As festas juninas já estão chegando e sem dúvida o dia de São João é um dos mais celebrados. Comemorado no dia 24 de junho, ele é considerado a principal estrela das comemorações, ao lado das celebrações de Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Mas você sabe como surgiu essa festa? Ou, ainda, como preparar uma festa de São João para lá de arretada, decorando sua casa para essa comemoração? Confira as dicas que a Le Biscuit separou!
Qual a origem da festa de São João?
A Festa de São João remete à Idade Média e a Igreja Católica por conta das celebrações dedicadas aos santos.
No dia 24 de junho, os pagãos comemoravam o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. A Igreja, então, assimilou a data, tornando-a representativa de São João, com as festividades, em muitos lugares, começando já no dia 23 e se estendendo até dia 24.
Para o catolicismo, São João Batista foi o responsável por anunciar a vinda de Jesus Cristo, salvador da humanidade. Foi ele também, quem fez o batismo de Jesus nas águas do rio Jordão.
No Brasil, as festas juninas chegaram por influência portuguesa, passando a incorporar os costumes indígenas e afro-brasileiros. Na região nordeste, em que as festas juninas têm mais força, é celebrada a gratidão aos santos, pelas chuvas nas plantações.
A comemoração é tão forte e importante que o dia de São João é feriado nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.
Quais as principais tradições do São João?
São muitas as tradições que englobam o arraiá de São João, e muitas delas podem ser incorporadas na hora de decorar a casa para essa celebração, como:
- Fogueira de São João: era parte da tradição pagã e foi incorporada aos festejos, sendo um dos elementos mais presentes nas celebrações de São João Batista;
- Balões: trazida pelos portugueses, já que por lá, os balões são muito presentes. Na cidade do Porto, por exemplo, 5 balões são soltos para anunciar o início da festa de São João. Porém, devido ao risco de incêndio, hoje, eles são proibidos no Brasil;
- Fogos de artifício: de acordo com a tradição, os fogos servem para despertar São João. A origem também é em Portugal, sendo muito costumeiro nas celebrações atuais;
- Quadrilha: tem origem na dança popular dos camponeses europeus. Ela foi trazida para o Brasil no século XIX, se fundindo com as danças culturais brasileiras, representando os aspectos da vida rural e variando muito de acordo com os costumes de cada região do nosso país;
- Mastro de São João: é uma tradição com origem portuguesa. Ela consiste em levantar um mastro com 3 bandeirinhas simbolizando cada um dos santos católicos;
- Bandeirolas: é uma tradição indispensável em qualquer festa junina. Antigamente, os três santos eram estampados em bandeiras grandes que eram colocadas na água em um evento conhecido como “lavagem dos santos”. Com o passar do tempo, elas passaram a ficar menores e mais coloridas, sem a presença dos santos.
Quais as roupas e adereços típicos do São João?
No início das festas juninas, os homens e mulheres do campo se vestiam com suas melhores roupas.
As mulheres usavam vestidos, com várias anáguas debaixo das saias, para dar volume e trazer movimento durante as danças. Enquanto na Europa, as mulheres usavam vestidos de seda, por aqui, a chita era a mais acessível, criando produções coloridas.
E os homens usavam suas melhores roupas, com remendos novos e chapéu grande, demonstrando que eram trabalhadores.
Com o passar do tempo, e as festas adentrando as áreas urbanas, os trajes de São João passaram a ser reinterpretados, buscando trazer a tradição do homem do campo.
Por isso, é costume em muitas regiões que os homens se vistam com roupas listradas ou xadrez e as mulheres com vestido de chita florido.
O chapéu de palha é outro elemento bastante presente,assim como caricaturas com tranças nos cabelos das mulheres e bigodes para os homens.
Receitas Tradicionais de São João
Se tem algo que não pode faltar em qualquer celebração são as comidas típicas de São João. As mais comuns no arraiá são:
- Bolo de milho com goiabada;
- Canjica;
- Paçoca;
- Espiga de milho verde;
- Pinhão cozido;
- Pamonha;
- Curau;
- Quentão;
- Vinho quente;
- Chocolate quente;
- Pé de moleque;
- Cuscuz;
- Amendoim doce;
- Pipoca;
- Doce de abóbora;
- Bolo de tapioca;
- Caldinho de feijão;
- Arroz Doce;
- Bolo de fubá;
- Caruru;
- Cocada.
É claro que as receitas podem variar dependendo da região do país.
Como montar uma mesa posta de São João?
Vai montar um arraiá em casa? A mesa posta de São João é indispensável, ajudando a dispor todos os quitutes.
Veja algumas dicas que separamos para a sua mesa junina:
- Use vários centros de mesa, além das tradicionais bandeirinhas e estampas quadriculadas, adicione um vaso com galhos e outros itens feito em casa;
- Invista em estampas coloridas e tons vibrantes em toalhas, guardanapos, pratos, louças, talheres e outros itens;
- Brinque com as texturas na hora de compor a sua mesa, experimentando mesclar diferentes tecidos e materiais, como toalha xadrez, chapéu de palha para os doces e quitutes, detalhes em madeira, folhagens etc.
Enfeites de São João em promoção
Depois de todas essas dicas, é hora de se animar para curtir o São João montando um belo arraiá em casa!
Então o que não pode faltar são enfeites de São João, para criar aquela decoração “mara” e já entrar no clima!
Na Le Biscuit, você encontra tudo o que precisa para um arraiá animado e super bem decorado, com preços incríveis. Confira as nossas ofertas de São João!