Panela de pressão para iniciantes: guia completo

Contar com uma panela de pressão garante facilidade, rapidez e economia na cozinha. Contudo, muitas pessoas ainda têm receio de usar esse utensílio. Para ajudar nessa questão, trouxemos um guia com as principais informações relacionadas à panela de pressão para iniciantes. Assim, você poderá preparar seus alimentos com praticidade, rapidez e segurança. Continue a leitura conosco e confira!

Benefícios da panela de pressão:

A panela de pressão tem a capacidade de reduzir significativamente o período de cozimento dos alimentos. Com isso, contribui para a economia de tempo e também de gás, diminuindo consequentemente os gastos.

Além disso, ao cozinhar na pressão, o método permite preservar os sabores, eliminando o uso excessivo de condimentos, gorduras e sal. Como resultado, é possível preparar refeições saudáveis e saborosas.

Tipos de panela de pressão:

Se você está em busca de uma panela de pressão para iniciantes, é importante conhecer os diferentes tipos disponíveis no mercado e sua forma de funcionamento. Atualmente, os principais são a panela de pressão com fechamento interno, fechamento externo e elétrica.

Fechamento interno

Panela de Pressão Panelux Classic Polida Prata 4,5L
Panela de Pressão Panelux 4,5L

A panela de fechamento interno é uma das mais comuns, e também mais fáceis de serem utilizadas. Ainda que seja um modelo seguro, muitas pessoas ainda têm medo de usá-las. Contudo, desde que seja utilizada do modo correto, não representa risco, visto que sua vedação é feita com a ajuda da alça que se conecta ao pegador da panela.

Fechamento externo

Panela de Pressão Rochedo Smart Antiaderente Fechamento Externo 7,6L
Panela de Pressão Rochedo 7,6L

Já o modelo de panela de pressão de fechamento externo é aquele que tem o encaixe facilitado na tampa. Essa alternativa agiliza o processo de pressão, tornando o cozimento rápido e aproveitando melhor o espaço interno.

Panela de pressão elétrica

Panela de Pressão Elétrica Digital 5L Mondial 900W Preto/Inox
Panela de Pressão Elétrica Digital 5L Mondial

Por sua vez, a panela de pressão elétrica funciona de forma semelhante ao modelo tradicional. Sua vedação interna permite que os líquidos atinjam o ponto de ebulição e o vapor seja retido com eficácia. A diferença é que não necessita de gás para seu uso, somente energia elétrica.

Panela de pressão para iniciantes: qual a mais indicada?

A panela de pressão para iniciantes mais indicada é, sem dúvidas, o modelo elétrico. Além de seguro, é simples de ser usado quando comparado aos outros. A versão elétrica ainda conta com timer, desligamento automático e controle de pressão, facilitando o preparo dos alimentos.

Como escolher panela de pressão:

Para escolher a melhor panela de pressão para iniciantes é importante considerar alguns fatores como o uso, a experiência e os tipos de alimentos que serão preparados na sua cozinha. Além disso, outras características que devem ser avaliadas, são:

  • Capacidade: analise a demanda, a quantidade de alimentos e o volume de preparo desejado;
  • Material: o alumínio conduz o calor de forma satisfatória, no entanto, pode desgastar-se com o tempo;
  • Segurança: é preciso verificar os recursos de segurança, como válvulas e sistemas de bloqueio, essenciais para evitar acidentes;
  • Certificações de qualidade: prefira panelas testadas e certificadas por órgãos reguladores de segurança alimentar.

Dicas para usar a panela de pressão de forma segura:

A informação mais importante é que nunca se deve encher completamente a panela de pressão. Nesse modelo, é preciso deixar espaço para a circulação dos vapores. Portanto, nunca ultrapasse a marca de nível máximo localizada dentro dela, que significa o nível de 2/3 da panela.

Além disso, para garantir a segurança, deve-se evitar colocar alimentos muito secos. A panela de pressão só funciona corretamente com uma quantidade adequada de água. Assim, para evitar explosões, nunca cozinhe sem líquido.

Outra dica é tampar a panela com cuidado, garantindo a vedação correta da borracha na tampa. Do mesmo modo, certifique-se de colocar a trava de segurança na alça. Em seguida, coloque a panela de pressão em fogo alto somente até a água ferver. Ao iniciar o chiado causado pelo pino da tampa, é importante baixar o fogo, mantendo o utensílio conforme o tempo da receita.

Por fim, após o tempo de cozimento ser atingido, desligue o fogo e espere até que a panela tenha resfriado e ocorra a evaporação da pressão. Certifique-se de nunca abrir a tampa com a panela ainda sob pressão.

Panela de pressão em promoção na Le Biscuit

Agora que você já sabe qual panela de pressão para iniciantes comprar e como utilizá-la, garanta os melhores preços, com marcas de qualidade na Le Biscuit. Com a Le, você aproveita até 80% de desconto na Lequida Louca.

Tem panelas, eletrodomésticos e outros itens para sua casa com preços imperdíveis até 10 de março ou de acordo com disponibilidade de estoque.

Está preparado? Compre sua primeira panela de pressão aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *