Alimentação do bebê: 6 dicas que todos devem saber

Não há necessidade de complicar com inúmeros conselhos na hora da alimentação. Por isso, separamos dicas simples para garantir que seu filho tenha um começo saudável.

Em primeiro lugar, pais e mães desejam criar um filho saudável e feliz. Mas as necessidades de alimentação do bebê podem ser misteriosas e os conselhos que vemos por aí podem ser confusos. Nesse sentido, descubra o que você pode fazer para garantir que seu neném tenha o melhor início nutricional e transformar a hora da papinha num momento especial!

Agora que você é responsável por uma vida recém-nascida, parece que todo mundo têm uma opinião sobre o que, quando e exatamente quanto você deve alimentar seu filho.

Pior, muitos desses conselhos são contraditórios.

Você deve introduzir sólidos em seis meses ou antes? Que alimentos construirão ossos e dentes fortes? Ainda assim, isso é o suficiente para fazer sua cabeça girar. Especialmente, se você estiver há algumas noites sem dormir…

Por isso, separamos seis dicas para garantir que seu filho tenha um começo saudável.

1 – Se possível, amamente durante os primeiros seis meses de vida e de alimentação do bebê.

O leite materno é basicamente mágico. É grátis, não vem com excesso de embalagem e é nutricionalmente perfeito para o bebê.

Repleto de anticorpos, fatores antimicrobianos, enzimas e fatores anti-inflamatórios, ele também contém ácidos graxos que estimulam o cérebro, essenciais para o desenvolvimento durante os primeiros seis meses de vida.

A amamentação mantém seu bebê se desenvolvendo e crescendo adequadamente e o ajuda a combater doenças, como infecções gastrointestinais e respiratórias. Ou seja, pode até fazer com que ela cresça preferindo alimentos saudáveis!

Dito isso, às vezes a amamentação não é possível. Doenças, medicamentos ou outros problemas podem torná-lo arriscado ou difícil. E não há razão para se sentir culpada se isso for realidade para você.

Embora o leite materno seja ideal, a maioria dos bebês alimentados com fórmula se sairá muito bem. E há muitas outras coisas que você pode fazer para garantir que seu bebê tenha um começo saudável. Apenas certifique-se de conversar com seu médico sobre o melhor tipo de fórmula a ser usada e evite produtos à base de soja.

2 – Por volta dos seis meses, ofereça alguns alimentos sólidos.

Leve o seu tempo introduzindo novos alimentos. Não tente apressar as coisas. Em geral, antes dos seis meses não é uma boa ideia, mas cada bebê é diferente.

No início, ofereça sólidos além do leite materno ou da fórmula, e não no lugar deles. Além disso, os primeiros “sólidos” devem ter textura razoavelmente “líquida”.

Frequentemente, pais e mães são aconselhados a começar alimentos sólidos com cereais de arroz. O arroz é enriquecido com ferro, hipoalergênico e facilmente tolerado. Ou assim vai a teoria.

No entanto, não há evidências fortes de que o arroz seja melhor do que qualquer outro grão integral. Portanto, se você estiver alimentando alimentos enriquecidos com ferro, arroz ou outro tipo de alimento, o bebê receberá todo o ferro de que precisa.

Em geral, experimente grãos e vegetais antes de frutas e alimentos ricos em proteínas. Você não quer começar com frutas porque o bebê pode esperar que todos os alimentos tenham o mesmo sabor doce.

3 – Escolha alimentos inteiros

Os bebês são comedores intuitivos. Eles sabem o quanto precisam.

Mas há um problema – as condições têm de ser adequadas. Alimentação forçada e / ou introdução de alimentos processados ​​(como suco ou geleia) antes de alimentos inteiros pode interferir nessa delicada autorregulação.

Siga os níveis de fome e as preferências alimentares do seu bebê, enquanto procura expandir suavemente seu repertório com opções de alta qualidade e ricas em nutrientes.

Aos 12 meses, o bebê pode estar comendo purê:

  • abacate
  • nozes
  • vagens
  • aspargos ou outros vegetais verdes
  • puré de frutas frescas
  • gema de ovo (nota: o ferro das gemas não é bem absorvido)
  • purê de lentilhas / feijão (certifique-se de que estejam adequadamente cozidos)
  • carne, frango ou peixe de sabor suave.

Quando se trata de hidratação, prefira leite materno, água ou chá de ervas resfriado. Alguns pais dão suco de fruta, acreditando que é “saudável”. Mas, na verdade, muito suco estabelecerá uma “queda por doces”. Muito açúcar agora pode causar cáries, excesso de gordura corporal e ânsias de doces mais tarde.

4 – Faça você mesmo a alimentação do bebê

Fazer sua própria comida para bebê é fácil e barato. Tudo que você precisa é de um processador de alimentos ou um pequeno liquidificador.

No início, as escolhas alimentares do seu bebê serão limitadas, mas com o tempo você pode amassar, picar ou fazer um purê com a maioria dos alimentos que estiver comendo. Isso torna a preparação de alimentos simples. Mais importante, você sabe exatamente o que seu bebê está recebendo.

Certifique-se de misturar/triturar bem os alimentos e evitar alimentos que possam causar asfixia. Pedaços/torrões de qualquer comida tendem a causar problemas.

Claro, siga as regras básicas de segurança alimentar. Lave as mãos, leve à geladeira ou aqueça os alimentos de maneira adequada, descarte alimentos não consumidos imediatamente, etc.

5 – Siga os sinais do seu bebê

Frequentemente, as crianças precisam experimentar os alimentos algumas vezes antes de desenvolverem o gosto por eles. Em outras palavras, “comer exigente” é bastante normal nessa idade e não há nada com que se preocupar.

Mas se você quiser expandir o repertório do seu bebê, não é difícil.

Em primeiro lugar, ao introduzir novos alimentos, use o tempo a seu favor. Quando seu bebê está com mais fome? Logo, essa é a hora de oferecer algo novo e inesperado.

Em seguida, certifique-se de oferecer uma variedade em cada refeição, permitindo que o bebê escolha e escolha.

Por fim, torne os horários das refeições regulares. Sente-se à mesa com o bebê. Deixe-o ver o que todo mundo está comendo.

Mas, enquanto isso, fique tranquilo: se você estruturar os horários das refeições, disponibilizar uma variedade de alimentos e ficar o mais relaxado possível, estará criando um comedor saudável.

6 – Faça o seu melhor

O seu melhor é bom o suficiente.

A maternidade é um trabalho árduo. Cada criança é única. Às vezes, mesmo o melhor conselho é um conselho ruim. E quando todo mundo está complicando, é fácil temer que você nunca fará nada certo.

Incorpore algumas rotinas simples de preparação de alimentos para toda a família e alimentação do bebê. Eles podem se sentir estranhos no início, mas, eventualmente, eles se tornarão uma segunda natureza.

Porque é disso que se trata ser pai e mãe.

Dica bônus do Blog da Le para a alimentação do seu bebê

Abrace a bagunça

Qualquer pessoa que já alimentou um filho conhece este fato frio e difícil: alimentar bebês é um trabalho complicado. E pais exaustos em todos os lugares têm procurado soluções para este “problema”.

Mas há um bom motivo para deixar seu filho sozinho e deixá-lo brincar. Acontece que os pequenos brincalhões estão aprendendo enquanto espremem, amassam e sorvem suas refeições.

Aproveite e passe na Le mais perto para conferir os produtos para a hora da alimentação do seu bebê! Ou peça pelo site e app e receba onde estiver!

Foto da capa: unsplash.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *