Cores para pintar quarto: 31 ideias que deixarão o ambiente mais bonito e confortável

Escolher corretamente as cores para pintar quarto é fundamental. Afinal, as tonalidades podem tornar o espaço mais acolhedor e até influenciar na qualidade do nosso sono.

Além disso, nada melhor do que ter um quarto personalizado, de acordo com o nosso estilo e que retrate quem somos, não é mesmo?

Está sofrendo para definir a paleta de cores para quarto? A Le Biscuit separou dicas imperdíveis. Confira!

Qual a importância da escolha correta das cores para quarto?

O quarto é, sem dúvida, um dos ambientes mais importantes de casa. Pois é onde passamos boa parte do nosso tempo, descansando e recarregando as energias. Por isso, é tão necessário ter uma decoração aconchegante.

As cores desempenham um papel fundamental nesse sentido. Além de decorar, elas são capazes de despertar sentimentos e sensações. A psicologia das cores é a ciência que estuda essa área e nos mostra como determinadas tonalidades são capazes de nos deixar mais relaxados ou estimulados, tranquilos ou agitados, entre outras sensações.

Por isso, quando você for escolher a paleta de cores para quarto precisa considerar vários pontos, incluindo os sentimentos que deseja despertar no ambiente.

E não estamos falando apenas das cores das paredes. Mas também das roupas de cama, objetos e todos os detalhes que tornam o cômodo harmônico e convidativo.

Como escolher as cores para pintar quarto?

Você pode escolher as cores para pintar quarto considerando a psicologia das cores e os preceitos básicos do design e decoração.

Afinal, dependendo das tonalidades, é possível fazer com que seu quarto pareça mais amplo, arejado e iluminado. Ou, ainda, mais aconchegante, receptivo e intimista.

Também é importante pensar em tonalidades que você goste e que tenha relação com a sua personalidade. Assim será mais gostoso passar horas do dia no ambiente.

Para os quartos de casal, é preciso analisar as preferências de ambos, encontrando um meio termo que funcione para os dois e equilibre o ambiente. Outra ideia é usar a pintura setorizada. Com cores específicas para o lado de cada um dos parceiros.

Quais as melhores cores de tinta para quarto?

Entre as melhores dicas para renovar a casa, com certeza está mudar as cores das paredes. Só que para conseguir um ambiente diferenciado, é preciso ter atenção na escolha dessas tonalidades. Confira!

Cores para quarto feminino

O quarto feminino precisa retratar a personalidade da moradora. Geralmente, eles são ambientes mais delicados, românticos e sonhadores. Mas isso não é uma regra. Por isso, sempre pense no que você quer expressar e qual é o seu estilo.

Confira algumas sugestões de cores para pintar quarto que separamos.

1- Preto e rosa

Se você tem uma personalidade forte e adora ambientes modernos e descolados, a combinação entre preto e rosa é excelente. Como o preto é mais fechado, escolha uma parede que deseja destacar com essa cor. Complemente com detalhes em rosa e em outra cor neutra, como o cinza claro ou o branco

2- Rosa e azul bebê

Os tons mais clarinhos, conhecidos como candy colors, são excelentes para quartos femininos nos quais a ideia seja transparecer delicadeza e romantismo.

Além disso, como são cores claras, elas não pesam visualmente e ajudam a ampliar o espaço. O azul é sempre uma boa escolha para quartos, porque ele é extremamente relaxante. Combinado com o rosa claro cria uma sensação de acolhimento e delicadeza.

3- Tons terrosos

Ama a natureza e quer um quarto que crie conexão? Os tons terrosos estão em alta e trazem essa sensação de pertencimento e descanso. Você pode combinar essas tonalidades entre si e investir em detalhes naturais na sua decoração, como vasos de plantas, tecidos naturais, etc.

Algumas opções são: ocre, terracota, verde musgo, mostarda, marrons, bege etc.

4- Roxo e cinza claro

O roxo está ligado a espiritualidade e ao luxo. Se você ama ambientes mais glamorosos, pode investir nessa inspiração sem medo. É possível tanto usar roxos mais intensos, como o berinjela, super em alta, como outros mais delicados, como o lilás ou o lavanda.

Para balancear, aposte no cinza claro, que é neutro e ótimo para trazer uma sensação mais clean. Caso queira criar ainda mais destaque, vale a pena incluir um pouco de dourado em alguns detalhes. O resultado será super requintado.

5- Azul e verde

Uma paleta natural e super relaxante. O azul e o verde se complementam perfeitamente e podem aparecer tanto em tonalidades mais escuras e profundas, adicionando aconchego, como em outras mais claras e delicadas.

Você pode balancear a produção adicionando tons neutros, como o branco, off-white ou até o cinza claro. Detalhes em madeira combinam muito com essas cores, trazendo sensações naturais.

6- Beges e alaranjados

Ama ambientes cheios de vitalidade e tem uma personalidade criativa? A combinação entre beges e alaranjados traz calor para o quarto, deixando-o aconchegante e convidativo.

Como o bege é neutro, ele pode compor a maior parte do quarto, e deixar os alaranjados para pontos estratégicos.

Cores para quarto masculino

Os quartos masculinos também precisam retratar a personalidade do morador. Eles podem contar com tonalidades mais escuras e profundas, trazendo uma pegada urbana que combina bastante com esses espaços.

E, claro, você também pode fugir do lugar comum, pensando em tonalidades que tenham sentido para suas preferências. Separamos algumas sugestões.

7- Azul escuro

O azul é campeão quando o assunto é cores para pintar quarto masculino. Especialmente os tons mais escuros e profundos, como o azul marinho e até o azul petróleo.

Além de ajudar a relaxar e deixar o ambiente intimista, o azul é fácil de combinar. Então, se o seu quarto é pequeno, por exemplo, você pode combiná-lo com tons mais claros e suaves, como o branco, o bege ou o cinza claro.

Já se você deseja algo com bastante personalidade, é possível mesclar o azul com detalhes em preto e cinza claro, criando um espaço muito urbano. Ou ainda brincar com algumas tonalidades fortes em detalhes, como o amarelo.

8- Tons de cinza

O cinza é neutro, atemporal e permite criar diferentes combinações. Quem quer um quarto industrial ou urbano, pode investir nessa tonalidade sem medo.

Você pode criar um quarto tom sobre tom, mesclando tonalidades de cinza claro com escuro (até próximo do preto) ou brincar combinando o cinza com outras cores como azul, amarelo ou verde. O branco também suaviza bastante, especialmente caso vá usar tons mais fechados e profundos, como o cinza chumbo.

Para algo mais moderno, vale a pena adicionar detalhes metálicos, em vidro ou couro.

9- Amarelo

Quer algo mais suave e que seja estimulante e criativo? O amarelo é uma ótima escolha, que pode aparecer tanto no quarto masculino infantil como nos de adultos.

Essa é uma ótima tonalidade para quem adora aventura e tem o espírito leve e aberto. Só tome cuidado para não pesar a mão e ter um ambiente muito estimulante.

O ideal é mesclar o amarelo com outras cores “calmantes”. Ele conversa super bem com o azul, cinza, branco e preto.

10- Marrom

O marrom é outra cor neutra, mas que combina com quartos masculinos, permitindo diversas combinações.

Quem deseja algo mais suave e neutro, pode usar os tons mais claros de marrom e combinar com ocre, bege ou branco. Assim você terá um espaço mais claro e iluminado.

Outra opção é usar a combinação com tons mais profundos, como o azul petróleo e o verde escuro. Suavize com alguns detalhes em branco e brinque com texturas, como o couro e a madeira.

Cores para Quarto de casal

No quarto de casal, é importante que as cores sejam harmônicas e ajudem a retratar a personalidade de ambos. Pense em opções que deixem esse espaço aconchegante e que não cansem visualmente ao longo do tempo.

11- Tons neutros

Os tons neutros são sempre ótimas sugestões de cores para pintar quarto de casal. Porque eles combinam com praticamente qualquer decoração, não pesam visualmente e são fáceis de combinar. Assim, se você quiser mudar rapidamente o estilo do espaço, pode só investir em roupas de cama em tons mais fortes.

O branco é um clássico. Versátil, a cor não tem erro. Só tome cuidado com o excesso, pois o ambiente fica opressor. Se for usar só essa tonalidade, prefira tons off-white e brinque com texturas, assim o quarto ficará mais convidativo.

Além dele, você pode mesclar marrom acinzentado, bege, areia, cremes e cinzas suaves.

12- Tons nude

Os nude também são ótimas opções para pintar o quarto de casal. Eles são claros, neutros e fáceis de combinar. E ainda trazem uma aura romântica e delicada ao espaço.

Várias cores podem ser agrupadas na categoria “nude”, indo desde o bege claro ao marrom escuro, passando por tons como rosa pálido e antigo, ocre, entre outros que fazem ligação com as cores da pele humana.

13- Vinho

Quer um quarto com mais personalidade e que retome o fogo da paixão? O vinho é perfeito para isso, já que descende do vermelho, a cor do amor.

A tonalidade, embora seja lindíssima, deve ser usada com cuidado. Pois o excesso pode deixar o ambiente muito estimulante. Então, escolha uma parede para destacar com o vinho ou aplique nos detalhes, como em um tapete, almofada, cortina ou roupa de cama.

14- Alaranjados

Os alaranjados são excelentes para trazer mais calor ao quarto do casal, tornando o ambiente bastante aconchegante. Nesse caso, a dica é preferir pelos tons claros que remetem sensações de frescor e acolhimento.

Você pode combinar com detalhes em branco, marrom, dourado ou com objetos em madeira e texturas naturais.

15- Amarronzados

Quer um quarto sofisticado, mas que não fique datado? Os tons amarronzados são excelentes para isso. Essa tonalidade está associada a sensações como conforto, segurança e simplicidade, além de fazer uma conexão com a terra e a natureza.

Por isso, os amarronzados são excelentes para quem deseja uma decoração mais natural. Eles podem ser combinados com branco e bege, para suavizar, ou ainda com detalhes em verde mais intenso, azul e amarelo, criando um ambiente com mais vida.

E, claro, lembre-se de brincar com as texturas, por exemplo vasos de plantas, detalhes em macramê, lã, couro, madeira, entre outros.

16- Turquesa

Que tal sair do lugar comum e criar um ambiente bastante vibrante e vivo? O azul turquesa é perfeito para isso. Esse é um verde azulado que combina super bem com o quarto de casal, pois traz um toque romântico, já que é uma cor profunda, mas sem ser clichê.

Além disso, ele é fácil de ser sincronizado com outras tonalidades, especialmente as neutras, como os tons de branco e cinza, ou até com detalhes em verde.

17- Cimento queimado

Outra opção bacana para quem quer criar um quarto de casal cheio de personalidade é o cimento queimado. Ele é uma textura que traz o espírito urbano e industrial para os ambientes.

Como o seu tom é acinzentado, você pode combiná-lo com diversas outras cores. Por exemplo o preto, bege, azul marinho, amarelo e até com detalhes em vinho.

18- Verde claro

O verde é uma cor super em alta, porque traz consigo sensações de paz, conexão e ainda retrata a natureza. Agora, as tonalidades mais claras e frescas são as preferidas.

Elas são cores vivas e aconchegantes, que evocam boas memórias e estimulam as sensações de receptividade e tranquilidade. Além disso, podem ser combinadas com tons de marrom, ocre, terracota, branco, preto, rosas mais claros e diversos materiais naturais, reforçando as sensações de aconchego.

Quarto de solteiro

Escolher as cores para pintar quarto de solteiro, depende de como esse cômodo será usado. Caso seja para algum morador, foque nas preferências dele. Se for um quarto de visitas, prefira por tonalidades neutras e que combinem com diferentes personalidades.

Veja algumas sugestões de paleta de cores para quarto de solteiro.

19- Preto e branco

A dupla preto e branco é um clássico e perfeito para quartos de hóspedes. Você conseguirá deixar esse ambiente super descolado, mas sem excessos. Como o preto é mais profundo, se o seu quarto for pequeno, deixe a tonalidade para os detalhes e suavize com diferentes tons de branco.

Ainda dá para complementar com detalhes em dourado, cobre ou rosé gold para um ambiente mais luxuoso e refinado.

20- Vinho e rosa

Quer um quarto de solteiro mais delicado e romântico? O vinho e o rosa combinam perfeitamente entre si e deixam esse espaço super sofisticado e aconchegante. No caso, a dica é preferir por um rosa mais suave, para equilibrar.

Você pode complementar com o branco, bege ou amarronzados claros ou pontuar contraste com o azul escuro.

21- Cinza e amarelo

Uma opção ousada para quem deseja um quarto com toque urbano e industrial. O cinza e o amarelo combinam muito bem entre si. Enquanto um ajuda a trazer sensações de seriedade, o outro adiciona calor e comunicação.

Complemente com detalhes em branco ou até em vermelho ou azul, para adicionar mais contraste.

22- Azul claro

O azul claro é uma das cores tendências e fica incrível no quarto de solteiro. Ele ajuda a deixar o ambiente mais seguro, acolhedor e imaginativo. Combine com demais tons neutros e suaves para criar um ar super convidativo. Caso queira algo mais criativo, o mix com lilás ou roxo, supreende.

Cores para quarto infantil

O quarto infantil pode ser mais lúdico e divertido. Por isso, vale a pena brincar com tons mais vivos e fortes. Só tome cuidado para a área de dormir estar com tons mais neutros. Para não estimular tanto a criança.

Uma ideia que funciona super bem nesses ambientes é a pintura setorizada. Assim, você pode usar tons vivos e alegres para a área das brincadeiras, e outros mais suaves e relaxantes para o espaço de dormir. Veja algumas ideias de cores para pintar quarto de crianças.

23- Vermelho e cinza

O vermelho é bastante estimulante e desperta sensações positivas de calor e alegria. Por isso, ele pode aparecer no quarto infantil, especialmente na área destinada as brincadeiras. Para suavizar, combine com cinzas mais claros ou brancos.

24- Amarelo e azul

O azul é uma das melhores cores para quarto infantil. Porque ele é super relaxante e ajuda a acalmar os pequenos. Para não ficar muito sem graça, que tal a combinação com o amarelo?

A cor do sol é viva, descontraída e favorece a comunicação e a criatividade. Você pode tanto usar tons de azul mais profundos, quanto os claros e criar combinações incríveis com o amarelo e outros tons neutros, como o branco ou o cinza.

25- Laranja, azul e branco

Outra possibilidade é adicionar os tons alaranjados junto do azul. Eles aquecem e revitalizam as crianças, deixando-as aconchegadas. A combinação de laranja, azul e branco é cheia de personalidade e pode ser usada para diversos temas lúdicos.

26- Roxo, branco e azul claro

Quer algo mais feminino e delicado? O trio de roxo, branco e azul claro é super romântico e combina muito bem com quartos de crianças mais sonhadoras.

Você pode tanto usar o roxo mais profundo como o lilás. Essa também é uma combinação bacana para os quartos de bebê, porque ela é suave e bem calminha, ajudando os nenéns a relaxarem, especialmente quando se usa o lavanda.

27- Laranja e rosa pálido

Uma ideia quente e com muita personalidade. O laranja é cheio de vitalidade e o rosa pálido traz um toque delicado, sem perder essa sensação de aconchego. Você pode combinar com diferentes estampas e estilos, para deixar o quartinho mais rico e lúdico.

Quarto pequeno

Os quartos pequenos precisam de muita atenção na escolha das cores. Porque elas devem dar a sensação de que o ambiente é maior e mais bem iluminado.

28- Tons neutros e claros

Os tons neutros e claros são ideais. Como o branco, off-white, tons de bege e cinza claro e os nude. Essas tonalidades ajudam a refletir a luminosidade, dando a sensação de que o espaço é maior, mais amplo, arejado e acolhedor. Para não ficar sem graça, capriche nas texturas.

29- Tons contrastantes

Se você quer algo mais ousado ou com personalidade, também pode. A dica é escolher uma parede ou um detalhe para adicionar contraste.

Com a base neutra e clara, é mais fácil de você criar combinações poderosas e que não pesam visualmente. Basta escolher uma cor mais forte que você gosta para dar o destaque. Por exemplo magenta, azul petróleo, turquesa, violeta pery, entre outras.

30- Tons terrosos claros

Outra ideia que funciona super bem são os tons terrosos mais claros. Como o ocre, os marrons claros, o terracota e o verde musgo. Você pode brincar com detalhes naturais e criar um espaço super aconchegante e que não pesa visualmente.

31- Tons escuros e profundos

Um quarto pequeno também pode usar tons mais escuros e profundos, que trazem aconchego. Por exemplo, preto, azul petróleo, verde escuro, cinza chumbo, entre outros.

Nesse caso, tente, ao menos, manter o teto claro, para favorecer a luminosidade. E suavize com alguns tons mais claros na roupa de cama ou em outros objetos decorativos.

Decoração Le Biscuit

Viu só quantas ideias de cores para pintar o seu quarto e deixá-lo ainda mais bonito e aconchegante? Agora que você já sabe tudo sobre cores de tinta para quarto, que tal se inspirar na decoração? Na Le Biscuit você encontra ítens de decoração que vão deixar o ambiente mais organizado e ainda mais bonito. Clique no link e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *