Tá na hora de aproveitar e colocar a papelada em ordem. Organização nunca é demais. Vem conferir nossas dicas!
Apesar de muitas pessoas ainda estarem passando muito tempo em casa, há uma alternância entre colocar a ordem em casa e trabalhar remotamente. Além disso, com esse esquema de home office, é bem provável que se enfrente mais um problema: a papelada.
Sim, aquele monte de documentos, pessoais ou oficiais, espalhados por todos os cômodos do lar precisam estar organizados. Assim, o rendimento no trabalho flui mais e casa fica em ordem.
Quem não perde um precioso tempo procurando aquele boleto nos fundos das gavetas, uma certidão, ou aquele manual do eletrônico recém-comprado? Por isso, Chegou a hora de dar um fim a essa confusão com dicas super simples que o Blog da Le separou para você! Acredite, vale muito mais a pena aproveitar o tempo arrumando do que correndo atrás de alguma segunda via.
Faça uma triagem
Antes de tudo, divida todos os documentos em três pilhas diferentes. Na primeira, você coloca tudo que precisa ser guardado, como contas a pagar, receitas e contratos; na segunda, vão aqueles que devem ser encaminhados a alguém, como coisas de trabalho, convites, etc. Por fim, na terceira pilha, os documentos que podem ir pro lixo, como folhetos. O próximo passo é categorizar cada tipo de documento que precisa ser armazenado. É o que faremos a seguir.
Aposte numa caixa de correspondência
Este produto com dois andares é muito funcional e acaba se tornando um filtro: tudo que você receber deve ir para caixa de correspondência. Na bandeja de baixo, agrupe o que precisa ser conferido, checando o conteúdo de cada documento. Então, o que for importante vai para a parte de cima (como faturas, por exemplo); descarte o que sobrar embaixo. Enfim, adote esse processo como rotina, hein?
Use pastas e crie categorias
Há vários documentos que são mais acessados do que outros, então, coloque os papéis numa ordem seguindo a frequência de uso. Pegue uma pasta para cada categoria (você pode optar por cores ou materiais diferentes para diferenciar): por exemplo boletos em aberto, garantias, notas ficais e por aí vai.
Uma boa ideia é usar pastas com saquinhos plástico, tipo catálogo. Nelas, dá para ver as informações referentes a um produto específico. Por exemplo, comprou uma geladeira, coloque a garantia, manual nota, tudo no mesmo saco.
Uma pasta sanfonada é ideal para guardar contas atuais, mas que já foram quitadas. Aproveite cada divisória e marque a categoria na aba, tipo conta de luz, energia… Assim, até completar as opções.
Se quiser deixar à mão os papéis que envolvem algo que você ainda esteja ocupado, como documentos de um processo, escolha uma pasta simples, com elásticos. Ainda mais porque elas são leves e dá pra te acompanhar a todo lugar. Você também pode deixar sua documentação pessoal nela; mas use uma para cada integrante da família, nada de misturar as carteiras de identidade, por exemplo.
Arquive apenas o que for importante
Contas pagas ou de anos anteriores, comprovantes de transações financeiras antigas, declaração de Imposto de Renda e demais papéis que, mesmo sendo importantes, não precisam ser acessados costumeiramente, podem ser guardados em gaveteiros ou caixas organizadoras (mais conhecidas como arquivo morto). Fique atento à validade de cada documento, especialmente dos comprovantes de tudo que você tem.
Dica bônus do Blog da Le
Identificação é um trunfo para qualquer armazenamento. Não hesite e marque tudo. Categorize sem medo! Abas, sacos, envelopes, pastas. Quanto mais informações você puder ter sem a necessidade de abrir os arquivos, mais tempo útil você ganha.
Aqui na Le você encontra diversos tipos de caixas e pastas que podem ser muito úteis na hora de organizar a papelada da sua casa (ou home office, hein?). Ah, escolha um local apropriado para o guardar suas caixas, de preferência longe da umidade e poeira. Passe na loja mais perto ou peça pelo site e receba sem sair de casa!