui na Le biscuit tem um mundo de opção pra meninada viver a diversão do faz de conta. Brincar de faz de conta é essencial! Passe na loja mais perto ou peça pelo site e app para receber, com segurança, onde você estiver!

Foto da capa: unsplash.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *