Quem gosta de cozinhar sabe: escolher a melhor batedeira faz toda a diferença na hora de preparar desde um bolo fofinho até massas mais pesadas para pães ou pizzas. Mas há muitas opções disponíveis, como batedeira planetária, de mão e orbital.
Contudo, a boa notícia é que cada tipo de batedeira tem seu papel. Ou seja, basta conhecer as diferenças entre elas para conseguir ter suas receitas muito mais práticas e saborosas.
Neste guia, você vai descobrir os principais tipos de batedeira, entender para quais receitas cada uma é indicada e aprender o que observar antes de escolher a sua.
Tipos de batedeira e suas diferenças
Na hora de encontrar o melhor modelo, você vai se deparar com batedeira planetária, orbital de mão… Para saber qual escolher, conheça melhor as características de cada uma a seguir.
Batedeira planetária: quando vale a pena investir

A batedeira planetária é a queridinha de quem gosta de cozinhar com frequência ou preparar massas mais densas. Isso porque seu sistema de rotação mistura os ingredientes de forma uniforme e eficiente, sem deixar nada grudado na tigela.
- Vantagens: potência mais alta, várias velocidades, diferentes batedores (massa pesada, massas leves e cremes).
Indicação: massas de pão, pizza, panetones e bolos grandes.
Batedeira orbital: vantagens para quem cozinha em casa

Já a batedeira orbital é um meio-termo entre a planetária e a de mão. Seu sistema mistura bem, mas com menos força que a planetária. Portanto, é boa para quem cozinha em casa sem tanta frequência.
- Vantagens: boa capacidade da tigela, preço mais acessível, desempenho adequado para massas de média densidade.
- Indicação: ideal para bolos, tortas e receitas do dia a dia.
Batedeira de mão: praticidade para o dia a dia

Compacta e leve, a batedeira de mão é aquela que você pega, conecta e já começa a usar. Prática para quem tem pouco espaço ou gosta de preparar receitas rápidas.
- Vantagens: ocupa pouco espaço, fácil de limpar, preço mais baixo.
- Indicação: bater claras em neve, chantilly, cremes e massas leves.
Qual a melhor batedeira para cada tipo de receita?
Além de conferir as características, entender como cada tipo funciona de acordo com a receita também pode te ajudar a escolher a melhor batedeira.
Para massas pesadas
Se a ideia é preparar pães, panetones ou pizzas, a batedeira planetária é a escolha certa. Sua potência garante que a massa fique homogênea e bem sovada.
Para bolos, cremes e claras em neve
A batedeira orbital atende bem nesse caso. Contudo, a de mão também pode ser útil em receitas simples com batedeira, como claras em neve ou chantilly.
Para uso rápido e cotidiano
Quer algo prático para receitas leves ou pequenas quantidades? A batedeira de mão é imbatível.
Como escolher a batedeira ideal para sua cozinha
Agora, confira pontos importantes para conferir na hora de escolher a melhor batedeira.
Tamanho da tigela
Se você costuma fazer receitas grandes, prefira tigelas com capacidade acima de 4 litros. Para o dia a dia, 2,5 litros já atendem bem.
Quantidade de velocidades
Mais velocidades significam mais controle sobre a textura da massa.
- De mão: geralmente de 3 a 5 velocidades.
- Orbital: entre 5 e 8 velocidades.
- Planetária: pode ter até 12 velocidades, além de funções extras.
Potência e funcionalidades extras
Se você busca praticidade, observe a potência (quanto maior, melhor para massas pesadas) e os acessórios inclusos, como batedores específicos para cada tipo de preparo.
Outro conteúdo que pode ajudar na sua escolha é o artigo batedeira ou processador: qual escolher?
Ofertas de batedeira na Le Biscuit
Na Le Biscuit, você encontra modelos de todos os tipos: planetária, orbital e de mão, com ótimos preços e condições especiais.
Além de qualidade, a variedade permite escolher a melhor batedeira de acordo com o seu estilo de cozinha e suas receitas favoritas.