O liquidificador é um item indispensável na cozinha e ajuda em diversos preparos facilitando e agilizando os processos. Escolher a potência ideal de um liquidificador é uma forma de garantir que esse produto tenha qualidade, ótimo desempenho e durabilidade.
Por isso, se você precisa comprar ou trocar seu liquidificador, fique ligado nas dicas que separamos abaixo!
Potência x velocidade
Para não errar ao escolher a potência ideal de um liquidificador você deve considerar alguns fatores, conhecendo melhor a função dos eletroportáteis: A potência influencia diretamente na força e velocidade da trituração. Além disso, também tem relação com o consumo de energia do seu liquidificador.
Por isso, uma das dicas é observar as opções de velocidade do item. Atualmente, alguns modelos no mercado apresentam até 15 velocidades, possibilitando o controlar de forma gradual fases entre mistura e trituração.
Potência x Consumo
Em relação ao consumo de energia, devemos considerar que um liquidificador potente normalmente terá maior consumo de energia. No entanto, é importante verificar o consumo de acordo com o selo da PROCEL. Dê preferência para aqueles modelos com nota A, que indica economia de energia, e com maior potência.
Potência x desempenho
Naturalmente, a potência ideal de um liquidificador para você vai depender do uso. Afinal, os modelos com maior potência são utilizados para trabalhar alimentos sólidos, mais difíceis de processar.
No entanto, se o uso na sua casa for para ingredientes mais leves, como misturas e vitaminas, a potência escolhida pode ser menor. De modo geral, a potência ideal de um liquidificador deve ser acima de 500 watts. A seguir, entenda melhor a potência e desempenho dos eletroportáteis:
- Potência ideal para misturas leves, sucos e vitaminas: 300 watts
- Potência útil para famílias pequenas, com uso esporádico para misturas leves e cremes: 300 a 500 watts
- Potência ideal para o dia a dia, com bom desempenho com a maioria dos alimentos: 500 a 700 watts
- Potência para capacidade de mistura e tritura otimizada, atendendo alimentos mais sólidos sem esforço: 700 a 1000 watts
- Potência ideal para uso profissional, triturar gelo, sólidos e massas mais pesadas: 1000 watts ou mais
Como classificar um liquidificador como potente?
Para que o liquidificador seja classificado como potente, é importante adotar um aparelho que tenha, no mínimo, 500 watts. Além disso, outros fatores devem ser considerados para o uso, como desempenho em seu papel, velocidade, consumo, tamanho do copo, facilidade para limpeza, material e mais.
Veja também: liquidificador com ou sem processador: qual escolher?
Potência ideal de um liquidificador para determinados tipos de alimentos:
Como vimos, a potência do liquidificador deve ser escolhida de acordo com o uso que será feito. Por isso, tenha em mente as receitas que serão feitas no eletroportátil e, a partir desse pensamento, decida pela potência ideal de um liquidificador para sua casa.
Lembre-se que, modelos com variadas opções de velocidade são ideais para triturar e homogeneizar os alimentos. Contudo, se sua intenção é moer e triturar grãos ou grandes quantidades de gelo, a qualidade e quantidade das lâminas deve ser observada junto à potência.
Já se o seu objetivo é lidar com alimentos e ingredientes sólidos, o recomendado é escolher um modelo que ofereça a função pulsar. Essa opção facilita o uso ao levar o liquidificador em sua velocidade máxima com apenas um toque.
O que mais você precisa saber sobre a potência de um liquidificador?
- Ruído: modelos de alta potência tendem a ser mais barulhentos. Verifique as especificações do fabricante sobre o nível de ruído, especialmente se você busca um aparelho mais silencioso.
- Durabilidade do motor: um motor potente e de boa qualidade tem maior durabilidade e menor risco de superaquecimento.
- Ventilação: Modelos com sistemas de ventilação eficientes ajudam a prolongar a vida útil do motor.
- Funcionalidades adicionais: liquidificadores com várias velocidades e funções (como pulsar e triturar gelo) oferecem maior versatilidade no uso.
- Facilidade de limpeza: Verifique se o liquidificador possui partes removíveis que facilitam a limpeza após o uso.
- Segurança: modelos com travas de segurança garantem que o liquidificador só funcione quando todas as partes estão corretamente encaixadas.
- Desligamento automático: agumas modelos possuem desligamento automático em caso de superaquecimento, evitando danos ao motor e acidentes.
Quais são as marcas mais potentes de liquidificador?
Separamos top 3 melhores marcas que possuem modelos de liquidificadores potentes:
Mondial: até 1200W “Liquidificador Mondial Turbo Black”
Arno: modelos de até 1400W. Em nosso site você encontra disponível de até 1200W “Liquidificador LN78 Power Max Limpa Fácil”
Philips Walita: até 1200W “Liquidificador Philips Walita RI2242”
Além da potência, o que mais deve ser observado ao escolher um liquidificador?
- Capacidade do copo: escolha um liquidificador com capacidade de copo adequada ao seu uso diário. Copos maiores são ideais para famílias ou preparos em grande quantidade.
- Material do copo: prefira copos de vidro ou Tritan (plástico resistente), que são mais duráveis e não absorvem odores.
Onde comprar liquidificador com os melhores preços?
Depois de saber como escolher a potência ideal de um liquidificador, é hora de conferir onde comprar o melhor liquidificador para você. Na Le Biscuit você pode adquirir eletroportáteis de marcas variadas e por preços imperdíveis. Aproveite!
Além de produtos com qualidade, a Le Biscuit oferece segurança no pagamento, parcelameto em até 12x sem juros e rapidez na entrega.
Se você morar próximo a uma de nossas lojas, pode optar ainda pela entrega expressa e retirar seu eletro antes do que imaginava.
Entre em nosso site para aproveitar os melhores preços. Escolha liquidificador ideal para você aqui!