Tudo para seu bebê ter uma noite de sono tranquila

O começo da vida de bebê é repleto de momentos únicos. A criança dormir a noite toda regularmente, por exemplo, pode ser algo que pais e mães mais desejam.

Pode levar algum tempo para que pais e mães se ajustem à rotina de sono de um novo bebê e aprendam como ajudar a garantir que durma bem. É natural ter dúvidas sobre o que é considerado hábito normal de sono e quais mudanças podem ocorrer durante os primeiros 12 meses de vida do seu filho.

Portanto, o Blog da Le preparou um artigo especial, com dicas e produtos que ajudarão seu bebê a dormir tranquilamente todas as noites.

De quanto sono os bebês precisam?

Os padrões de sono mudarão ao longo do primeiro ano de vida do bebê. Isso cinlui o número de horas de sono necessárias bem como a duração dos períodos de sono ao longo do dia e da noite.

De acordo com a faixa etária, a indicação é:

0 a 3 meses:

É normal que os recém-nascidos passem 14 a 17 horas dormindo em um dia de 24 horas, divididos em períodos mais curtos para acomodar a alimentação, troca de fraldas e interação com sua família.

Bebês amamentados geralmente precisam comer com mais frequência do os alimentados com mamadeira, aproximadamente a cada 2 horas versus a cada 3 horas.

Não se preocupe se o padrão de sono não corresponder às projeções, pois essas quantidades podem variar antes dos primeiros 4 meses.

3 a 6 meses:

Começando por volta dos 3 meses de idade, o sono diário de uma criança precisa cair para 12 a 15 horas. Nessa época, a soneca se consolida em períodos mais longos, pois os bebês conseguem ficar mais tempo sem mamar.

É em algum momento durante esse período que a maioria dos bebês começa a dormir durante a noite, embora haja exceções à regra.

6 a 12 meses:

A partir dos 6 meses, os bebês dormem a maior parte do tempo à noite. No entanto, outros problemas, como dentição, crescimento, doenças ou regressões do sono podem começar a levar ao despertar noturno.

Os pais podem optar por usar estratégias de treinamento mais específicas se os bebês não estiverem dormindo durante a noite nesta fase.

O sono é essencial para o desenvolvimento humano.

Durante este momento, o cérebro experimenta intensa atividade, construindo as bases de como aprendemos e crescemos, incluindo o desenvolvimento de nosso comportamento, emoções e sistema imunológico.

Geralmente, noite mal dormida na infância tem sido associada a problemas com desempenho cognitivo, habilidades sociais, obesidade e qualidade de vida mais pra frente.

Seu bebê informa que está pronto para dormir se agitando, chorando, bocejando ou esfregando os olhos. Ou seja, use essas dicas para estabelecer um cronograma que funcione para eles.

Desviar significativamente dessas recomendações pode ter efeitos adversos na saúde do seu bebê ou indicar um problema subjacente.

Primeiramente, uma meta realista é ajudar seu bebê a dormir consecutivamente durante a noite, quando ele completar o primeiro aniversário. À medida que crescem e se ganham idade escolar, suas necessidades de sono se tornam mais semelhantes às dos adultos.

Como ajudar seu bebê a dormir

Definir uma rotina consistente é a chave para ajudar seu bebê a aprender a dormir durante a noite. Enfim, durante os primeiros meses, o horário de sono do seu bebê será amplamente ditado por seu padrão de alimentação.

No entanto, à medida que crescem, eles podem ir mais e mais tempo entre as mamadas. Nesse ponto, você pode começar a aderir a uma programação dia-noite.

Para ajudar seu bebê a estabelecer um ritmo circadiano saudável, comece certificando-se de que ele receba bastante luz do dia e estimulação durante o dia.

Embora os bebês pequenos precisem de várias sonecas durante o dia, você pode fazer experiências para encontrar um cronograma de cochilos que o deixe cansado o suficiente para dormir à noite.

Por exemplo, antes de dormir, tente criar um ambiente calmo e siga a mesma rotina de dormir todas as noites.

Os seguintes rituais podem ajudar seu bebê a associar a noite ao sono:

  • Tomando um banho
  • Mudar de pijama e uma fralda limpa
  • Lendo um livro
  • Cantando uma canção de ninar
  • Alimentando-se à noite
  • Dando um beijo de boa noite
  • Diminuindo as luzes
  • Desligando o termostato
  • Criando um ambiente silencioso

Uma parte importante do desenvolvimento de hábitos saudáveis ​​de sono para seu bebê inclui ensiná-lo a adormecer sozinho. Por outro lado, muitos acham calmante ser embalados ou abraçados, mas é melhor colocar seu bebê na cama antes que ele realmente adormeça.

Dessa forma, eles ficarão menos ansiosos se acordarem durante a noite e você não estiver presente, e será mais provável que voltem a dormir sem precisar da sua ajuda.

O que fazer se seu bebê não estiver dormindo bem

Cada bebê é diferente, então não se preocupe se seu bebê não estiver seguindo todas as regras. Embora seja normal que os recém-nascidos acordem várias vezes durante a noite, não hesite em falar com o seu pediatra se tiver dúvidas sobre os padrões de sono do seu bebê.

Se o seu bebê acordar chorando e não voltar a dormir após alguns minutos, ele pode estar com fome, desconfortável ou precisar trocar a fralda. Ou seja, cuide de suas necessidades de forma rápida e silenciosa, usando uma luz noturna em vez da luz do teto, se possível.

Amor e paciência

Você pode acalmar um bebê ansioso dando carinhosos tapinhas ou dizendo algumas palavras tranquilizadoras, mas tente não tirá-lo do berço, a menos que seja estritamente necessário.

Dar muito amor e atenção ao seu bebê durante o dia e encorajá-lo a ser independente à noite pode aliviar a ansiedade de separação que muitos bebês começam a sentir por volta dos 6 meses. Sendo assim, seu bebê também pode se sentir mais confortável com uma chupeta.

Não é incomum que os bebês voltem a uma rotina de sono irregular de vez em quando. Essas regressões do sono são uma parte normal (e frequentemente temporária) da infância saudável.

Elas podem ocorrer devido à dentição, doença, surtos de crescimento, mudança na hora do cochilo ou quando estão aprendendo novas habilidades, como falar ou andar.

Se você é um novo pai ou mãe, você saberá em primeira mão como é difícil acalmar um bebê para dormir quando você está se sentindo privado de sono.

Apesar disso, muitos cuidadores acham que a melhor hora para dar algumas piscadinhas é quando o bebê está dormindo, mesmo que isso signifique tirar uma soneca durante o dia.

Não tenha medo de pedir ajuda à família e aos amigos para cuidar do bebê se você se sentir sobrecarregada.

Aproveite e passe na Le mais perto para conferir os produtos para a hora do sono do seu bebê! Ou peça pelo site e app e receba onde estiver!

Foto da capa: unsplash.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *