Entenda as principais diferenças entre o ar-condicionado split e inverter

Um dos itens mais importantes para manter o conforto e bem-estar em casa é o ar-condicionado. Com o aumento das temperaturas, esse aparelho tornou-se indispensável em algumas regiões do país. Por isso, na hora de escolher o melhor modelo, é necessário entender as principais diferenças entre o ar-condicionado split e inverter, garantindo assim a aquisição de um aparelho capaz de melhorar a temperatura e garantir conforto térmico. Quer saber como não errar no momento da compra? Então, acompanhe nossas dicas!

O que é um ar-condicionado Split?

O ar-condicionado split é um aparelho que conta com duas partes: a que fica do lado externo do ambiente, chamada de condensadora, e a que fica do lado interno, conhecida como evaporadora. O split é o modelo mais popular no Brasil. Sua tecnologia permite que a parte externa refrigera o ar para que a parte interna possa resfriar o espaço.

Ar Condicionado Split Hi Wall Philco Inverter 9000 BTU/h
Ar Condicionado Split Hi Wall Philco Inverter

O que é um ar-condicionado Inverter?

Por sua vez, o modelo inverter é exatamente igual ao split. Contudo, os aparelhos diferenciam-se no motor. Isso porque, o inverter conta com uma peça chamada inversor. Esse mecanismo é responsável pelo controle do compressor do ar-condicionado e permite que o aparelho funcione de forma otimizada. 

Ar-Condicionado Elgin 12000 BTUs, Inverter
Ar-Condicionado Elgin 12000 BTUs

Veja também: ar-condicionado ou ventilador: qual ideal para o verão?

Principais diferenças entre o ar-condicionado Split e Inverter

Em relação ao funcionamento, o aparelho split funciona em duas velocidades: ligado ou desligado. Já o inverter pode funcionar de maneira contínua. Ou seja, variando a temperatura conforme a necessidade. 

Pela necessidade de ligar ou desligar continuamente o split, esse modelo pode apresentar maior consumo de energia. Por sua vez, o inverter pode ajustar a velocidade do compressor constantemente, evitando assim os picos de consumo. 

O controle da temperatura no aparelho split ocorre por meio do liga e desliga do compressor. Enquanto isso, o modelo inverter apresenta controle de temperatura estável, oferecendo mais conforto sem grandes variações. 

Desse modo, a principal diferença entre os aparelhos é que o split possui motor que funciona em duas velocidades e o inverter conta com um motor que opera de modo contínuo, ajustando a velocidade conforme a necessidade de resfriamento do cômodo. 

Vantagens e desvantagens

rapaz realizando a manutenção do ar-condicionado
Manutenção ar-condicionado

Agora que você conhece as principais diferenças entre o ar-condicionado split e inverter, é hora de esclarecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens. Dessa forma, você poderá fazer a escolha certa na hora de comprar. 

Vantagens

Split

  • baixo ruído;
  • economia de energia;
  • filtro de ar;
  • design diferenciado.

Inverter

  • economia de energia;
  • Temperatura estável;
  • resfriamento adequado do ambiente;
  • Vida útil maior do aparelho;
  • baixo ruído;
  • Mais sustentável.

Desvantagens

Split

  • precisa de espaço para instalação;
  • instalação trabalhosa.

Inverter

  • manutenção com especialista;
  • valor elevado.

Dicas para escolher a melhor opção para sua casa

O ar-condicionado é um aparelho que deve suprir as necessidades de conforto. Portanto, é importante avaliar alguns fatores na hora de escolher um modelo para sua casa ou negócio. A potência, por exemplo, deve ser a correta para o tamanho do ambiente. Do contrário, o aparelho pode não apresentar a eficiência adequada. 

Veja o que observar na hora de selecionar um aparelho que se adeque às suas necessidades:

Calcule a capacidade necessária:

A capacidade do ar-condicionado deve ser calculada conforme o tamanho do ambiente. Por isso, antes de comprar, verifique o espaço e a potência em BTUs (British Thermal Units) indicada. Considere 600 a 800 BTUs por metro quadrado do ambiente. Se o cômodo tiver incidência direta do sol, é recomendado usar 800 BTUs.

Avalie a classificação de eficiência energética:

Além da capacidade, é importante avaliar a classificação de eficiência energética do aparelho. Prefira sempre modelos que contam com o Selo Procel A ou A+, pois são os mais eficazes.

Verifique recursos adicionais:

Além dos fatores acima, confira também se o modelo escolhido oferece diferenciais, como baixo ruído, filtros de ar eficientes, controle remoto, desumidificação, aquecimento, modo dormir, entre outros.

Ar-condicionado em oferta na Le biscuit!

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o ar-condicionado split e inverter, que tal aproveitar as ofertas da Le Biscuit e garantir o melhor aparelho para sua casa? São inúmeros modelos com pagamento facilitado e entrega segura!

Não espere o verão chegar! Garanta seu ar-condicionado aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *