5 dicas para organizar a papelada

Pode ser em casa ou no trabalho, se você é do tipo que acumula e mistura papéis e documentos, com certeza já deve ter tomando uma bronca da família ou do chefe. Com recursos simples e produtos organizadores, como pastas e fichários, a vida pode ficar muito mais arrumada, leve e produtiva.

O Blog da Le te convida agora para testar estas cincos dicas que vão deixar o seu escritório um brinco!

1º – Reúna tudo em um único local

Pegue uma caixa e nela coloque todos os documentos e papeis que estão espalhados pela casa. Vá a todos os cômodos e não se preocupe em jogar nada fora, por enquanto.

2º – Faça uma triagem

Agora que tudo está reunido, ponha os documentos que em três pilhas diferentes. Na primeira pilha, você coloca os documentos que precisam ser guardados; na segunda pilha vão os documentos que devem ser encaminhados a alguém; e na terceira pilha, os documentos que podem ir pro lixo.

3º- Crie categorias

Neste momento, você pode criar categorias para organizar os tipos de documentos. Por exemplo:

– Bens: contrato de propriedade, nota fiscal e manuais de eletro-eletrônicos, contas de luz, água, telefone, recibos de reformas, documentos do carro, etc;

– Seguros:  vida, carro e saúde;

– Impostos: recibos de IPVA, IPTU, etc;

– Médicos: resultados de exames, contrato do plano de saúde, cartões de vacina;

– Controle financeiro: contas bancárias, contas de crédito, hipotecas e investimentos.

4º – Invista em caixas e pastas

Aqui na Le você pode encontrar diversos tipos de caixas, pastas e maletas com pastas suspensas que podem ser muito úteis na hora de organizar a papelada da sua casa ou trabalho. O ideal é que você tenha uma caixa por categoria. Importante também escolher um local apropriado para guardar suas caixas, longe da umidade para que não se estraguem.

Veja aqui algumas opções:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *