9 benefícios dos jogos de tabuleiro para as crianças

Que tal aproveitar o dia das crianças para passar um tempo com a família curtindo jogos de tabuleiro? Este momento beneficia o cérebro dos seus filhos, estimula o desenvolvimento da linguagem e lhes ensina pequenas lições de vida.

Com a aproximação do dia 12 de outubro, um bom presente para as crianças é investir em momentos com a família, curtindo jogos de tabuleiro. Exatamente, seus filhos terão grandes benefícios com este tempo especial juntos.

Além de ensiná-los sobre trabalho em equipe, paciência e como ganhar e perder com elegância, essa brincadeira pode realmente estimular o cérebro das crianças e o desenvolvimento da linguagem.

Então, é hora de conferir nove incríveis benefícios dos jogos de tabuleiro. Sem contar que eles são uma ótima opção de presente pro dia das crianças, hein?

1. Os jogos de tabuleiro oferecem oportunidades de aprendizagem precoce

Mesmo os jogos simples ajudam os jogadores jovens a identificar cores, contar espaços e desenvolver coordenação mão-olho e destreza em mover cartas e peças pelo tabuleiro. Além disso, aprender a esperar sua vez e seguir as regras são lições importantes que atendem às crianças muito além do chão da sala.

2. Os jogos de tabuleiro também deixam os cérebros das crianças mais velhas ativos

Os jogos de tabuleiro são uma maneira fácil de estimular o desenvolvimento saudável do cérebro em crianças mais velhas e adolescentes. Os de estratégia são úteis para ajudar o desenvolvimento dos lobos frontais do cérebro, responsáveis ​​pelas habilidades das funções executivas, que incluem planejar, organizar e tomar boas decisões.

3. Os jogos de tabuleiro aumentam suas habilidades de linguagem

Os jogos de tabuleiro podem ser uma maneira sorrateira de ajudar crianças em idade escolar a trabalhar nas habilidades com as quais estão descobrindo. Tem um leitor relutante? Dá pra expandir o vocabulário e flexionar as habilidades de ortografia.

Enquanto isso, jogos em que os jogadores precisam se lembrar de várias informações ao mesmo tempo (quem fez o quê e onde) podem ajudar uma criança que está tendo problemas com a compreensão da leitura – tudo isso enquanto se diverte.

4. Os jogos de tabuleiro aguçam o foco de seu filho

Os jogos de tabuleiro, quando jogados sem interrupções, podem ajudar a prolongar o tempo de atenção da criança. Mas para colher os benefícios, todos precisam se comprometer em ver o jogo até o fim.

5. Os jogos de tabuleiro ensinam o valor do trabalho em equipe

Os jogos de tabuleiro costumam oferecer às crianças metamensagens sobre a vida: sua sorte pode mudar em um instante, para melhor ou para pior. Mas além de ensiná-los que nada é garantido, os jogos de tabuleiro são uma boa maneira de incentivar crianças de diferentes idades a se unirem e trabalharem juntas – algo que elas precisarão fazer ao longo da vida. Forme equipes de crianças mais velhas trabalhando com seus irmãos mais novos!

6. Os jogos de tabuleiro são uma alternativa ao “castigo”

A próxima vez que você passar por uma fase difícil com um de seus filhos, considere jogar um jogo de tabuleiro juntos, em vez de mandá-los para o quarto. É um ótimo mecanismo para trabalhar no relacionamento pai-filho. Eles também podem ser usados ​​para aumentar a tolerância à frustração em uma criança.

Em outras palavras, revezar-se e praticar a paciência durante um jogo – mesmo quando as coisas não acontecem do jeito deles – pode ajudar os pequenos a praticarem respostas mais respeitosas do que pisar forte e bater a porta do quarto.

7. Os jogos de tabuleiro acalmam a ansiedade

Eles podem ajudar crianças ansiosas a aprender a lidar com amizades com mais facilidade. Por serem estruturados, os jogos de tabuleiro podem ser uma forma mais fácil de construir relacionamentos interpessoais com os pares, pois a criança sabe o que se espera deles.

Para crianças que têm dificuldade em iniciar conversas com outras pessoas, recomendam-se jogos que promovem oportunidades estruturadas para conversas, como os de adivinhação.

8. Os jogos de tabuleiro ensinam à criança como ser um bom perdedor

Se você está jogando com uma criança que tem baixa tolerância à frustração, e perder é muito difícil para ela, deixá-la quebrar as regras no início pode tornar o jogo mais tolerável e divertido para ela. Mas o objetivo é muitas vezes seguir as regras de propósito e incentivá-los a usar as habilidades de enfrentamento e promover a resiliência quando as coisas não saem do seu jeito.

Por exemplo, você pode dizer: “Estou muito orgulhoso de você por permanecer calmo, embora tenha escolhido uma carta de que não gostou. Espero que da próxima vez você escolha uma boa!”

9. Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de se desconectar

A falta de tecnologia necessária para jogar jogos de tabuleiro os torna especiais. Eles são uma maneira simples de obter tempo de qualidade e sem tela com as crianças – e você pode se surpreender com o quanto elas adoram brincar. As famílias estão lutando para encontrar o equilíbrio entre as conexões digitais e da vida real, e os jogos de tabuleiro fornecem uma ferramenta para essa conexão emocional.

Aqui na Le biscuit tem um monte de jogos de tabuleiro para você e seus filhos passarem um Dia das Crianças maravilhoso! Passem na loja mais perto ou peçam pelo site e app e recebam, com segurança, onde estiverem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *