Ainda nessa semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decidir sobre a eventual volta do horário de verão. A estratégia extinta em 2019 foi colocada em discussão novamente em razão da seca recorde pela qual o país passa, causando a diminuição dos reservatórios das hidrelétricas, maior fonte de energia elétrica no país.
Contudo, o governo ainda não determinou a volta do horário de verão, pois a decisão será tomada após a conclusão de estudos que avaliam se a estratégia ainda oferece a mesma economia que antigamente.
Afinal, o calor excessivo aumenta o uso de eletrodomésticos que tornaram-se os principais no consumo de energia. Quer entender mais sobre o horário de verão e saber como se preparar caso a medida volte? Continue a leitura!
Horário de verão 2024: prós e contras
O horário de verão é uma estratégia antiga adotada no Brasil e também em outros países como Estados Unidos, Canadá, Uruguai e muitos na Europa, África e Oceania. Com o avanço do relógio em uma hora em partes do Brasil, o objetivo é diminuir o consumo de luz. Como qualquer medida, o horário de verão apresenta prós e contras. Veja.
Prós
A maior vantagem é a economia de energia, visando o maior aproveitamento da luz natural no final da tarde. Além disso, o uso de espaços públicos aumenta, possibilitando exercícios e passeios ao ar livre no final do dia.
Consequentemente a estratégia estimula o comércio, aumentando o período com luminosidade e favorecendo especialmente as vendas no primeiro horário da noite. Outro impacto avaliado está relacionado ao turismo. Afinal, o horário de verão eleva a demanda em setores hoteleiros e de entretenimento.
Contras
Com o passar dos anos e o aumento das temperaturas, ocorreu uma mudança nos hábitos de consumo de energia da população. Desse modo, o horário de verão já não apresenta os mesmos resultados que antes, visto que boa parte do gasto em energia está relacionado ao uso de ar-condicionado.
Outro problema muito citado é a dificuldade de adaptação. Por mexer no relógio biológico, muitas pessoas sentem desconforto durante o período do horário de verão. Além disso, a diferença entre os horários das cidades brasileiras seria outra desvantagem. Visto que a na região Norte e Nordeste, a diferença de horário em algumas cidades pode aumentar em até 2 horas em relação ao horário de Brasília.
Histórico do horário de verão no Brasil
Adotado em diversas localidades do mundo para aumentar o aproveitamento de iluminação da luz solar, o horário de verão foi empregado de forma ampla ao longo do século XX. Isso ocorreu em resposta às diferentes dificuldades econômicas e ambientais. No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, e esteve em vigor até 2018.
Como o horário de verão pode impactar na rotina?
Ainda que a mudança seja de apenas uma hora, o horário de verão impacta na rotina das pessoas de diferentes formas. A dificuldade de adaptação é um dos principais efeitos. Isso porque, a mudança nas horas pode afetar o ciclo do sono, causando insônia e sonolência ao longo do dia. Além disso, pode interferir na produção de melatonina, condição estimulada pela escuridão.
Dicas para se preparar para o horário de verão (caso ele volte)
Pelos impactos que podem causar na rotina, é importante preparar-se para uma possível volta do horário de verão. Uma dica importante é ajustar gradualmente o horário. Ou seja, dias antes da mudança, começar a ir pra cama e acordar alguns minutos mais cedo.
Além disso, é importante manter-se hidratado, especialmente para pessoas que podem passar mais tempo em exposição ao sol. No dia da mudança de horário, evite atividades intensas, aproveitando a luz natural para relaxar. Lembre-se que a adaptação costuma levar alguns dias.
Produtos essenciais para facilitar sua adaptação ao horário de verão
Diante do adiantamento de uma hora no relógio, alguns produtos podem facilitar a adaptação do horário de verão. Por isso, separamos os principais itens que serão importantes caso a estratégia volte a ser implementada.
Despertadores
Com a chegada do horário de verão, muitas vezes a atualização dos celulares pelas companhias pode demorar. Desse modo, nem sempre o horário correto é implementado. Para não se atrasar nem perder a hora, uma boa dica é investir em despertadores.
Luminárias ajustáveis
As luminárias ajustáveis contribuem para a adaptação da luminosidade, principalmente nos primeiros dias após o início do horário de verão. Assim, o ciclo de sono pode sofrer menores efeitos das mudanças.
Cortinas blackout
Já para pessoas que precisam dormir mais cedo, quando ainda há luz natural, uma boa dica são cortinas blackout. Esse modelo impede a entrada de luz, assegurando que o ambiente continue escuro.
Como economizar energia no horário de verão:
Algumas medidas práticas e simples contribuem para a economia de energia no horário de verão. Aproveitar a luz natural é uma importante forma de reduzir o uso da eletricidade. Por isso, apague todas as lâmpadas e desligue os aparelhos elétricos que não estiverem em uso.
mas você ainda pode adotar outras estratégias para reduzir o impacto na conta de energia,
Além disso, prefira produtos como geladeira, freezer, ar-condicionado e ventiladores com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica) A, que indica que um eletrodoméstico é um dos mais eficientes da sua categoria, em termos de consumo de energia.
Produtos para casa na Le biscuit
Agora você já sabe como se preparar para o horário de verão caso ele volte a ser implementado. Assim como a economia de energia, tenha também uma economia para seu bolso ao escolher produtos e eletrodomésticos de qualidade na Le biscuit. Aqui, você pode aproveitar os menores preços e promoções incríveis em todos os setores!
Confira agora o site da Le biscuit e encontre produtos para facilitar sua rotina!