Como dar banho em bebê? Dicas para o bebê desfrutar

O banho pode ser um momento perfeito para você esquecer os problemas e se concentrar apenas em desfrutar do seu bebê. Ajudamos você a fazê-lo com uma série de dicas e recomendações para tenham um momento mágico.

Quando nosso bebê parece não relaxar com nada, um bom banho pode ser o melhor remédio. Um momento único para reforçar o vínculo pais-filho e deixar as preocupações de lado. Apenas o bebê e você. Olhe para ele, sorria e cante para ele enquanto borrifa seu corpinho com água. Aproveite os pequenos momentos.

Às vezes, a hora do banho pode ser um pouco estressante, mas, para evitar o nervosismo e garantir que o pequeno desfrute de um banho ideal e relaxante, compilamos uma série de orientações muito simples para colocar em prática:

Primeira coisa de como dar banho em bebê: desmascarar mitos

Nossas avós não davam banho nos filhos diariamente. No tempo de nossas mães, algumas ainda não faziam, enquanto outras passaram a praticá-lo diariamente. Hoje em dia, tem gente que pensa que o certo é não dar banho todos os dias enquanto outros pais dão água ao bebê diariamente. O que é correto? Segundo estudos recentes, apesar das crenças anteriores, consideram o banho como melhor opção.

Escolha o momento perfeito: manhã ou noite?

Isso depende de você. Escolha um momento em que não tenha pressa e seja menos provável que seja interrompido. Alguns pais preferem dar banho nos filhos pela manhã, quando estão acordados. Outros gostam de fazer isso à noite para acalmá-los, como um ritual na hora de dormir. Se você der banho em seu bebê após a alimentação, espere um pouco até que ele seja digerido para não ficar enjoado e colocar tudo pra fora.

Meça bem a água que você tem que adicionar

Uma recomendação comum é cerca de 5 cm de água morna. Para manter o bebê aquecido, você pode derramar essa água sobre o corpo dele durante o banho. Algumas pesquisas sugerem que vestir um pouco mais (apenas o suficiente para cobrir os ombros do bebê) pode acalmá-lo e ajudar a reduzir a perda de calor. Mas é muito importante segurar o bebê com firmeza durante o banho.

Nunca atenda o celular ou faça outra tarefa enquanto seu filho estiver na banheira. Para evitar qualquer susto, não o deixe sozinho na casa de banho, nem mesmo quando conseguir sentar-se, pois não sabe nadar e pode perder o equilíbrio e afogar-se.

Lembre-se: você deve estar sempre ao lado deles.

Cuide muito da sua pele, escolhendo os produtos certos

Recomenda-se que o banho do nosso bebê tenha uma série de características para que não seja prejudicial. A temperatura da água não deve ser excessivamente quente ou fria, estabelecendo como faixa ideal 37-38 ºC. Você pode usar esponjas naturais macias, sem exercer atrito excessivo.

Quanto ao sabão, opte por agentes de limpeza muito suaves com pH semelhante ao da pele, evitando assim a alteração da sua barreira protetora. Devemos escolher um sabonete que respeite a pele do nosso bebê, com pH próximo ao da pele (5,5) e idealmente que pertença ao grupo denominado ‘syndet’ (também conhecido como sabonete sem sabonete).

Em relação ao xampu, deve ser neutro e específico para bebês. Em certas ocasiões, se tivermos o diagnóstico daquelas manchas descamativas levemente avermelhadas ou amareladas, semelhantes a crostas no couro cabeludo, é recomendado um específico, por isso procure o pediatra em qualquer situação!

Passos a seguir para dar banho no bebê

Antes de despir o bebê, certifique-se de que a temperatura ambiente esteja entre 22 e 25ºC para que não sinta frio. Coloque duas toalhas no trocador (a segunda é para secar) e deixe o sabonete e o creme à mão para não precisar se separar da pequena em nenhum momento.

Tem que encher a banheira aos poucos com água morna, começando pela fria (a quente fica no fundo e pode queimar). Em seguida, é bem misturado à mão e a temperatura é verificada. Os recém-nascidos só precisam ficar dentro de casa por alguns minutos.

Em seguida, pode ser alongado para dez. Antes de colocá-lo na água, enxágue bem as mãos para que não escorreguem da pele ensaboada. Coloque uma das mãos sob a axila e a outra nas nádegas. Coloque-o na pia começando pelos pés.

Uma vez na água, você pode segurá-lo com uma mão passando o braço sob a nuca. O outro é livre para mimá-lo e brincar com ele. Mesmo se o espaço for pequeno, deixe-o espirrar.

Antes de retirá-lo da água, enxágue as partes do corpo que não estão submersas. Deixe sua cabeça por último, é o que eles geralmente gostam menos. Remova a toalha molhada do trocador e deixe apenas a que está embaixo para colocá-lo na hora de sair.

Ao retirá-lo da água, como ao colocá-lo, é fundamental segurá-lo com firmeza com uma das mãos sob a nuca e a outra na altura do bumbum. Se houver resíduos de sabão nas mãos, tente enxugá-los primeiro para que não escorreguem.

Ao secar, deite-se no trocador e envolva-o rapidamente para evitar que esfrie. Seque sem esfregar, insistindo muito nas dobras. Se você lavou a cabeça, seque-a delicadamente com a toalha. A secadora é totalmente desaconselhada para bebês!

Devo lavar o cabelo do bebê?

Se seu bebê tem cabelo e você acha que precisa lavá-lo, vá em frente. Com a mão livre, massageie suavemente uma gota de xampu suave para bebês no couro cabeludo. Enxágue o shampoo com um copo de água ou um pano úmido, passando a mão pela testa do bebê para evitar que a espuma saia de seus olhos.

Aqui na Le biscuit tem tudo pra hora do banho do seu bebê ser o mais confortável possível. Procure o departamento na loja mais perto de você ou peça pelo site (clicando aqui) e app e receba onde estiver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *